Posto Smile 550×100
Casa Aurora
Início Cidades Sorriso Devido o aumento no número de infectados, Sorriso cancela réveillon e reativa...

Devido o aumento no número de infectados, Sorriso cancela réveillon e reativa a Central da Covid

0

O crescimento no número de infectados pela Covid-19 em Sorriso levou o prefeito Ari Lafin a reativar a Central da Covid, grupo técnico que deverá monitorar os números e, se necessário, elaborar novos planos de contingência para o município, em parceria com vereadores, empresários e representantes de entidades locais.

Em entrevista coletiva realizada nesta manhã (7), o chefe do executivo afirmou ser contra o fechamento total do comércio, ou a restrição na circulação de pessoas nas ruas, mas não descartou a retomada das medidas mais rígidas caso o aumento de infectados continue.

“Sou contra “lockdown”, mas não descarto a retomada dos planos de contingência. Sabemos que o aumento de infectados pela Covid não é uma realidade apenas em Sorriso, pois estamos vendo isso acontecer nas regiões sul e sudeste. Sendo assim, queremos pedir a ajuda da população para que continuem com os cuidados essenciais como o uso de máscara, a higienização das mãos e a distância mínima entre as pessoas, para que não seja necessário o retorno de medidas mais drásticas em nosso município”, ressalta o prefeito.

De acordo com dados computados pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o número de pessoas com o vírus ativo em Sorriso quase dobrou nos últimos 30 dias. Em 7 de novembro eram 219 e hoje são 405 pessoas. Lafin frisa que a Administração Municipal está fazendo o possível para desacelerar a propagação do novo Coronavírus e pede mais empatia com a coletividade e, sobretudo, em relação às pessoas que estão na linha de frente ao combate à pandemia do novo coronavírus.

“As festivas de fim de ano foram reduzidas. O Natal Luz não terá as tradicionais apresentações e o palco cultural, evitando que haja aglomeração, e o Réveillon está cancelado. Hoje os números estão sob controle, há vagas nas UTI’s, mas não podemos relaxar nos cuidados em relação à Covid-19. Peço à população de Sorriso para ajudar a quem está fazendo o sacrifício, quem passará o fim de ano cuidando dos nossos entes nos hospitais. Precisamos de mais empatia”, afirma o prefeito.

A Central da Covid volta a ter reuniões todas segundas e sextas-feiras. De acordo com o quadro de hoje (7), Sorriso apresenta 7.415 pessoas infectadas pelo vírus, destas 6.897 já estão curadas e 405 estão com o vírus ativo. O número de internados é de nove pacientes, 206 pessoas aguardam o resultado dos exames e o número de óbitos é de 113.

Texto: Bianca Arruda
Fotos: Cleiton Isidoro