O evento é realizado anualmente pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi)
Representando Sorriso como primeira-dama, secretária de Assistência Social e presidente do COEGEMAS-MT, Jucélia Ferro, participou nesta terça-feira (27), do Fórum estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que reuniu membros de entidades e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O Evento foi realizado em Cuiabá e teve como objetivo, debater as políticas públicas e melhorias na qualidade de vida para a melhor idade.
Finalizando a Campanha junho Violeta, a secretária e presidente do colegiado ressaltou as ações e serviços prestados no município de Sorriso, especialmente pela Rede Unificada de Proteção que envolve todas as unidades da Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), Ministério Público, Defensoria Pública, Executivo, Legislativo e Judiciário que atuam no combate a violação dos direitos das pessoas vítimas de violência, entre elas, os idosos.
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Sorriso, tem hoje, mais de mil e duzentos idosos cadastrados, sendo mais de setecentos ativos diariamente (manhã e tarde), nas atividades desenvolvidas dentro do Centro de Convivência. O espaço é totalmente bancado com recursos próprios do município. Dentre os projetos, destaque para a Fanfarra Musical, onde todos os dias, os idosos estudam e ensaiam bastante para apresentações culturais e eventos realizados no Município.
“Nós temos uma população bastante crescente de idosos, em torno de 400 mil somente em Mato Grosso, segundo o último censo do IBGE, que ainda não foi totalmente divulgado. Precisamos valorizar muito mais a nossa melhor idade, inclusive com oportunidades de recolocação no mercado de trabalho, dando a importância necessária para que se sintam mais úteis na sociedade, essa é uma oportunidade em que eles se sentem mais valorizados. O idoso ele tem um vigor muito grande, e nós temos que mostrar isso para a sociedade, que não é porque já tem sessenta anos, que não tem vitalidade, tem sim! E eles se sentem muito parte da sociedade com esse reconhecimento, e nós enquanto poder público e pessoas de organizações, temos que dar valor a esse público que tanto contribuiu em nossas vidas” frisou, primeira-dama, secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
Na oportunidade, a secretária Jucélia Ferro, se dispôs a colaborar com ações de outros municípios no combate à violência contra a pessoa idosa em Mato Grosso.
DA ASSESSORIA