PREFEITURA  DE  SORRISO
Posto Smile 550×100
Início Geral Começa amanhã(11) o processo de escolha para gestores escolares da rede municipal...

Começa amanhã(11) o processo de escolha para gestores escolares da rede municipal de ensino de Sorriso

0

Amanhã (11), os professores interessados em atuar como diretores, coordenadores ou orientadores nas unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) devem efetuar a inscrição para participar do processo de escolha.

A inscrição pode ser feita das 7h às 18 horas e os interessados devem levar em consideração o que rege o decreto 185, disponível no site www.sorriso.mt.gov.br.  Um dos requisitos é o servidor ser funcionário efetivo (concursado). Caso não haja interesse dos efetivos, aí, no dia seguinte (12), será aberto o processo para que servidores contratados se inscrevam, das 7h às 13 horas.

Em atendimento à notificação recomendatória 02/2019, da 1.ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Sorriso, neste ano o processo de escolha dos gestores não será por eleição, mas sim pela formação de listas com nomes dos profissionais interessados em ocupar os cargos, que passará pelo crivo de uma comissão técnica e posterior escolha do prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

“Dentro do que permite a legislação e levando em consideração a recomendação do Ministério Público, buscamos a forma mais democrática de fazer a escolha dos gestores escolares”, comenta a titular da pasta, Lucia Korbes Drechsler.

A análise do currículo destes profissionais interessados nas vagas será feita pela Comissão Municipal de Escolha Democrática para Cargos de Gestores Escolares, formada por cinco representantes da Semec, um representante do Conselho Municipal de Educação (CME), um representante do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e um representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems).

Após a pré-seleção feita pela Comissão, a lista segue para definição do gestor municipal. Devem ser escolhidos 34 diretores, 43 coordenadores e oito orientadores pedagógicos para um mandato de dois anos. Vale destacar que nas unidades com 151 a 400 alunos, há uma vaga para coordenador pedagógico. Já nas unidades com 400 a mil alunos, são duas vagas e, nas unidades com mais de mil alunos, três vagas. As unidades escolares com mais de 600 alunos também contam com um orientador pedagógico.

DA ASSESSORIA/Nádia Mastella