A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Sorriso chega atender mais de 400 pacientes por dia. Os dados apontam que nos últimos 10 dias foram atendidas mais de 4 mil pacientes. A maioria dos atendimentos, que deveriam ser de urgências e emergências, deu lugar a consultas de pessoas com sintomas de dores de cabeça e garganta, febre, dores no estômago, pressão alta entre outras situações que o paciente deveria ter procurar a umas das Unidades de Saúde da Família (USF).
“As pessoas precisam entender que a UPA, é para atendimento de Urgência e Emergência, que atende pessoas como vítimas de acidentes, mal súbito e situações que requer atendimento urgente e que precisa de uma emergência médica. Situações como dores, inflamações, mal estar, pressão e entre outras devem procurar as unidades de saúde. Aqui na UPA trabalhamos com o protocolo de atendimento de Manchester, que identifica através da triagem, a prioridade no atendimento,” explicou o diretor administrativo, Alexsandro Roberto Pinheiro.
A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores. Conforme a situação clínica do paciente terá a prioridade no atendimento através da escala de cores do Protocolo de Manchester, que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho e azul.
Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.
Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.
Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.
Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados na unidade de saúde.
Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado na unidade de saúde.
A UPA que atende 24 horas ininterruptas conta com 3 equipes médicas para o atendimento a população.
“Temos três equipes médica que trabalham direto na UPA, e às vezes temos que chamar o quarto médico, como nos finais de semana e feriados. Temos um gasto de mais de R$ 1 milhão só com folha de pagamento, tudo pago pela Prefeitura de Sorriso.Temos 26 unidades para o atendimento a população. A UPA é urgência e emergência, então não espera a situação da saúde agravar procure sua unidade de saúde,” o secretário de saúde e saneamento Luis Fábio Marchioro.
Ainda segundo Marchioro, o município já planeja construir um Pronto Socorro, para desafogar a unidade.
“Temos projeto de construir uma policlínica na região leste para facilitar o acesso da população e desafogar o atendimento na UPA, deveremos dar inicio a construção nos próximos meses, através de um empréstimo feito pela Prefeitura”, ressaltou ele.
TEXTO: ADRIANO CARNEIRO
FOTOS: ADRIANO CARNEIRO