Sábado,27 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 679

Prefeitura de Sorriso pretende investir mais de R$ 50 milhões em Esporte e Lazer até 2024

0

A Prefeitura de Sorriso apresentou na tarde de segunda-feira (29) o seu Plano de Investimentos em Esporte e Lazer 2021/2024. Foi um momento de partilhar com os profissionais da área e apresentar aos munícipes um breve balanço das ações realizadas e obras entregues desde o início da gestão, e as metas para o Esporte em Sorriso até 2024.

Os detalhes do planejamento foram apresentados pelo prefeito Ari Lafin, no auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi. O evento também foi transmitido pela página da Prefeitura no Facebook, para que a população pudesse ter acesso aos investimentos que a gestão já fez no esporte e quais os projetos para os próximos anos.

De 2017 a 2021 

Entre os anos de 2017 e 2020, para a revitalização e reforma dos ginásios poliesportivos Domingão, Fermino Maleski, Flor do Cerrado e do Distrito de Boa Esperança, a Prefeitura investiu cerca de R$ 520 mil. Já na reforma de quadras poliesportivas de algumas escolas municipais, praças e distritos, o investimento foi de mais de R$1 milhão. A instalação de 34 playgrounds e aquisição de 14 academias ao ar livre e a revitalização de outras 14 somam o valor de R$ 1,4 milhões; a revitalização do Estádio Municipal José Egidio Preima, da quadra de basquete da Praça da Juventude, e o mini estádio do São Domingos perfazem um investimento de mais R$ 234 mil.

Em 2021, a Prefeitura investiu cerca de R$ 3,6 milhões em Esporte e Lazer, com a entrega de campos sintéticos de futebol society no ginásio Fermino Maleski, no Distrito de Boa Esperança e nos bairros São José, Bom Jesus e São Domingos. A troca da iluminação em ginásios e quadras poliesportivas e construção de alambrados; reforma da sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; e construção de vestiários no ginásio do Bom Jesus também estão entre as ações realizadas pela Administração Municipal neste período.  

Até 2024  

Dentro do volume de investimentos previstos para a pasta nos anos de 2022 a 2024 estão em torno de R$ 48 milhões, que serão destinados a construção do Centro Olímpico Municipal; de um Ginásio Olímpico; da pista de Atletismo; do Autódromo Municipal; a construção de quadras poliesportivas cobertas e campos sintéticos de Futebol Society; construção de um ginásio poliesportivo anexo à Escola Rota do Sol; e investimentos em praças, playgrounds e academias ao ar livre.

Outros investimentos

Além de espaços revitalizados oferecendo ambientes mais agradáveis à prática esportiva, a Prefeitura de Sorriso segue com investimentos contínuos para promoção e fortalecimento de diversos setores que envolvem o esporte de um modo geral, como a realização de competições municipais, estaduais e nacionais; o programa Atletas do Futuro; entrega de kit´s esportivos para atletas; o fortalecimento do Conselho Municipal do Desporto; os Jogos Olímpicos Municipais; apoio a realização de encontros de som automotivos; continuidade e fortalecimento da zumba e axé; dentre outros segmentos.

 “Nosso objetivo é ofertar mais opções de lazer e esporte para a população, contemplando os esportistas de todas as modalidades; além de promover saúde e bem estar a todos os munícipes”, explica o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Volume global de investimentos

De acordo com o planejamento estratégico, a Administração Municipal tem como meta investir mais de R$ 50 milhões em Esporte e Lazer nesta gestão, com ações que vão desde o trabalho de formação de atletas, até o cuidado com a saúde física e psicológica da população, com a promoção de lazer, saúde e qualidade de vida. “Tudo o que mostramos aqui reforça o compromisso da gestão com o esporte. Estamos revitalizando nossos espaços esportivos e construindo novos, tudo para ofertar ambientes agradáveis para que toda a comunidade possa desfrutar de momentos de descontração e dos benefícios do esporte”, finaliza Ari.

Texto: Fabiola OstFotos: Reginaldo de Souza

Sorriso: homem é preso suspeito de dar cabeçada em criança e agredir mulher

0

Por volta das 21h40 desta terça feira (30), a equipe da polícia militar foi acionada a cerca de um caso de violência doméstica registrado na Rua Alencar Bortolanza, no bairro Nova Aliança.

Conta a esposa do suspeito, que o mesmo chegou na residência alterado devido ao álcool ingerido, assim, muito agressivo, empurrou a mulher e deu uma cabeçada da filha de 10 anos da mesma.

