Início Cidades Mato Grosso Agentes da Força Nacional encerram atividades de combate às queimadas no Pantanal...

Agentes da Força Nacional encerram atividades de combate às queimadas no Pantanal de MT após 1 mês

0

A tropa de agentes da Força Nacional encerraram as atividades de combate aos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense e em outras regiões do estado nessa sexta-feira (23). A equipe chegou em Mato Grosso durante o período crítico das queimadas, no dia 23 de setembro, após o governador Mauro Mendes solicitar, da União, incremento de pessoal.

Em 2020, o estado registrou um acréscimo de 56% nos focos de calor no período de janeiro a 19 de outubro, se comparado com o mesmo período de 2019. Neste ano, foram registrados mais de 44 mil focos, enquanto que em 2019 foram 22.336 ocorrências.

Ao todo, foram empregados 1.737 profissionais para o combate ao fogo, sendo 44 da Força Nacional.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Prevfogo do Ibama também trabalham no combate a queimadas no Pantanal — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Equipes do Corpo de Bombeiros e Prevfogo do Ibama também trabalham no combate a queimadas no Pantanal — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, disse que a unidade fez um planejamento inicial de como seria a atuação no período de queimadas, contudo, a tropa precisou de reforço frente a situação do estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, os incêndios florestais aumentaram 89% em 2020, quando foram registradas 3.989 ocorrências. Enquanto que em 2019, no mesmo período de janeiro a 10 de outubro, foram 2.116 casos.

Também no período de janeiro a 10 de outubro de 2020 foi registrado um aumento de 15% nas ocorrências de incêndio em vegetação. Neste ano somaram 3.394 ocorrências contra 2.938, em 2019.

Foto aérea mostra a fumaça das queimadas ao redor do rio Cuiabá, em Poconé (MT), no Pantanal — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Foto aérea mostra a fumaça das queimadas ao redor do rio Cuiabá, em Poconé (MT), no Pantanal — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Enfrentamento

O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT) é a unidade que coordena todas as ações de operação em Mato Grosso. A central de monitoramento fica na sede da Sesp-MT, que conta com membros da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea do Brasil, Força Nacional, Ibama ICMBio, Ciopaer, Prefeitura de Poconé e Sesc Pantanal.

Além do incremento de efetivo, foram empregados cinco aeronaves e dois helicópteros, caminhões Auto Bomba Tanque (ABT), trator, pá carregadeira, dentre outros, para combater as queimadas no Pantanal.

Fonte: G1MT