Início Geral Sorriso: Indústria de polpas de frutas e Ceasa serão inauguradas no dia...

Sorriso: Indústria de polpas de frutas e Ceasa serão inauguradas no dia 21

0

A partir do dia 21 de agosto os sorrisenses terão uma nova opção para adquirir produtos da agricultura familiar: é que na data será inaugurada a indústria de polpas de frutas e doces e a Central de Abastecimento e Comercialização (Ceasa) da Cooperriso. A inauguração será as 19 horas no próprio espaço da Ceasa, na Incubadora de Empresas, localizada na Rua Dr. Ari Luís Brandão no Industrial Nova Prata.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, com a despolpoadeira, os produtores cadastrados no Frutifica irão inicialmente produzir polpas de maracujá, goiaba, acerola e abacaxi. “A máquina tem capacidade de produção de mil quilos por hora”, pontua Kuhn. Para a instalação da despolpoadeira foram investidos R$ 205 mil.

Outra novidade é a implantação da Ceasa. “Com a Ceasa o consumidor poderá adquirir os produtos diretamente do produtor com um preço mais em conta. A produção também será melhor conservada. É uma forma mais justa de comercialização e todos ganham com isso. São investimentos muito importantes que a Prefeitura Municipal realiza no município”, ressalta o secretário.

Todas as ações integram o projeto Frutifica Sorriso. Hoje o município conta com 95 famílias cadastradas no Frutifica, destas, 40 estão regularmente produzindo frutas em uma área de 60 hectares. São 45 mil espécimes de árvores frutíferas. “Contudo, nossa meta é chegar a 100 mil espécimes plantadas e produzindo até 2020”, enfatiza o responsável pelo projeto, Serginaldo Palmeira.

Além de adquirir as mudas com valor subsidiado pela Prefeitura Municipal, os produtores cadastrados no programa também contam com assistência técnica especializada, análise de solo e patrulha mecanizada para a construção de tanques de irrigação. Somente nos últimos dois anos, foram construídos 40 tanques de irrigação.

Atualmente, o programa presta auxílio a produtores do Assentamento Jonas Pinheiro, Projeto Casulo, Cinturão Verde e do Distrito de Boa Esperança que cultivam manga, goiaba, coco, acerola, pinha, romã, mamão, maracujá e uva, comercializados no mercado local e regional. “Mas estamos abertos para atender qualquer produtor interessado, de pequeno, médio ou grande porte. Basta só procurar a Prefeitura Municipal, por meio da SAMA no horário das 7 horas às 13 horas”, finaliza o secretário Márcio Kuhn.

Serviço:

O que: inauguração da indústria de polpas de frutas e doces e da Central de Abastecimento

Data e horário: 21 de agosto, às 19 horas

Local: Rua Dr. Ari Luís Brandão, Industrial Nova Prata.

DA ASSESSORIA/Cláudia Candida Lazarotto

Sorriso: Indústria de polpas de frutas e Ceasa serão inauguradas no dia 21 Geral Sorriso Mato Grosso