Início Cidades Mato Grosso Com a impressão em papel A4, cidadão não precisa mais ir ao...

Com a impressão em papel A4, cidadão não precisa mais ir ao Detran-MT

0

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Com a opção de impressão do Licenciamento Anual de Veículos em papel A4 os proprietários de veículos não precisam mais procurar nenhuma unidade do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) para emitir o documento. O conhecido “verdinho” não será mais impresso pela Autarquia no Estado, sendo disponível apenas a opção de impressão no formato A4.

O Detran-MT reforça que os proprietários de veículos podem ficar tranquilos quanto à autenticidade do novo modelo do documento, uma vez que este tem o mesmo valor jurídico e a segurança garantida por meio de QR Code, que está ligado à base nacional de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Ou seja, o cidadão ao ser parado em alguma fiscalização de trânsito poderá apresentar o documento com tranquilidade, pois o mesmo será aceito pelo agente de trânsito, que irá checar a veracidade do documento através do QR Code.

“É importante lembrar que não é viável o cidadão plastificar o documento, para não dificultar a leitura do QR Code pela autoridade de trânsito”, ressaltou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

A impressão do novo modelo do documento é de caráter definitivo, não sendo mais emitido o documento em papel moeda.

Em Mato Grosso, mais de dois milhões de proprietários de veículos já podem imprimir o Licenciamento Anual do Veículo em qualquer lugar em que tiver acesso à internet e impressora, no formato de papel A4.

O serviço foi autorizado pelo Denatran e disponibilizado pelo Governo do Estado, através do site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e pelo aplicativo MT Cidadão.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a impressão do Licenciamento em papel A4 vai diminuir a burocracia e melhorar a eficiência do Estado no acesso ao serviço pelos proprietários de veículos.

Segunda via

Com o documento impresso em papel A4 não será mais necessário pedir a segunda via do Licenciamento. Caso o proprietário do veículo tenha sofrido extravio, furto ou roubo do documento, basta imprimir a segunda via em qualquer lugar em que tenha acesso à internet e impressora.

CRLV digital

Desde 2019, o Detran-MT já disponibiliza aos proprietários de veículos a versão do Licenciamento Digital, através do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito. Esse modelo continua valendo e tem o mesmo valor jurídico do documento impresso em papel A4.

Como imprimir em papel A4

O proprietário do veículo, após quitar todos os débitos (IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, dívida ativa e possíveis multas), deve acessar o site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) e digitar os dados do veículo, como placa e Renavam, na opção “CONSULTE SEU VEÍCULO”.

Na sequência, vai abrir uma página contendo todas as informações do veículo e a opção “CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR O CRLV DIGITAL”. Ao clicar em cima, o modelo para impressão A4 irá aparecer na tela para impressão.