Início Cidades Sorriso Sorriso realiza 2⁰ Encontro de Fortalecimento da Rede de Atendimento a Mulher...

Sorriso realiza 2⁰ Encontro de Fortalecimento da Rede de Atendimento a Mulher em situação de Violência

0

O Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro, será celebrado em Sorriso com a realização do 2⁰ Encontro de Fortalecimento da Rede de Atendimento a Mulher em situação de Violência.

Com o tema “Violência contra a mulher e a atuação da rede de proteção do Município”, o evento será promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e acontecerá no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES).

O encontro contará com uma capacitação técnica para profissionais que atuam na rede de atendimento socioassistencial e intersetorial a mulher vítima de violência do Município, que será ministrada pela psicóloga social, Fernanda Maia.  

Os objetivos da capacitação são possibilitar aos profissionais aperfeiçoarem sua metodologia de trabalho e subsidiá-los na execução de forma técnica, ética e humanizada; e promover reflexão frente às questões teóricas e práticas no que se refere a construção de fluxogramas e protocolos de atendimento a mulher vítima de violência.

Com programação durante todo o dia, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, o encontro debaterá os seguintes temas:

Rede de proteção à mulher vítima de violência

– Definição de rede

– Serviços que compõem a rede de enfrentamento a violência contra a mulher

– Sugestões para se construir uma rede efetiva

Como realizar o atendimento em rede a mulher vítima de violência?

– Acolhimento

– Encaminhamentos a rede de atendimento e proteção

– Registro dos atendimentos

– Acompanhamento

– Desligamento

Atendimento pela rede ao homem que agride: limitações e possibilidades

-Como se constrói uma mulher vítima de violência e um homem agressor?

– Desenvolvimento humano

– Violência e violações de direitos

A programação encerra com atividade prática de estudo de casos.

Para participar, é necessário se inscrever pelo link   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2SSmgZl8HHnk9PnzsBp6CKCmCrduMzgKxv1ylWWaDVRfLZQ/viewform.

CURRICULO DA PALESTRANTE

Fernanda Maia é psicóloga e especialista em Sistema Único de Assistência – SUAS pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina – SATC; especialista em Psicologia Jurídica e em Análise Transacional.

Atualmente é servidora pública da Prefeitura Municipal de Criciúma/SC, atuando na Secretaria Municipal de Assistência Social em CREAS no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI e Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida – LA e de Prestação de Serviço a Comunidade – PSC.

Já atuou como coordenadora da Proteção Social Especial; psicóloga no Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes e conselheira municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CODEC; coordenadora de monitoramento do Programa Projovem Trabalhador na Secretaria Municipal de Assistência Social de Criciúma; e educadora em CRAS no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares – SCFV e Projovem Adolescente.

Fernanda ministra ainda palestras, supervisões técnicas e cursos na área do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e atua como docente no Instituto Cairo e na Sênior Consultoria.

DA ASSESSORIA