Início Cidades Sorriso 3º Dia de Campo irá debater os desafios no manejo para produzir...

3º Dia de Campo irá debater os desafios no manejo para produzir com qualidade

0

“Os desafios no manejo para produzir com qualidade”. Esse é o tema do 3º Dia de Campo da Fruticultura Irrigada que será realizado no dia 10 de maio, no Assentamento Jonas Pinheiro, na Unidade Demonstrativa da Fruticultura, Lote 175. Cerca de 200 produtores de Sorriso e da região são esperados para as palestras nas estações de trabalho e para visitar a vitrine de referência tecnológica da fruticultura de Sorriso.

Na abertura do evento, programada para as 8 horas, estará presente o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral; além do prefeito Ari Lafin e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn. Logo após a abertura, será realizada a mesa redonda para discutir implantação, manejo e comercialização da fruticultura irrigada.

Na sequência, às 10 horas, na Estação 01 será realizada uma dinâmica e também uma palestra com o tema “Fruticultura com máquinas e implementos”. Na Estação 02, às 10h30, o tema será “Mudas de qualidade e piscicultura” com técnicos da Empaer/MT e às 11h15 na Estação 03, técnicos do Instituto Federal de Mato Grosso irão tratar sobre “Irrigação de pomares perenes”.

O responsável pela Sama, Márcio Kuhn, destaca que o programa “Frutifica Sorriso” foi pensado e alinhado justamente para fortalecer a agricultura familiar no município. Kuhn pontua que o Frutifica foi planejado para ser mais uma fonte de renda para o setor. “A fruticultura é uma opção de renda com culturas perenes, que não necessitam de plantios novos todos os anos”, ressalta. “Além disso, o Dia de Campo voltado para a fruticultura também é uma forma de fortalecer e discutirmos as inovações do setor e capacitar os produtores”, acrescenta.

O Dia de Campo no Assentamento Jonas Pinheiro é promovido pela Sama e conta com a participação direta dos técnicos do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), campus de Sorriso; técnicos da Empaer; Cooperiso e Associação dos Produtores de Fruticultura. O evento conta também com a participação de produtores locais, regionais e equipes técnicas de várias secretarias de agricultura da região. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Sama pelo (66) 3545-4729 ou pelo (66) 99608-4506 com Serginaldo.

TEXTO: CLAUDIA LAZAROTTO
FOTOS: ARQUIVO DECOM