Início Cidades Sorriso Sorriso: Dia de Campo irá apresentar a realidade de uma Horta Urbana

Sorriso: Dia de Campo irá apresentar a realidade de uma Horta Urbana

0

Na próxima semana, evento deve pontuar os desafios de produzir e gerir uma propriedade voltada à produção de hortifrútis dentro da cidade

Alface, rúcula, almeirão, salsa, cebolinha, coentro (se você não gosta, tem muita gente que não vive sem)… Definitivamente, manter uma alimentação rica em verduras, legumes e outros hortifrútis, representa, não apenas mais saúde, mas também mais sabor ao ato de “matar quem está matando a gente”, não é mesmo?

E você já pensou em produzir alimentos desta natureza? Engana-se quem pensa que somente nas grandes fazendas, chácaras ou sítios é que é possível se aventurar na rotina de plantar, cuidar, regar, colher, embalar e vender.

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), promove, no dia 25 de maio (quarta-feira da próxima semana), um Dia de Campo do Projeto Horta Viva e, desta vez, o exemplo a ser apresentado é de uma horta urbana. Também são parceiros na realização do evento o Sebrae, o IFMT, o CAT, a Facem, a Unic, a Cresol, a Sicredi, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS), e a Empaer.

Isso mesmo, das 7h às 10h, quem comparecer ao evento vai conferir na prática o desafio de produzir verduras dentro da cidade, na Horta Dois Irmãos, na Rua Turmalinas, no bairro Industrial, pertinho da Paróquia Santa Luzia, Zona Leste de Sorriso.

“Com certeza é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, conhecer mais sobre a agricultura familiar, e, na prática, junto aos produtores, conferir o desafio diário da produção e da gestão da propriedade”, comenta o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn.

O circuito técnico do evento inclui cinco palestras de 25 minutos cada:

– Produção de mudas de hortaliças – Eng. Agrônomo Antônio Flávio (FACEM)

– Gestão de negócios na propriedade rural – Eng. Agrônomo Bruno Maia (SAMA)

– Irrigação na produção de hortaliças – Eng. Agrônomo Daniel Camargo (UNIC)

– Rotação de culturas e manejo de solos – Eng. Agrônomo Marcelo Resende (EMPAER)

– Monitoramento de Fertilidade do Solo – Eng. Agrônomo Thiago Campo (SEBRAE)

O evento é gratuito, mas para que tudo possa ser devidamente planejado, é preciso fazer a inscrição pelo link https://bit.ly/DCHViva.

DA ASSESSORIA