Sábado,27 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 680

MT tem queda no número de empregos com carteira assinada e na renda média mensal

0

A renda média mensal dos trabalhadores mato-grossenses reduziu 11% no 3º trimestre em relação ao ano passado, de acordo com dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Além da queda na renda, a pesquisa divulgada nesta terça-feira (30), também apontou alta em empregos no setor privado sem carteira assinada.

Em comparação ao 3º trimestre de 2020, os mato-grossenses que estão empregados contam com R$ 304 a menos no rendimento mensal habitual. Segundo o IBGE, o valor médio é de R$ 2.419 neste ano.

No ano passado, o rendimento médio era de R$ 2.723. Já no 2º trimestre deste ano, a média de ganhos dos trabalhadores de Mato Grosso era de R$ 2.484, conforme os dados do Pnad.

Desemprego em MT

A taxa de desemprego neste ano é de 6,6%. Já no 2º trimestre, entre abril e junho, o índice era de 9,1%. Os números são menores que os registrados entre julho e setembro de 2020, quando 10,2% das pessoas ouvidas estavam desempregadas.

Com relação aos trabalhadores que estão empregados no setor privado, 194 mil atuaram sem carteira assinada em Mato Grosso no 3º trimestre de 2021. Entre abril e junho deste ano, 181 mil pessoas estavam na mesma situação.

A disparada de empregos sem carteira está em evidência desde o 3º trimestre do ano passado, quando 150 mil pessoas já trabalhavam sem carteira assinada no setor privado.

Principais setores que contrataram

Dos setores de trabalho citados na pesquisa do IBGE, apenas o de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, e serviços domésticos apresentaram alta. Segundo os dados do IBGE, o primeiro teve crescimento de 6% com relação ao 2º trimestre.

No total, 249 mil pessoas estavam empregadas no setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura no 3º trimestre. No mesmo período, 122 mil pessoas estavam empregadas no setor doméstico. O aumento é de 26% com relação ao 2º trimestre.

Por g1 MT

Sorriso: Câmara aprova PL que autoriza o Executivo a aderir o Programa Agroestrada

0

Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida a Prefeitura deve arcar com os 50%

A Câmara Municipal de Sorriso aprovou o Projeto de Lei nº 131/2021, que autoriza o chefe do Poder Executivo a aderir ao Programa Agroestrada, a apresentar o plano de trabalho e a assinar convênios com o Governo do Estado de Mato Grosso e termo de parceria através de acordos ou termo de cooperação, com organizações da sociedade civil e outros municípios quando necessário, para execução de obras de infraestrutura rodoviária.

O Programa Estadual de Apoio à Pavimentação de Rodovias e Construção de Pontes em Estradas Vicinais (Municipais) – Mais MT – Agroestrada, prevê obras em rodovia com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e em contrapartida a Prefeitura deve arcar com os 50% do total da obra, podendo essa contrapartida ser financeira ou não financeira, como na prestação de serviços de execução.

Após a aprovação dos projetos e celebração dos convênios, os recursos do programa Mais MT – Agroestrada poderão ser liberados em até três parcelas. Caberá aos municípios a execução de todas as etapas da obra, enquanto a Sinfra ficará responsável pela fiscalização das metas e etapas cumpridas.

Texto: Amália FernandesFotos: Elielton Blasius

Zé da Pantanal quer contratação de odontopediatras para todas as USFs de Sorriso

0

O vereador Zé da Pantanal (MDB) indicou, durante a 42ª Sessão Ordinária da Câmara de Sorriso, que o Executivo Municipal contrate odontopediatras para todas as Unidades de Saúde da Família – USF e mais um profissional para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“A contratação desses profissionais é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, visto que um odontopediatra é capacitado para atender tanto a gestante em seu pré-natal odontológico, quanto o neonato em seus primeiros dias de vida, as crianças, e até mesmo adolescentes até os dezoito anos”, explica o parlamentar.

A Indicação nº 1163/21 foi lida e será encaminhada ao prefeito Ari Lafin e ao secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro.

Texto: Bianca ArrudaFotos: Internet

Sorriso formaliza horário estendido para o fim de ano

0

O fim de ano chegou e com ele vem a época mais aguardada pelos comerciantes: a das vendas de fim de ano. E para facilitar, foi assinado nesta manhã (30) o decreto que formaliza o horário estendido do período. A assinatura contou com a presença do prefeito Ari Lafin, representantes do comércio local e dos secretários Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil).  

