Uma tragédia abalou moradores do bairro Jardim das Flores, em Alta Floresta, na tarde desta terça-feira (11), após uma criança de apenas 2 anos morrer ao cair em um poço localizado no quintal de sua residência.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a tampa que cobria a abertura do poço utilizada para acessar a bomba d’água cedeu enquanto a menina brincava sobre ela. A criança caiu dentro do poço e foi retirada por vizinhos antes da chegada da equipe de resgate.
O Cabo Arenas, da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, relatou que, ao chegar ao local, a vítima já havia sido retirada, mas estava sem sinais vitais.
“A gente encontrou a criança fora do poço, já nos braços dos vizinhos. Eles conseguiram resgatá-la, mas ela já estava sem sinais vitais, expelindo bastante água pelo nariz. Rapidamente, colocamos a menina dentro da ambulância e iniciamos a reanimação cardiopulmonar até o Hospital Regional”, contou o militar.
Apesar dos esforços, a criança não resistiu. O bombeiro explicou ainda que o poço continha água e que a tampa menor — por onde passa o cano da bomba — acabou cedendo, provocando o acidente.
“Pelo que nos informaram, o poço tinha água. Essa tampa menor cedeu enquanto a criança brincava em cima. Mesmo vendo que a situação era grave, seguimos todo o procedimento de reanimação, mas infelizmente não tivemos êxito”, disse.
O caso levanta novamente o alerta sobre os cuidados necessários em residências com poços, fossas ou reservatórios abertos, especialmente em bairros que ainda não contam com rede de esgoto.
“A gente sabe que criança é curiosa, está sempre explorando e querendo ver as coisas. O principal cuidado é nunca tirar o olho delas. Sabemos que é cansativo, mas é necessário redobrar a atenção, evitar deixar baldes, bacias ou poços acessíveis”, reforçou o bombeiro.
A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias exatas do acidente. O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de praxe.

