Início Geral Policiais da Rotam salvam bebê de 7 dias engasgada em Cuiabá

Policiais da Rotam salvam bebê de 7 dias engasgada em Cuiabá

0


Ação rápida dos militares evitou uma tragédia; é o segundo caso semelhante em menos de um mês

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) salvaram a vida de uma bebê recém-nascida de apenas sete dias, na manhã deste domingo (26), em Cuiabá (MT). A pequena Maria Ísis chegou desacordada à sede da unidade, nos braços da avó, após se engasgar durante a amamentação.

De acordo com o boletim, por volta das 9h50, os policiais foram surpreendidos pela chegada da mulher em desespero, pedindo ajuda para a neta, que apresentava lábios arroxeados e dificuldade para respirar. Diante da gravidade da situação, os sargentos Amazonas Alves de Oliveira e Jonildo da Conceição, ambos da reserva, junto com o soldado Perys Michel de Alencar, iniciaram imediatamente a manobra de Heimlich adaptada para bebês, conseguindo desobstruir as vias respiratórias da criança.

Após o salvamento, os militares acompanharam a família até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, onde a bebê foi atendida pela equipe médica e permaneceu em observação. Segundo informações da unidade de saúde, Maria Ísis passa bem e não sofreu sequelas.

Esse foi o segundo salvamento de bebê engasgado realizado pela Rotam em menos de um mês. No dia 2 de outubro, policiais da mesma unidade socorreram uma criança de dois anos que chegou ao batalhão sem respirar, após se engasgar com alimento.

Também neste mês, outros dois casos foram registrados em Mato Grosso. No dia 9 de outubro, uma recém-nascida de 15 dias foi salva por militares do 3º Batalhão, no bairro Planalto, em Cuiabá. Já no dia 15, uma bebê de 15 dias foi resgatada na cidade de Alto Taquari, depois de se engasgar com leite materno.

As ocorrências reforçam a importância do conhecimento em primeiros socorros e evidenciam o preparo dos policiais militares para agir em situações de emergência que envolvem risco à vida.