Início Cidades Sorriso Em Cuiabá, vereadores conhecem projeto para produção de biogás e biometano para...

Em Cuiabá, vereadores conhecem projeto para produção de biogás e biometano para Sorriso

0

O presidente da Câmara de Sorriso, Damiani da TV, e os vereadores Rodrigo Machado e Maurício Gomes estiveram, nesta manhã (29), na sede do MT Gás, em Cuiabá, conhecendo o projeto de viabilidade econômica para a produção de biogás e biometano no Médio Norte do Estado. Os parlamentares, acompanhados da vereadora de Ipiranga do Norte, Alexandra Cossul, foram recebidos presidente do MT Gás, Rafael Reis.

De acordo com Reis, os produtos serão fabricados em empresas da região, para fornecimento às indústrias do entorno, o que irá contribuir com a redução de custos desse tipo de matéria-prima, reaproveitamento de lixo orgânico e biomassa. Um termo de cooperação firmado entre o MT Gás, Governo do Estado, Senai e as empresas Sanorte Saneamento Ambiental Ltda, de Sorriso, e Uiza usina de etanol e açúcar, de Nova Olímpia, tem como finalidade gerar economia para indústrias instaladas na região, por meio da fabricação do produto no local ou mais próximo de onde será utilizado.

A perspectiva do Governo é facilitar o acesso aos produtos, de modo a garantir insumos às indústrias, dentro do próprio Estado. “Queremos saber se as empresas locais têm condições de suprir a demanda de consumo industrial, porque se isso for viável como é nossa expectativa, os custos vão cair bastante, já que não será necessário trazer esses produtos de fora para abastecê-los”, pontua Rafael Reis.

“Viemos conhecer o projeto em estudo e verificar novas possibilidades de parcerias com o Governo do Estado”, declarou o presidente da Câmara. Outro assunto em pauta na reunião foi a assinatura, realizada no dia 1º de junho, do novo contrato firme para fornecimento de gás natural da Bolívia para Mato Grosso. “Esse contrato que deverá gerar economia ao cidadão que já converteu e para aqueles que deverão converter seus veículos para o gás natural. Mato Grosso deverá montar quatro postos de abastecimento e queremos um posto em Sorriso”, frisou Damiani.

Texto: Bianca Arruda Fotos: Elielton Blasius