Início Cidades Sorriso Secretário de Saúde de Sorriso esclarece caso de morte de recém-nascido e...

Secretário de Saúde de Sorriso esclarece caso de morte de recém-nascido e destaca que todos os protocolos foram seguidos

0

O secretário municipal de Saúde de Sorriso, Vânio Jordani, se pronunciou nesta terça-feira (7) sobre a morte de um recém-nascido após complicações durante o parto na maternidade municipal. O caso, que gerou comoção na cidade, está sendo investigado pela Comissão de Verificação de Óbitos do próprio hospital.

Segundo o secretário, a gestante chegou à unidade na manhã de segunda-feira (6) com cinco centímetros de dilatação e o parto normal estava previsto. No entanto, o trabalho de parto não evoluiu e, por volta das 11h, os médicos decidiram realizar uma cesariana. Durante o procedimento, foi identificado que o bebê estava com duas voltas do cordão umbilical uma no pescoço e outra na perna.

O recém-nascido nasceu sem sinais vitais, mas a equipe iniciou imediatamente as manobras de reanimação, com suporte ventilatório e uso de medicamentos. Após estabilização parcial, o bebê foi transferido para o Hospital Regional de Sorriso, ainda com sinais vitais, mas não resistiu ao chegar na nova unidade.

“A equipe fez tudo o que estava ao alcance. O neném foi reanimado, recebeu ventilação mecânica, drogas vasoativas e todos os cuidados possíveis. Infelizmente, o quadro se agravou durante o transporte”, explicou Vânio Jordani.

O secretário informou que o bebê tinha 38 semanas de gestação, considerado um parto a termo, com condições favoráveis para o nascimento normal. “Era um caso dentro da normalidade. A gestante tinha um quadro propício para o parto normal e todos os exames do pré-natal estavam em dia”, destacou.

Jordani também ressaltou que, até o momento, não há indícios de falha médica, mas o caso será apurado com atenção.

“Tudo indica que o atendimento seguiu o protocolo correto. Ainda assim, o hospital vai revisar cada etapa. Se houver algum ponto a ser aprimorado, isso será feito”, afirmou.

Em tom de pesar, o secretário lamentou o desfecho e expressou solidariedade à família da criança.

“Foi um dia difícil para todos nós. Ninguém espera esse tipo de acontecimento. Toda a equipe está abalada e sensibilizada com a dor dos familiares”, disse.

A Secretaria de Saúde informou que o caso segue em análise técnica e que um relatório completo será divulgado após a conclusão das verificações internas.