Pelo decreto nº 617 de 23 de novembro, a partir desta quarta-feira (1º) ao dia 9 de dezembro, o comércio funcionará até às 19h; do dia 10 ao dia 23 de dezembro, até às 21h; e, no dia 24, a véspera de Natal, até às 18h.

O prefeito Ari Lafin, destaca que a ampliação do horário para as compras de Natal e Ano Novo tem o objetivo de fomentar o comércio local. “Foi um acordo coletivo, os empresários darão continuidade à todas as medidas protetivas que o momento ainda exige, buscando ampliar as vendas; essa é também uma forma de atender ao público com mais comodidade”, explica.

 “Há ainda a Lei de Liberdade Econômica que permite ao empresário se organizar e determinar quais os melhores horários para abrir; lembrando que as questões trabalhistas como ou horas-extras ou banco de horas precisam ser discutidas entre empresários/colaboradores”, acrescenta Cláudio.

Além de oficializar o horário estendido do comércio, o gestor da Semsep, José Carlos Moura, adiantou que a segurança também será ampliada nesse período. “Esse é um período de maior movimento, muita circulação, em que há uma tendência natural no aumento dos índices de criminalidade, automaticamente há a necessidade de um trabalho extra das nossas forças de segurança”, frisa ao lembrar que amanhã (1º) será realizado o lançamento oficial da Operação Fim de Ano | Sorriso Mais Segura na sede da Semsep, visto que o trabalho já iniciou ainda no dia 1º de novembro.

“Aproveitamos a reunião de hoje para discutir com os empresários como as forças de segurança irão agir; destacamos ainda que ao perceber uma situação fora do comum qualquer pessoa pode e deve acionar as forças de segurança pelos canais já conhecidos, como o número da Guarda de Trânsito e das forças policiais”, diz.

Moura também aproveita para enviar um recado para quem vai viajar. “A questão da segurança não é só evitar um roubo, mas também um acidente; então quem for pegar a estrada deve ter cuidado redobrado e verificar as condições do veículo”, completa.

Para o gerente de uma rede de lojas, José Roberto, dezembro naturalmente atrai as pessoas para o comércio e ampliar a segurança nesse momento, permite trabalhar de forma mais tranquila.

Confira o decreto aqui:

DECRETO 617 – HORÁRIO ESPECIAL NATAL.docx

Texto: Claudia LazarottoFotos: Reginaldo de Souza


Sorriso: Suspeito de abusar sexualmente de enteada de 11 anos é preso pela Polícia Civil

0

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam nesta terça-feira (30.11) um homem de 47 anos pelo crime de estupro de vulnerável, em cumprimento a mandado de prisão expedido pela 2a Vara Criminal do município.

A investigação conduzida pelo Núcleo de Violência Doméstica e Crimes Sexuais da Delegacia de Sorriso apurou que o suspeito abusou sexualmente da enteada de 11 anos.

A mãe da criança levou a menor até uma unidade de saúde, após a menina contar que padrasto cometia os abusos há pelo menos, um ano, desde que se mudou para a casa da família. O Conselho Tutelar foi acionado e comunicou a Delegacia de Sorriso.

A mãe da menor relatou em depoimento que no último sábado, a criança espontaneamente disse que já fazia um tempo que vinha sofrendo os abusos e não contou por medo.

Ao ser questionado pela mãe sobre os abusos, o padrasto da menina negou que houvesse ocorrido algo. A criança passou por exame de corpo de delito que confirmou o estupro.

O delegado Márcio Henrique Portela instaurou inquérito e após colher depoimentos, representou à Justiça pela prisão preventiva do suspeito.

Sorriso: Jiboia é resgatada no Recanto dos Pássaros

0
JK NOTICIAS

Na manhã desta terça feira (30) a guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para comparecer à uma residência para resgatar uma serpente encontrada.

A situação ocorreu na Rua Dos Pardais no bairro Recanto dos Pássaros, onde assim, ao Bombeiros chegarem, constataram que se tratava de uma Jiboia de cerca de um metro. Dessa forma a mesma foi resgatada.

Conta o morador que estava mexendo na torneira quando percebeu que seu gato havia atacado algo, assim encontrou a serpente e acionou os Bombeiros.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Mãe denuncia namorado de filha após o mesmo ir buscar jovem durante a noite

0

Compareceu na Delegacia da Polícia uma mãe para narrar que sua filha de 14 anos não quer mais voltar para casa por conta do namorado.