Devido a agressão, a criança obteve um inchaço na região da testa.

Diante da situação, o suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Pintor cai de 4 metros após sofrer descarga elétrica

0
ESTADÃO MT

Na tarde da última terça feira (30) um pintor de 49 anos caiu cerca de 4 metros após sofrer uma descarga elétrica enquanto pintava a fachada de uma empresa localizada na rua Edgar Garcia de Siqueira, região central de Sorriso.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer a vítima, onde assim, encaminharam a mesma com graves queimaduras nas mãos e nos pés para a UPA.

A vítima se encontrava consciente.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Sex Shop é invadido e bandidos levam vibrador triplo

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Polícia uma proprietária de um SexShop de Sorriso para narrar que sua empresa foi invadida na madrugada da última segunda feira (29).

Conta a vítima que mora no mesmo prédio que seu estabelecimento, assim durante a madrugada escutou um barulho, mas ignorou na esperança de ser apenas um gato.

Já pela manhã, ao abrir a loja, percebeu que alguém não identificado havia invadido, onde assim encontrou a loja revirada e a porta arrombada.

Do estabelecimento foram levados 01 bos pressão, 01 paname, 01satisayer vagem, 01 vibrador triplo, 01 lambe lambe, 01coelho de prazer, 01 sugador, 01vibrador vermelho rotativo, 20 conjuntos de lingerie em uma lady gooza.

MT NOTICIAS

Pesquisa fomentada pela Fapemat analisa potencial do cumbaru para produção de carvão

0
Castanha do cumbaru é para consumo e produção de óleos. Mas seu fruto (endocarpo) é descartado após a retirada da semente. - Foto por: Reprodução Embrapa

Um trabalho de iniciação tecnológica fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) estuda o cumbaru ou baru como potencial de utilização para produzir carvão convencional e ativado.

A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos de graduação de Engenharia Florestal Kauê Picada, Lucas Trindade (coordenador), Vinícius Dovidio e os professores Edilene Moreira, Iris Viana e Reginaldo Medeiros (orientador), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Olegário Baldo, de Cáceres. A pesquisa trata da “Produção de carvão convencional e ativado a partir do fruto de cumbaru, em comunidades extrativistas de Mato Grosso”.

A espécie com potencial madeireiro e não madeireiro é a Dipteryx alata Vogel (cumbaru ou baru). O coordenador da pesquisa, Lucas Trindade, destaca o grande potencial do uso não madeireiro. Como a utilização da castanha para consumo, produção de óleos, entre outros produtos. Contudo, seu fruto (endocarpo) é descartado após a retirada da semente.

“É uma espécie com presença expressiva no Cerrado e em regiões de transição do Pantanal, com enorme viabilidade econômica, pois sua madeira e ampla utilidade do seu fruto possuem capacidade para agregação de valor e geração de renda tanto com a extração de sua castanha, quanto com a produção de carvão do endocarpo (fruto)”, descreve em uma publicação nos anais do IFMT, o “VII Workif – Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação: o papel da ciência e tecnologia: presente e futuro”.

Estudos preliminares indicam que o fruto tem potencial de uso para produção de carvão vegetal de modo convencional e pode-se agregar valor ao produto tornando-o carvão ativado, que é utilizado para diversos fins.

Utilização do cumbaru ou baru

A pesquisa para uso do vegetal como produto florestal não madeireiro é inovação.

De acordo com o estudo da Embrapa Cerrados, “Baru: biologia e uso”, dos pesquisadores Sueli Matiko Sano, José Felipe Ribeiro e Márcia Aparecida de Brito, o cumbaru ou baru pode ter utilização alimentar (com a polpa e a semente – amêndoa – comestíveis, e farinha da semente); forrageiro (uso como abrigo para gado e nutricional por concentração de potássio e fósforo); madeireiro (madeira densa e resistente); medicinal (óleo para combater reumatismo e casca para dores da coluna); industrial (óleo para a indústria alimentícia e farmacêutica) e paisagístico (baixa exigência de adubos) e para recuperar áreas degradadas.

O cumbaru ou baru é parecido com uma castanha e de acordo com informações da revista de pesquisa sobre mercados, www.factmr.com, ele é apresentado como um superalimento, pelo valor nutritivo. E a previsão é que a comercialização da espécie aumente 25% ao ano entre 2019 e 2029. 

