Início Cidades Sorriso Alunos da Escola Rui Barbosa visitam Parque Indígena do Xingu durante Dia...

Alunos da Escola Rui Barbosa visitam Parque Indígena do Xingu durante Dia de Campo/agro

0

Uma turma de 25 alunos e seis professores tiveram um dia de aprendizagem para lá de emocionante, na Fazenda Agroraça, em Gaúcha do Norte. A turma, que faz parte da Escola Rui Barbosa é a primeira no Brasil, a ter um Dia de Campo/Agro voltado para crianças, através do projeto Cultura Indígena, no Parque indígena Mirassol Xingu, da etnia AWETI.

O projeto foi elaborado no ano passado, pelo professor Rui Freire Guimarães com o apoio da direção, coordenação e todo corpo docente da escola Rui Barbosa, além da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (semed), e empresas parceiras.

O objetivo, é apresentar a realidade do Agronegócio através do conhecimento das etapas do processo produtivo, que busca também despertar o interesse do público-alvo, no futuro, serem gestores e profissionais do meio rural. Os alunos conheceram a rotina produtiva e ambiental da fazenda Agroraça, os maquinários utilizados no dia a dia, técnicas de plantio dos diversos tipos, além do uso da tecnologia no campo para produção de grãos.

Na oportunidade, alunos e professores tiveram a experiência de conhecer e ver de perto a cultura e tradições dos povos nativos da região, através da comunidade indígena Mirassol Xingu, os visitantes conheceram a cultura, o artesanato, ritos, costumes, flora local, danças, vegetação, recursos hídricos e produção de alimentos da tribo.

O idealizador do projeto, Professor Rui Freire Guimarães, diz que que os alunos ficaram encantados com o dia de aprendizagem, bem atípico da realidade de cada um com um dia no campo voltado somente para o público infantil.

“É incrível saber que a primeira turma de dia de campo/agro para crianças, no País, é de Sorriso. Foi um dia bastante produtivo e de conhecimentos enriquecedores para essa turma. Nossa meta é realizar essa experiência com outras turmas e apresentar a diversidade grandiosa do nosso Brasil” declarou.

DA ASSESSORIA