Conta a mãe que sua filha começou a namorar com um garoto, porém a mesma estabeleceu restrições que não foram seguidas, como apenas se encontrar em frente de casa e não sair com o suspeito.

Segundo a comunicante, a mesma ficou sabendo que sua filha está saindo de casa pela noite, onde assim, tal garoto buscava e levava a jovem para a casa dele.

Acrescenta a mãe que o suspeito presenteou sua filha com um aparelho celular e uma cópia da chave, para assim entrar e sair da casa sem ninguém perceber.

Ainda segundo a comunicante, ao descobrir tal situação, a mesma foi até a casa do suspeito onde assim encontrou a jovem que se recusou a voltar para casa.

A mãe pede providências.

MT NOTÍCIAS

PM apreende dois adolescentes que atropelaram uma gestante em Sinop

0

A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes (15 e 16 anos), neste domingo (28.11), por embriaguez ao volante, direção perigosa, lesão corporal e omissão de socorro após atropelarem uma mulher gestante, em Sinop. 

Durante a madrugada, os policiais em rondas pela Avenida Colonizador Ênio Pipino se depararam com um grande tumulto envolvendo várias pessoas. Com a chegada da Polícia Militar, um carro Fiat Strada arrancou em alta velocidade, em marcha ré, em direção ao pátio de um posto de combustível, atingindo uma gestante. Após o acidente, os suspeitos fugiram sentido BR-163 acessando a rodovia na contramão. 

Durante a diligência, a PM conseguiu abordar os suspeitos no veículo. Foi constatado que o carro estava sendo conduzido por um adolescente de 16 anos e o passageiro também era menor de idade. Os policiais perguntaram sobre o tumulto, e os suspeitos relataram que não teriam envolvimento na briga generalizada que estavam apenas deixando o local. 

A PM constatou que havia uma garrafa de bebida alcoólica (whiskey) e energético. O condutor do carro alegou que o veículo é do seu pai e que ele teria autorizado ele passear com o automóvel. O suspeito foi submetido ao teste do etilômetro que constatou o valor 0,47 MG/L de álcool no sangue. Os dois adolescentes e o veículo foram apreendidos e encaminhados à Delegacia. 

A Polícia Militar recebeu informações de que a gestante que foi atropelado pela dupla estava no Hospital Santo Antônio. O veículo foi apreendido. 

A ocorrência foi entregue para a Polícia Judiciária Civil. 

Renda Extra: Empaer promove curso com cabaça para mulheres do campo em MT

0
O último curso foi no Projeto de Assentamento Casulo Vida Nova - Boa Esperança, com 14 alunas, na sexta-feira (26.11) - Foto por: Empaer

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria de Agricultura de Alto Boa Vista, desenvolve uma serie de cursos com agricultoras utilizando a cabaça como matéria prima. O objetivo é agregar uma fonte de renda e de integração entre as mulheres do campo da região.

A técnica ensinada com o fruto da árvore coité produz peças pintadas à mão em formato de galinha com características únicas, já que cada cabaça é específica, algumas mais arredondadas, outras mais ovais e alongadas.

De setembro a novembro, participaram do curso 39 agricultoras, uma parte delas da cidade de São Felix do Araguaia por estarem na divisa.

Exemplo da produtora Raquelma Reis Luz, 31 anos, que vive no Projeto de Assentamento Casulo Vida Nova, Boa Esperança, em Alto Boa Vista e fez o curso na sexta-feria (26.11). Ela disse que pretende plantar cabaça em sua propriedade e ter no futuro mais uma renda extra. “Já plantei a semente da cabaça que fiz o meu artesanato. Estou muito feliz pela oportunidade de participar do curso que esperava ansiosamente. Hoje planto para alimentar dois filhos de 06 e 13 anos. O curso me mostrou outras experiências de vida”.

Quem também está contente é a agricultora Elivabeth Francisca do Nascimento, 35 anos. Disse que foi o segundo curso realizado sob assistência técnica da Empaer e que se surpreendeu como domina bem na pintura. “Tudo é técnica e vi que tenho uma mão boa por nunca ter realizado um trabalho com pintura e fiquei surpresa com o resultado. Agora quero aperfeiçoar fazendo novas peças e presentear amigos e familiares e, quem sabe no futuro virar uma fonte de renda”, destaca ela.

Para o mês de dezembro serão mais três turmas no curso, duas em Alto Boa Vista e uma em São Felix do Araguaia.