Jonas da Silva | Fapemat

Sine Estadual disponibiliza mais de 2,7 mil vagas de emprego nesta semana

0
Centro Estadual de Cidadania - Foto por: Josi Dias

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulga nesta semana 2.740 vagas de emprego disponíveis. As oportunidades estão espalhadas em diversas áreas nos 32 postos do Sine instalados em 29 municípios no Estado de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande, para o público em geral, são 242 oportunidades de emprego para as áreas de: instalador de película solar (insulfilm), funileiro de veículos (reparação), coordenador de mídia, manicure, professor de matemática do ensino fundamental, representante comercial autônomo, técnico em segurança do trabalho e veterinário.  

Já para as Pessoas com Deficiência (PCDs) estão disponíveis 15 vagas, dentre elas: agente de portaria, ajudante de carga e descarga de mercadoria, ajudante de obras, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, auxiliar de logística, consultor de vendas, pedreiro e técnico em segurança do trabalho. 

No município de Primavera do Leste (a 240 km da capital) são 417 oportunidades disponíveis nas áreas de borracheiro, estoquista, ajudante de carga e descarga de mercadoria, auxiliar de instalação (equipamentos de rádio), trabalhador agrícola polivalente, instalador hidráulico e vendedor de comércio varejista. Para carpinteiro e pedreiro são 100 vagas para cada área. 

Em Sinop (a 477km da capital) estão disponibilizadas 297 vagas, como: assistente administrativo, motorista entregador, churrasqueiro, bobinador-eletricista, Instalador de aparelhos telefônicos, operador de caixa, babá e motorista de ônibus urbano. 

Para Sapezal (a 560 km da capital) são 255 oportunidades nas áreas de operador de pá carregadeira, adestrador de animais, auxiliar de linha de produção, vigia, ajudante de serviço de aplicação de produtos agroquímicos, soldador eletricista de manutenção em geral. Somente para operador de máquina agrícola e ajudante de motorista são 67 e 57 vagas, respectivamente. 

Já em Nova Mutum (a 259 km da capital) foram disponibilizadas 160 vagas, como: frentista, promotor de vendas, auxiliar administrativo, técnico em meio ambiente, segurança e saúde, armazenista, classificador de grãos e lavador de veículos.

Os municípios de Lucas do Rio Verde, Alto Araguaia, Sorriso, Rondonópolis e Canarana somam 773 vagas. 

Segundo Simone Koehler, coordenadora do Sine MT, é importante frisar que as vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e que a todo momento novas vagas são cadastradas, de acordo que as mesmas vão sendo preenchidas. 

“Se o trabalhador fez uma verificação de oportunidade, e naquele momento não tinha uma vaga disponível, de acordo com o seu perfil profissional, que ele não desanime e continue buscando as vagas do Sine”, finaliza. 

Os trabalhadores podem fazer a verificação de vagas diariamente, utilizando o portal www.empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo de celular Sine Fácil Trabalhador.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são ofertadas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento, portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento. Procure os postos mais próximos de sua residência.

Veja no link abaixo:

http://www.mt.gov.br/documents/364148/16181081/PAINEL+DE+VAGAS+29.11.2021+Todas+as+Unidades+SINE+MT.pdf/668e3ef1-b548-69d9-9c75-8dc2854ec78e

Layse Ávila | Setasc-MT

Voltar Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

0

A delegação mato-grossense marcou sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2021 com recorde de medalhas conquistadas. Representando o Estado na competição nacional, que ocorreu em São Paulo (SP) de 23 a 27 de novembro, 15 estudantes com deficiência garantiram 21 medalhas, sendo 12 de ouro, seis de prata e três de bronze. 

A modalidade com mais conquistas foi a de atletismo, com sete atletas alcançando 14 pódios. Do município de Paranatinga, Amanda Lima e Amanda Sales garantiram o primeiro lugar em duas provas cada uma:  100m “A” e lançamento de disco e 100m e arremesso de peso. 

Também de Paranatinga, João Antônio Angelim conquistou três medalhas de ouro, repetindo a proeza da última edição dos Jogos Escolares Paralímpicos, em 2019. O jovem atleta venceu as provas de lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de disco.

Outro atleta de Paranatinga trouxe mais três medalhas no atletismo. Kauã Francisco foi ouro nas provas de lançamento de dardo “A” e lançamento de disco, e prata no arremesso de peso.

O estudante de Rondonópolis, Thallysson Enrick, assegurou mais duas medalhas de ouro nas provas de 75m e salto em distância. Nos 100 m, a estudante de Alta Floresta Estheffany Roque ficou com a medalha de prata.

