Casa Aurora
Posto Smile 550×100
Início Cidades Sorriso Dados da Semsep apontam grande número de condutores sem CNH em Sorriso

Dados da Semsep apontam grande número de condutores sem CNH em Sorriso

0

Visando garantir um trânsito mais seguro e reduzir o número de acidentes, principalmente os com vítimas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), por meio do Departamento de Trânsito, realizou, entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro, seis blitz nos horários e pontos de maior incidência de acidentes em Sorriso. Foram cinco “operações duas rodas” e uma “operação lei seca”, que culminaram 285 autuações.

“Quando se fala em blitz muitos criticam, mas só com a fiscalização intensiva é que conseguimos identificar condutores sem habilitação, que não tem noção das leis de trânsito e colocam em risco a vida de outros, e os que dirigem sob efeito de álcool, responsáveis por boa parte dos acidentes de trânsito”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Durante as abordagens, foram autuados 71 motoristas por dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e outros 34 por permitir que uma pessoa sem a CNH conduza seu veículo, 69 condutores estavam com o veículo não licenciado e 27 dirigiam sob influência de álcool.

Segundo dados da Semsep, o número de acidentes registrados em Sorriso, nos últimos meses de 2020, aumentou. Em setembro foram registradas 108 ocorrências, em outubro 162 e em novembro 173. “Além de cobrar a população, a Administração Municipal tem intensificado os trabalhos de mudanças no trânsito e a renovação da sinalização, tanto vertical, como horizontal de toda a cidade”, afirma Moura.

De acordo com os números, das 108 ocorrências registradas em setembro, 64 foram com vítimas e 44 somente com danos materiais. Já em outubro foram registrados 162 acidentes, destes 82 com vítimas e 80 sem vítimas. Em novembro o número aumentou para 173 registros de acidentes; 85 com vítimas e 88 sem vítimas. O secretário pontua que os fatores que mais causam acidentes são velocidade e invasão de preferencial. “Salientamos a todos que reduzam a velocidade em cruzamentos”, frisa.

Moura acrescenta que para frear as ocorrências no município, a Administração Municipal, em parceria com diversas instituições, conduziu ações educativas por meio da campanha “Todos Pela Vida”. Durante vários meses do ano foram abordados temas como o uso do celular no trânsito e o excesso de velocidade, campanhas realizadas em parceria com entidades representativas do município.

Além destas atividades, os guardas municipais também atuam no atendimento de ocorrências de perturbação do sossego público por meio de som alto e aglomerações. Em novembro foram 270 atendimentos nessa área.

Outra frente de trabalho do Departamento de Trânsito do município é a realização de vistorias nos veículos utilizados para o transporte de passageiros no município. Sem o aval da Semsep, os proprietários de táxis, mototáxis, transporte por aplicativos e vans para o transporte de passageiros não conseguem emitir o alvará de funcionamento. Em novembro foram realizadas 197 vistorias.

Somando a estes serviços, o departamento ainda realiza emissão de cartões de estacionamento, atende na recepção, via telefone e realiza palestras em escolas e empresas, de acordo com agendamento prévio. A Semsep funciona na Avenida Rio Grande do Sul, 213, no Bairro Benjamin Raiser. O telefone é o 3544-3563 e o 153 para o registro de ocorrências.

Texto: Bianca Arruda