Sábado,27 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 678

Sorriso: Cliente denuncia metalúrgico após o mesmo com cumprir com acordo

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia um homem para denunciar um metalúrgico após o mesmo agir de má fé e aplicar um golpe.

Conta a vítima que contratou um soldador para fazer o portão de sua casa, assim deu entrada de R$800,00 com o prazo de entrega de 5 dias.

Não cumprindo com o acordo, a vítima entrou em contato com o suspeito, mas o mesmo lhe havia bloqueado no WhatsApp.

Devido a situação, a vítima de 32 anos procurou o metalúrgico para conversar pessoalmente, porém recebeu uma negativa, onde assim o suspeito disse que não entregaria o portão e nem o dinheiro.

A vítima pede providências sobre o caso.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Homem tenta comprar carteiras de cigarro com nota falsa e PM é acionada

0
INTERNET

Compareceu na Delegacia da Polícia Judiciária Civil um proprietário de uma padaria localizada no bairro Rota do Sol para narrar um fato ocorrido com o mesmo no último dia 01.

Conta a vítima que era por volta das 08h15 quando um indivíduo foi até a padaria para comprar duas carteiras cigarro, assim o mesmo passou uma nota de R$100,00.

De imediato o proprietário perceber que a nota era falsa, onde ao indagar o suspeito, o mesmo disse que um amigo havia pedido para comprar e que tal estaria esperando na esquina.

Ao averiguar a situação e constatar tal fato, o proprietário acionou a PM para que providências fossem tomadas.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Vídeo mostra momento que loja de assistência técnica é invadida

0

Durante a madrugada desta quarta-feira (02),  uma loja de assistência técnica de celulares localizada na Av. Tancredo Neves foi alvo de furto em Sorriso.

Imagens mostram a ação dos suspeitos:

Do local foram levados diversos produtos, entre eles Iphone, caixas de som JBL, uma mochila e celular Xiaomi.

MT NOTÍCIAS

VIOLÊNCIA: MPMT requisita reforço das polícias Civil e Militar em Mirassol D’Oeste

0

A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) requisitou à Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), à Delegacia-Geral da Polícia Judiciária Civil e ao Comando-Geral da Polícia Militar do Estado que reforcem a atuação integrada das forças de segurança no município. O Ministério Público concedeu prazo de cinco dias aos órgãos para que verifiquem a possibilidade de atendimento.

Conforme o promotor de Justiça Elton Oliveira Amaral, a medida visa combater atos criminosos no município. O membro do MPMT instaurou procedimento administrativo para acompanhar o reforço das instituições de segurança pública atuantes em Mirassol D’Oeste, considerando que, nos últimos meses, tem aumentado a prática de crimes com extrema violência na cidade. “Não há como cerrar os olhos para a crescente onda de criminalidade que vem vitimando e assombrando os cidadãos”, pontuou.

Elton Oliveira Amaral reforçou que, embora os acontecimentos estejam sendo investigados pelos órgãos responsáveis, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil merecem reforços para a eficácia da atividade-fim. O promotor de Justiça argumentou que a “proximidade do Município com as fronteiras bolivianas revela a situação atrativa para o desenvolvimento do crime organizado”, e que “as festividades de fim de ano na região deságuam no aumento de circulação de meliantes e ações criminosas das mais diversas”.

 ANA LUÍZA ANACHE

Inquérito sobre homicídio de produtor rural é concluído e 4 são indiciados pelo crime

0

A Polícia Civil em Campo Novo do Parecis concluiu o inquérito que apurou o homicídio do produtor rural Jeferson Mariussi, de 36 anos, e indiciou o mandante do crime por homicídio qualificado e os executores por homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso proibido.

Os quatro envolvidos no homicídio permanecem presos. O inquérito foi remetido ao Poder Judiciário na segunda-feira (29), quando foram cumpridos os mandados de prisão preventiva contra os criminosos.

Jeferson foi alvejado por disparos de arma de fogo, na noite do dia 27 de outubro, ao chegar em um imóvel, no Jardim Alvorada, em Campo Novo do Parecis. Ao descer do seu veículo, ele foi alvejado por tiros disparados de dentro de um veículo Pálio onde estavam os três identificados como executores do homicídio.

Prisões em flagrante

Logo após atirarem em Jeferson, o trio fugiu em direção a Tangará da Serra e foi interceptado por militares da Força Tática do município, depois da comunicação do crime. Com os suspeitos foram apreendidas duas armas de fogo, uma pistola e um revólver, e outros materiais utilizados na empreitada criminosa.

Durante a abordagem, os três afirmaram que o homem de 34 anos teria sido o mentor e executor do crime de homicídio.

Investigação

Conduzida pela Delegacia de Campo Novo do Parecis, a investigação apurou que o mandante do crime contratou um dos executores, de 33 anos, aproveitando que este prestava serviços de vigilante e segurança e era seu conhecido. Depois, o executor contratado chamou outras duas pessoas, de 26 e 30 anos, para planejar a execução da vítima.

A Polícia Civil esclareceu ainda que o mandante teria realizado transferências bancárias para um dos executores, em valor aproximado de R$ 25 mil.

Os investigadores reuniram informações que demonstram que os executores estiveram em Campo Novo do Parecis em pelo menos duas ocasiões nos dias antecedentes o crime, em uma delas o trio foi até a propriedade da família da vítima para ofertar serviços de segurança. Assim como o mandante esteve em Tangará da Serra, mantendo contato com dois dos envolvidos na execução.