Pedro Lucas, de Várzea Grande, completa os pódios do atletismo com o terceiro lugar no arremesso de peso “A”. O estudante várzea-grandense ainda garantiu o ouro na modalidade de tênis de mesa. 

Quem também assegurou medalhas no tênis de mesa foi o estudante de Alto Araguaia, Guilherme Oliveira, que foi prata em três categorias diferentes. A modalidade confirmou ainda o quinto pódio com o estudante Andrei de Souza.

Na natação, as medalhas vieram na prova de 50m nado crawl, com as estudantes de Cuiabá Kayenne karoline e Aline Nascimento, que conquistaram prata e bronze (respectivamente).

Cada modalidades esportiva em disputa é dividida por naipe (masculino e feminino), por faixa etária (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) de acordo com o tipo de deficiência. De Mato Grosso, participaram alunos-atletas com deficiência física, visual e intelectual. 

A mobilização, organização e viagem para São Paulo dos atletas, técnicos e dirigentes foram providenciadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).   

“A participação dos estudantes mato-grossenses nas Paralimpíadas Escolares entra para a história do Estado. O que esses atletas nos ensinam é algo sem precedentes. Agradeço a Deus, ao time do Governo de Mato Grosso, ao governador Mauro Mendes, ao secretário Beto Dois a Um, e a todo time da Secel, que se dedicou muito para efetivar essa ação tão incrível”, comemora o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

As Paralimpíadas Escolares 

Maior evento do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, de 12 a 17 anos, as Paralimpíadas Escolares é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

A competição teve a sua primeira edição em 2009 e é considerada um grande celeiro de atletas, revelando medalhistas paralímpicos como os velocistas Petrúcio Ferreira, Alan Fonteles, Verônica Hipólito, Washigton Nascimento, o jogador de goalball Leomon Moreno, e os nadadores Talisson Glock, Cecília Araújo e Gabriel Araújo, entre outros.

Além disso, é um evento que proporciona a convivência entre adolescentes com diversos tipos de limitações, já que as modalidades contemplam três grandes grupos de deficiência: visual, física e intelectual.  

Após ser suspensa em 2020 por causa da pandemia, as Paralimpíadas Escolares retornaram em 2021, reunindo 902 atletas de todo o país, que competiram em  13 modalidades. 

Cida Rodrigues | Secel-MT

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto “Amigos da Natureza”

0
foto: PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso, em parceria com o projeto “Amigos da Natureza”, já realizou a soltura de 200 mil Tartarugas-da-Amazônia nas regiões do Araguaia. A ação conta com o apoio do Ministério Público, prefeituras e colônias de pescadores em prol da preservação e repovoamento da espécie ameaçada de extinção. 

Coordenado pelo biólogo Francisco de Assis Ribeiro de Souza, o projeto foi criado em 2001, no município de Luciara, e passou pelas cidades de Santa Terezinha, Confresa, Porto Alegre do Norte e, desde 2015, está em São Félix do Araguaia. 

A sede do projeto fica no quartel da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Félix do Araguaia, onde, durante o período de gestação dos filhotes, os ovos são cuidados por policiais militares e integrantes do projeto em uma praia artificial.  

Tenente Juliano Rebelo, comandante da unidade da PM em São Felix do Araguaia, explica que os ovos dos animais são recolhidos nos leitos dos rios e colocados no berçário, permitindo o nascimento seguro e controlado dos filhotes. “Nós damos uma sobrevida ao animal. Nesse período (nascimento), é quando as tartarugas mais morrem. Nós cuidamos e monitoramos os filhotes no dia a dia, para que possam nascer seguros”, explica o militar.  

Mais de 200 mil tartarugas já foram soltas no Araguaia pelo projeto "Amigos da Natureza" Mato Grosso Sorriso Mato Grosso



A importante atuação do projeto no período de recolhimento dos ovos e incubação (que varia de 45 e 60 dias), o trabalho de manejo e soltura realizado pela PM e parceiros, aumenta em 60% o índice de sobrevivência dos filhotes, que são soltos em locais seguros, onde há abrigo, esconderijo e alimentação – devido às ações de predadores e às altas temperaturas, nessa etapa apenas 4% dos filhotes sobrevivem.  

Além do repovoamento das tartarugas, o projeto promove ações de preservação, como a coleta de lixo e resíduos em pontos turísticos da cidade, o repovoamento de peixes nativos da bacia hidrográfica do Araguaia, além da recuperação de nascentes e matas ciliares.    

