Posto Smile 550×100
PREFEITURA  DE  SORRISO
Início Cidades Sorriso Curso no Cras São Domingos trabalhou o empoderamento feminino por meio da...

Curso no Cras São Domingos trabalhou o empoderamento feminino por meio da pintura em tela

0

Elisângela de Souza de Oliveira tem 36 anos, é dona de casa, mãe de quatro crianças, sendo que uma delas, uma menina de 12 anos, necessita de cuidados especiais. Ela, assim como outras sete mulheres, acreditou que a arte poderia contribuir positivamente para sua vida e participou do curso de pintura em tela “Retratando sua história”, que foi ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos.

As aulas começaram em setembro e foram ministradas pela professora de Artes do IFMT (campus Sorriso), Silvia Mara Davies, e integram o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), promovido pela instituição de ensino em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Com as aulas, eu não aprendi só a pintar, eu aprendi a ver o mundo de outra maneira, eu aprendi a ver o mundo mais colorido”, declara Elisângela, orgulhosa do seu aprendizado e também feliz com o período de convivência e partilha de emoções que vivenciou ao longo das aulas.  Das oito iniciantes, cinco concluíram o curso, que teve seu encerramento marcado por uma cerimônia ontem (19), no Cras.

A professora Silvia explicou que a técnica não é das mais fáceis e por isso, as turmas são menores mesmo, o que garante um atendimento melhor a cada aluna. O curso, com 180 horas/aula, integra as ações da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFMT, por meio do Edital Teresa de Benguela, que tem por objetivo ofertar cursos de qualificação às mulheres, voltados à promoção de cidadania e geração de renda das participantes.

 

Mesmo se afastando das atividades no IFMT no próximo ano para se dedicar à conclusão do seu doutorado em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a professora se dispôs a conduzir, gratuitamente, mais uma turma no Cras São Domingos. “Eu aprendo muito com elas”, destacou, recordando que este é o segundo curso que ministra no local, visto que em 2017 o IFMT, também em parceria com a Administração Municipal, promoveu o curso “Artesanato em Madeira: reconhecendo saberes e criando novas perspectivas por meio da arte”.

“Neste ano, demos uma atenção especial ao empoderamento feminino, visto que, infelizmente, Sorriso é o segundo município do Estado com altos índices de violência contra a mulher, por isso, somamos esforços em diversas áreas para combater isso, seja disseminando entre as mulheres as suas potencialidades, seja buscando formas de também sensibilizar a sociedade e, principalmente, os agressores, do quanto a violência é destrutiva para a mulher e para toda a família”, contextualizou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Distribuição de doações arrecadadas em eventos esportivos

Além do encerramento do curso de pintura, famílias atendidas nos serviços de atendimentos e fortalecimento de vínculos do Cras São Domingos também receberam cestas básicas oriundas de doações arrecadadas em eventos esportivos do município. Na oportunidade, a secretária destacou a importância do engajamento da comunidade sorrisense na doação voluntária de alimentos nestes eventos, que contaram com organização ou parceria da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).

“É muito gratificante ver a participação de toda a sociedade, que culminou em mais de 14 toneladas de alimentos arrecadados ao longo do ano, que são criteriosamente distribuídos às famílias economicamente vulneráveis, e ao mesmo tempo, é importante lembrar que foram e estão sendo ofertadas oportunidades para que as pessoas possam conquistar uma colocação no mercado de trabalho com cursos de qualificação em diversas áreas, o que permite uma mudança positiva e definitiva para toda a família”, destacou a gestora.

Texto: Nádia Mastella