O presidente da União Parlamentar do Vale do Teles Pires e da câmara de Sorriso, Claudio Oliveira, acompanhado por Jorge Baldo – Representando a AGELIDER (Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Médio Norte e Norte do Mato Grosso), Claudir Von Dentz – Diretor Geral do IFMT Campus Sorriso e o prefeito de Tapurah Sr. Iraldo Ebertz, representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde, participaram de uma audiência, nesta 4ª feira, em Brasília, com o vice-presidente da República Exmo. Sr. Hamilton Mourão, para tratar da elaboração de um programa de desenvolvimento regional abrangendo os 16 municípios que compõem a união parlamentar.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Na audiência foi realizada uma apresentação contextualizada do Plano de Desenvolvimento Regional desenvolvido pela AGELIDER, com ênfase nos seguintes eixos estratégicos: Agronegócio; Educação, Inovação e Tecnologia; Infraestrutura; Modernização da Gestão Pública.
Mourão destacou a importância da união dos municípios e do planejamento estratégico para o desenvolvimento agroindustrial da região, enfatizando alguns desafios que precisam ser enfrentados no sentido de criar as condições adequadas à industrialização, como por exemplo: a questão da infraestrutura de transporte e logística; da comunicação; da energia; da disponibilidade de mão-de-obra e da qualificação profissional.
Foi destacado também a situação financeira do país que ainda não é boa, sendo necessário superá-la para que o país volte a ter condições de investimento.
Sobre a BR 163, o Vice-Presidente informou que a questão está a cargo do Ministro de Infraestrutura, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, mais que vai priorizar o pedido da duplicação da rodovia do Posto Gil até Sinop, trecho de aproximadamente 270 km- com grande movimento de carretas e caminhões, responsável por vários acidentes fatais.
Por fim, a AGELIDER apresentou também um pedido para que fosse designado um representante da Presidência ou da Vice-Presidência para atuar junto a AGELIDER no processo de planejamento e desenvolvimento da Região do Médio Norte e Norte do Mato Grosso.
Sobre esse pedido, o Vice-Presidente se comprometeu em verificar a possibilidade e viabilidade.
“Ficamos extremamente felizes com a atenção que o vice-presidente deu a todos os nossos pedidos e esperamos em breve obter resultados positivos para nossa região”, destaca Claudio Oliveira.
DA ASSESSORIA/Salles Fernandes