Início Cidades Sorriso Em coletiva com a imprensa na manhã de hoje(19), prefeito Lafin friza...

Em coletiva com a imprensa na manhã de hoje(19), prefeito Lafin friza números de Sorriso que foram destaque na sede da Cargill Alimentos em São Paulo

0

“Ficamos impressionados com a pujança do Município e da região”. É dessa forma que o diretor de Relações Governamentais da Cargill Alimentos, Thiago Skaf, define a apresentação de Sorriso que acabou de acompanhar nesta manhã, 12 de junho. Os dados foram apresentados pelo prefeito Ari Lafin em São Paulo. Skaf destacou que os números de Sorriso são surpreendentes e atraem olhares de investidores nacionais e internacionais.

Na pauta, o Sorriso em Números, que na prática é um panorama dos expressivos números da Capital Nacional do Agronegócio. No foco da discussão as potencialidades da região central do Estado. “Sorriso é destaque nacional na produção da soja, do milho; é destaque estadual na produção do feijão caupi e do pescado de água doce; mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, destaca o prefeito.

“Levar a apresentação para a sede da Cargill em São Paulo demonstra o quanto nosso Município tem credibilidade junto à investidores quer seja nacionais ou internacionais; a Cargill é uma gigante no mundo do agro”, diz Ari ao lembrar que a Cargill tem sua formação inicial nos Estados Unidos; mas como afirma Skaf “há 65 anos é uma empresa genuinamente brasileira e  uma das maiores empresas na produção de alimentos”, ao salientar a instalação da Cargill no país. “Somos Mato Grosso, Minas, Goiás, Paraná, São Paulo; somos Brasil”, frisa Skaf.

Ainda no encontro, Ari pontuou que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada aqui”, explica o prefeito.

Segundo Ari, o que o Município busca é um crescimento ordenado e em conjunto com a região. “Juntos somos detentores de números muito expressivos, mas temos muito mais para expandir e ofertar ao país, justamente por unirmos nossos potenciais”, ressalta. Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção. “Os números falam por nós”, argumenta.

Entre os números apresentados pelo prefeito estão dados como a média de crescimento anual nos últimos 30 anos, que ultrapassa os 20%. “Sorriso é um Município jovem, promissor e com muitas possibilidades de crescimento – assim como a maioria dos municípios vizinhos”, pontua Ari.

Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB) especificamente do agronegócio no Estado, mas os dados de Sorriso e região vão muito além disso. “Por trás de cada número temos gente; afinal, a capital do Agro é feita de pessoas comprometidas com o lugar que escolheram viver. Esses números todos são o resultado e também trazem oportunidade de crescimento para mais de 117 mil habitantes”, afirma o prefeito.

Além de Ari e Skaf participaram da reunião a coordenadora de Relações Governamentais da empresa, Marta Queiroz; o diretor de Originação da Cargill, Hélio Tamburri;  o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira; o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), Cesar Schevinski e o subprefeito do Distrito de Boa Esperança, Calebe Francio.

DA ASSESSORIA