Posto Smile 550×100
Camara
Início Geral Bombeiros ministram oficina de prevenção de afogamentos em água doce para alunos...

Bombeiros ministram oficina de prevenção de afogamentos em água doce para alunos da rede municipal

0

Durante esta semana cerca de 450 crianças de 5 a 12 anos de idade das escolas municipais Valter Leite, São Domingos, Vila Bela, Flor do Amanhã e Gente Sabida, irão receber instruções de militares do Corpo de Bombeiros sobre prevenção de afogamento em água doce. É o projeto “Kim: em prevenção de afogamento em água doce”. As palestras terão início amanhã (26), às 7 horas e serão realizadas no próprio Quartel dos Bombeiros. No período vespertino, as instruções terão início às 13 horas. As oficinas serão realizadas até a sexta-feira (29).

Conforme o Major BM Weber Dionísio Batista Júnior, além das palestras serão distribuídos gibis ilustrativos com a temática. A intenção é “vacinar as crianças com informações para diminuir os riscos de afogamentos em Sorriso e região”. Weber destaca que essa é uma campanha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e esse é o segundo ano consecutivo que a 10ª CIBM integra a campanha.

O major explica que a semana latino-americana de prevenção a afogamentos iniciou no último domingo (24) e segue até o dia 30 de novembro. No município o projeto é colocado em prática com recursos do Funrebom.

Weber destaca que entre as principais orientações estão situações como evitar brincadeiras de trancar a respiração; optar por coletes salva-vidas e não bóias de braços; ao perceber alguém se afogando jogar algo para que a pessoa possa flutuar e nunca se arriscar evitando assim afogamentos duplos ou múltiplos. “E sempre salientando aos adultos que evitem consumir bebidas alcóolicas e entrar na água acima do umbigo”, frisa.

DA ASSESSORIA/Claudia Lazarotto/Fotos: Divulgação