Camara
Posto Smile 550×100
Início Geral Bombeiros ministram oficina de prevenção de afogamentos em água doce para alunos...

Bombeiros ministram oficina de prevenção de afogamentos em água doce para alunos da rede municipal

0

Durante esta semana cerca de 450 crianças de 5 a 12 anos de idade das escolas municipais Valter Leite, São Domingos, Vila Bela, Flor do Amanhã e Gente Sabida, irão receber instruções de militares do Corpo de Bombeiros sobre prevenção de afogamento em água doce. É o projeto “Kim: em prevenção de afogamento em água doce”. As palestras terão início amanhã (26), às 7 horas e serão realizadas no próprio Quartel dos Bombeiros. No período vespertino, as instruções terão início às 13 horas. As oficinas serão realizadas até a sexta-feira (29).

Conforme o Major BM Weber Dionísio Batista Júnior, além das palestras serão distribuídos gibis ilustrativos com a temática. A intenção é “vacinar as crianças com informações para diminuir os riscos de afogamentos em Sorriso e região”. Weber destaca que essa é uma campanha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e esse é o segundo ano consecutivo que a 10ª CIBM integra a campanha.

O major explica que a semana latino-americana de prevenção a afogamentos iniciou no último domingo (24) e segue até o dia 30 de novembro. No município o projeto é colocado em prática com recursos do Funrebom.

Weber destaca que entre as principais orientações estão situações como evitar brincadeiras de trancar a respiração; optar por coletes salva-vidas e não bóias de braços; ao perceber alguém se afogando jogar algo para que a pessoa possa flutuar e nunca se arriscar evitando assim afogamentos duplos ou múltiplos. “E sempre salientando aos adultos que evitem consumir bebidas alcóolicas e entrar na água acima do umbigo”, frisa.

DA ASSESSORIA/Claudia Lazarotto/Fotos: Divulgação