Início Cidades Brasil Desabamento de prateleiras em supermercado deixa um morto e oito feridos em...

Desabamento de prateleiras em supermercado deixa um morto e oito feridos em São Luís

0

O desabamento de prateleiras no supermercado Mix Mateus Atacarejo, que aconteceu na noite dessa sexta-feira (2), em São Luís, deixou uma pessoa morta e mais oito feridas, segundo o Corpo de Bombeiros.

No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de pessoas no supermercado. Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.

Seis feridos foram encaminhados a hospitais pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros dois feridos foram socorridos por outras pessoas.

De acordo com os bombeiros, a operação de resgate no local durou mais de 11 horas e envolveu 14 viaturas dos bombeiros, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos.

Após o acidente, o Grupo Mateus, empresa da qual faz parte o supermercado Mix Mateus Atacarejo, emitiu uma nota afirmando que a equipe de gestores e colaboradores acompanhou o trabalho das equipes de resgate e está prestando toda a ajuda a fim de colaborar com as autoridades.

Prateleiras desabam em supermercado de São Luís (MA)

A nota acrescenta também que, em virtude do acidente e em respeito às famílias das vítimas, todas as lojas que fazem parte do Grupo Mateus na capital não funcionarão neste sábado.

Por fim, a nota da empresa pede orações aos envolvidos no acidente e reafirma o compromisso de prestar assistência às famílias atingidas pelo desabamento.

Leia a íntegra da nota.

Grupo Mateus emite nota sobre o acidente em supermercado em São Luís — Foto: Divulgação

Grupo Mateus emite nota sobre o acidente em supermercado em São Luís — Foto: Divulgação

Inquérito civil

Na manhã deste sábado, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente.

Em nota, o órgão afirma que “envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes”.

“O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.”

Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais

Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais

Nota do Corpo de Bombeiros do Maranhão:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foram confirmadas uma vítima fatal e oito pessoas com ferimentos leves no acidente no supermercado Mateus da Curva do 90, em São Luís. Seis feridos foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios. Os bombeiros, as forças de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde, o Gabinete Militar do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas, além de prestar assistência a familiares. Às 20h15 de sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras do local caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local. O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis. Durante mais de 11 horas de operação, foram feitas buscas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo. Foi montado o Sistema de Comando de Incidentes, onde sistematicamente, todas as medidas inerentes à ocorrência foram devidamente executadas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, das oito pessoas feridas, três foram assistidas pela equipe multiprofissional da UPA do Vinhais, com escoriações e ferimentos leves. Após atendimento e apresentando quadro clínico estável, os pacientes receberam alta médica ainda nesta madrugada”.

Fonte: Por Márcia Carlile, G1 MA