A extensionista social da Empaer, Daniele Renata Alves Figueiredo, explica que o artesanato de galinha em cabaça é o mais procurado pelas agricultoras da região. Ela destaca que as secretarias de Agricultura ajudam na doação do material como a massa do biscuit, a tinta e os pinceis.

“Na região tem um produtor de cabaça que, em algumas ocasiões, realiza doações e, em outras, vende por um preço simbólico que faz toda a diferença, por ser a matéria prima”.

Daniele conta que se aperfeiçoou para realizar o curso depois que notou, durante as assistenciais técnicas, que as agricultoras buscavam opções para interagir entre elas e que seria uma boa opção agregar ao serviço pesado da lavoura, o artesanato. “Com o resultado dos cursos já promovemos eventos em feiras que expusemos os artesanatos, além dos alimentos como doces, derivados do leite e os hortifrutigranjeiro. Tudo que possamos agregar a agricultura familiar é bem-vindo”.

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Polícia Civil empossa mais 17 delegados; após formados, irão integrar unidades do interior

0

Dezessete novos delegados da Polícia Civil foram empossados nesta segunda-feira (29.11), em cerimônia na Diretoria-Geral da instituição. Os profissionais foram nomeados no último dia 16 e se juntam aos 19 que já estão em formação pela Academia da Polícia Civil. Após formados, eles serão lotados em delegacias do interior de Mato Grosso.

Lícia Juliane de Paiva é natural de Brasília e assume o cargo em Mato Grosso trazendo a experiência profissional como delegada no estado do Maranhão. “É um sonho de uma vida para mim e os colegas, que batalhamos uito para este momento. Esperamos contribuir de forma bem positiva com a segurança e servir a população”, disse a mais nova delegada do Estado.

As novas nomeações foram possíveis, de acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, após um intenso trabalho de gestão e busca pelo reequilíbrio das contas públicas, o que possibilitou o chamamento para a recomposição do quadro de delegados na Polícia Civil, que vem sofrendo redução crescente nos últimos seis anos.

O delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval, destacou à nova turma o momento de transformações tecnológicas e de infraestrutura pela qual passa a instituição, que vêm sendo conquistadas graças às parcerias e apoio do Governo do Estado.

“Tecnologicamente, a Polícia Civil conquistou diversos avanços, a exemplo do inquérito eletrônico, integrado totalmente ao Processo Judicial, que suprimiu o papel na nossa instituição, e outros projetos a serem entregues nos próximos meses que nos distinguirão positivamente da maioria das Polícias Civis do País. Elaboramos uma política de investimentos tecnológicos que resultaram em evolução e nos colocaram na vanguarda em resultados e novidades”, apontou o gestor, acrescentando ainda que “os investimentos também alcançam a área da inteligência, com perspectiva de inovação investigativa e novidades, entre elas, a utilização de algoritmos. E para o próximo ano, em recursos do Estado, temos previstos R$ 13 milhões para o inquérito eletrônico”, pontuou o gestor.

Representando o governador Mauro Mendes, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, falou do esforço realizado pela gestão em construir uma estrutura que a população possa acessar com qualidade os serviços públicos e também do empenho dos novos profissionais em colaborar para que o Estado tenha excelência nas áreas de atuação. “O Governo tem realizado diversos investimentos na segurança pública, inclusive para chamar os aprovados no concurso de delegados. Temos a consciência do déficit existente e o governo vem fazendo ao longo desses 2 anos e 10 meses o saneamento das contas para que essa convocação fosse possível”, reforçou o secretário.

Carvalho lembrou do papel da Polícia Civil para a sociedade mato-grossense e do empenho dos profissionais em prestar serviços de qualidade. “É a instituição que recebe o cidadão mato-grossense e devemos entregar para a sociedade aquilo que todos esperam de cada profissional, cuidado e amor com o trabalho desempenhado. Escutamos sempre que muitos empresários desejam investir em Mato Grosso e o quesito segurança é sempre muito lembrado e a imagem dessa insituição é que traz a segurança para nós mato-grossenses”, finalizou.

Acompanharam também a cerimônia de posse os diretores da Polícia: Walfrido Franklim do Nascimento (Interior); Eliane Moraes (Academia de Polícia), Daniela Maidel (Execução Estratégica) e Jesset Munhoz (Corregedoria-geral); superintendente de Inteligência da Sesp, delegado Diogo Santana; José Lindomar Costa, presidente da Associação dos Delegados e Maria Alice Amorim, presidente do Sindicato dos Delegados.