“Vale destacar a importante participação social da PM nesses projetos de preservação ambiental, através do 10º Comando Regional, atuando e colaborando diretamente em prol do nosso meio ambiente”, conta o comandante do 10º CR, tenente-coronel Rodrigues. 

A Tartaruga-da-Amazônia está ameaçada de extinção devido à apreciação da sua carne. Rica em proteína, ela é considerada um prato exótico e saboroso na região. Sua gordura também é bastante utilizada na produção de cosméticos e na indústria farmacêutica.

Thiago Carvalho | PMMT

Anvisa faz identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron no Brasil

0

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (30) que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado laboratorial positivo para a variante Ômicron da Covid-19, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein.

Segundo a Anvisa, a testagem foi feita em um passageiro vindo da África do Sul, que desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23, com resultado de exame RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto no dia 25, para – já na companhia de sua esposa – realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno.

Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

Segundo informações do âncora da CNN Kenzô Machida, o casal já está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves da Covid-19 e não tem histórico de vacinação.

Após o resultado positivo, o laboratório Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras, notificou a Anvisa sobre os resultados e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético nesta segunda-feira (29).

Nesta terça-feira (30), no entanto, o laboratório informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron. De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.

A Anvisa também já informou o Ministério da Saúde e as secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre sobre a identificação preliminar para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.

Segundo a agência, a entrada do passageiro no Brasil ocorreu no dia 23, ou seja, antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial de Saúde (OMS) pela África do Sul no dia 24.

Na última sexta, diante dos casos mundiais da variante Ômicron, a Anvisa recomendou medidas restritivas para voos e viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No sábado (27), uma portaria interministerial do governo federal proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem por estes países.

Rafaela Larada CNN

Sorriso: Cachorro morre após ser esquecido em carro de pet shop

0

Um cachorro da raça Lhasa Apso morreu depois de ter sido esquecido no carro de um pet shop, em Sorriso, na região norte de Mato Grosso, no último sábado (27), segundo a dona do animal, Maikelly Grando.

Ao g1, Maikelly disse que Paçoca frequentava esse pet shop há quase seis anos, mas que há poucos meses houve mudança de proprietário.

“Ele era de uma moça de extrema confiança e credibilidade. Nunca tive nada a reclamar. Mas nesse sábado, eu estava em casa sozinha e, quando ele veio buscar o Paçoca de manhã, eu pedi pra trazê-lo por volta de 11h, 11h30, mas daí quando deu meio-dia e ele não chegou pedi para o meu esposo ligar lá, mas ele tentava e ninguém atendia”, contou.

Nesse momento, segundo Maikelly, foi que o funcionário do pet shop descobriu que tinha esquecido o animal no carro.

“Eu fiquei tão mal que o meu marido teve que me socorrer. O nosso cachorro saiu bem do pet shop e agora não vai voltar nunca mais”, lamentou.

Sorriso: Cachorro morre após ser esquecido em carro de pet shop Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Ela fez um desabafo no perfil dela no Instagram sobre a perda. Paçoca adorava o dia de tomar banho, segundo Maikelly.

“Fazíamos o que estava em nosso alcance para ele ter tudo de melhor que podíamos dar, e ele amava ir tomar o seu banho. Sempre ficava esperando porque acreditem ele sabia que sábado era dia de ir tomar banho e passear. Ah se eu pudesse imagina que isso se tornaria o meu maior pesadelo eu não teria mandado ele, meu paçoca de tão bonzinho que era foi esquecido dentro do carro do pet shop e não resistiu”, afirma, no post. .

Ela fez um relato de como Paçoca chegou até eles e da importância dele na vida da família. Ele é filho de uma cachorra que tinha sido encontrada abandonada e estava gestante.

“Ela estava esperando filhotes então eles (casal de amigos) a resgataram, porém, não tinham como ficar com ela. Daí vocês me perguntam eu poderia? Jamais. Na época morava com meus pais e eles já estavam cansados das minha loucuras por cachorro, então conversei na época com minha cúmplice de sempre, a minha vó, e ela aceitou levá-la para casa dela e assim passamos a cuidar dela”, contou.

Dias depois, ela teve cinco filhotes que foram todos doados, menos Paçoca. “Ele nunca nos deu trabalho (na quitinete). Passou por tudo isso conosco e então fomos para nossa casa própria. Chegando lá, não tínhamos muro muito menos dinheiro para comprar uma casinha então foi improviso”, disse.

G1MT