Início Cidades Sorriso 2º Encontro da Frente Parlamentar MT/PA reúne mais de 100 parlamentares em...

2º Encontro da Frente Parlamentar MT/PA reúne mais de 100 parlamentares em Guarantã do Norte

0

A Câmara de Sorriso esteve presente com os parlamentares, Rodrigo Machado, Celso Kozak, Marlon Zanella, Jane Delallibera e Wanderley Paulo

Foi realizada na noite de ontem (2), em Guarantã do Norte, a abertura oficial do 2º Encontro da Frente Parlamentar MT/PA. A solenidade contou com a participação de aproximadamente 29 Câmaras Municipais e cerca 100 vereadores. Deputado estadual, prefeitos e povos indígenas também estiveram presentes apoiando o movimento.

Para as autoridades que discursaram, a Frente Parlamentar é um marco histórico de união e de trabalho dos dois Estados que tem como objetivo desenvolver projetos e ações para resolver problemas e conflitos em comum.

O presidente da Frente, vereador Wanderley Paulo, destacou a legitimidade do movimento parlamentar e destacou que a Frente já começou a colher frutos das suas ações. “Reconhecimento de instalação de mais postos da Policia Rodoviária Federal ao longo da BR -163 se materializou devido o trabalho da Frente junto aos Ministérios ” pontuou.

O representante do povo indígena Kayapó Doto Kayapó presente no evento reafirmou o apoio da comunidade indígena e destacou que a frente Parlamentar é legitima pois está ouvindo as comunidades indígenas que sempre estiveram as margens da sociedade sem voz e vez para tomada de decisões.

O presidente da Câmara de Vereadores de Guarantã do Norte, Valcimar José Fuzinato, agradeceu o empenho e a dedicação dos parlamentares dos dois Estados para ouvir os anseios regionais, destacou a importância da Frente para a união de esforços em busca de mais ações federais para beneficiar a região.

O prefeito de Sorriso Ari Lafin, presente no evento falou em nome do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental – Cidesa e informou que o Consórcio quer fazer parte das pautas de discussão e estará à disposição para acompanhar as ações da Frente parlamentar.

O  Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco, no ato representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pontuou as ações da Assembleia Legislativa para criar as legislações que podem ajudar os municípios a se regularizar. “Estamos deixando a Assembleia Legislativa a disposição da frente para ajudar nas orientações das legislações vigentes bem como se necessário for para regularizar algum setor econômico ou social, estar debatendo leis em benefício da população”, detalhou.

Demais autoridades fizeram uso da palavra falando sobre a importância da frente em defesa dos mato-grossense e paraenses, por se tratar de um movimento suprapartidário que não defende ideologias políticas e sim ações de desenvolvimento local.

Demais autoridades que usaram a palavra parabenizaram a criação Frente.

A Câmara de Sorriso esteve presente com os parlamentares, Rodrigo Machado, Celso Kozak, Marlon Zanella, Jane Delallibera e Wanderley Paulo.

Palestras:

Na manhã desta sexta-feira, 03 estão sendo realizadas palestras sobre saúde, logística, regularização fundiária, atividade garimpeira e código florestal, todas as demandas que serão discutidas em câmaras temáticas formarão a Carta de Intenções de Guarantã do Norte.

Texto: Claudia SaruboFotos: Assessoria