Conforme a apuração da Polícia Civil, o mandante decidiu pelo crime porque sua ex-mulher reatou com a vítima, com havia mantido um longo relacionamento no passado.

Crime

No dia do fato, o mandante deixou seu veículo, uma camionete, na casa do cunhado de um dos executores, de quem haviam alugado o Pálio usado no homicídio, e seguiu para Campo Novo do Parecis. Depois, um dos executores buscou a camionete do mandante e a levou até Campo Novo.

A vítima e sua mulher estavam em Tangará da Serra e seguiram em carros diferentes até Campo Novo do Parecis, indo primeiramente à casa de um familiar de Jeferson. Os policiais civis apuraram que o veículo com os executores já estava vigiando a vítima e quando Jeferson saiu do local, eles seguiram logo atrás.

Depois que a vítima e sua mulher chegaram na residência que iriam comprar, ela entrou com o veículo na garagem e ele estacionou na rua. Em seguida, surgiu em alta velocidade o veículo com os criminosos, que se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Jeferson ainda tentou correr, mas os executores o alcançaram e fizeram outros disparos e fugiram na sequência.

Enquanto o trio fugia em direção a Tangará da Serra, o mandante do crime foi para a cidade de Sapezal, na tentativa de assegurar um álibi. Posteriormente, ele voltou a Campo Novo do Parecis e procurou uma companhia da Polícia Militar, após o trio ser preso em Tangará da Serra e afirmado que ele seria o mandante do crime.

O delegado Honório Gonçalves Neto, responsável pelo inquérito, destaca que toda a dinâmica do crime, desde os movimentos do mandante e dos executores, até a execução de Jeferson Mariussi, está comprovada em depoimentos de testemunhas, materiais coletados nos locais, perícias, assim como outras informações que atestam que os quatro estiveram nos locais e horários apontados na investigação.

No decorrer da apuração do crime, o delegado representou pela prisão temporária dos quatro e na conclusão do inquérito foi decretada a prisão preventiva, cumprida nesta segunda-feira.

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT

Polícia Civil incinera cerca de 200 quilos de entorpecentes no norte de MT

0

Aproximadamente 200 quilos de diferentes tipos de entorpecentes apreendidos em ações policiais, foram incinerados pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (01.12), no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

A queima do montante de drogas, entre maconha, pasta base de cocaína, skunk e haxixe, foi realizada na fornalha de uma madeireira localizada no bairro Setor Industrial, após autorização da Justiça da Comarca local.

Os 200 quilos de substâncias ilícitas são referentes às apreensões ocorridas na região de Sinop, entre os meses de setembro e novembro deste ano.

De acordo com o delegado Paulo Cesar Brambilla Costa, cerca de 80% das drogas incineradas são oriundas de investigações e diligências deflagradas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Indea prorroga vacinação contra febre aftosa até 10 de dezembro

0
Foto por: GCom-MT

O Indea prorrogou o período de vacinação contra febre aftosa até o dia 10 de dezembro, mantendo para a mesma data o prazo para comunicação. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a dilação do prazo. Nas propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense a etapa vai até o dia 15 de dezembro.

A venda de vacinas contra febre aftosa para estabelecimentos rurais de Mato Grosso atingiu um total de 15.699.641 doses em 29 de novembro. Os dados são referentes às notas fiscais inseridas no sistema informatizado do Indea, sem considerar as vacinas compradas em outros estados.

O estoque de 4.195.075 de doses seria suficiente para a conclusão da etapa, porém, atrasos na distribuição e a falta de vacina em alguns municípios provocaram a prorrogação. Os 10 dias a mais serão suficientes para as lojas veterinárias e produtores rurais concluírem a imunização do maior rebanho do Brasil.

Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos até dois anos de idade. Desde 2005, as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%.

Débora Siqueira | Assessoria/Indea

MT: Passageiro assustado teria causado evacuação de avião da Azul em Cuiabá segundo canal especializado em aviação

0

Veja o video produzido por um canal brasieliro AEROCAST no Youtube especializado em Aviação. O fato ocorreu na semana passada.

Ipiranga do Norte: Jovem de 20 anos morre ao ser atingido por ” carretão”

0

Um homem de 20 anos identificado como Ramor Santana da Conceição morreu em uma fazenda já próximo a Ipiranga do Norte após ser atingido por um ” carretão” que estava sendo utilizado para puxar um trator.

Segundo o site JK Notícias, a vítima estava conduzindo um trator acoplado em um carretão quando o mesmo veio a se desprender em uma descida, passando assim a empurrar o trator. Devida a situação e vendo que o trator estava sem controle, o jovem pulou, mas mesmo assim acabou sendo atingido.

Ramor foi socorrido por um colega de trabalho, mas durante o trajeto para o pronto atendimento, a vítima veio a óbito.

A vítima possuía ferimentos na perna esquerda e uma lesão grave na cabeça.

MT NOTÍCIAS

Governo Federal publica portaria que destina R$ 1 milhão para a implantação do CIEVS de Sorriso

0

A partir das ações com respostas rápidas desenvolvidas durante a pandemia, o Município integrará a Rede CIEVS – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Foi publicada ontem (30) no Diário Oficial da União a Portaria 3.303 de 29 de novembro que destina R$ 1 milhão de recursos federais para Sorriso. O valor deve ser investido no Grupo de Vigilância em Saúde para a criação e fortalecimento de um Centro de Informações  Estratégicas  de  Vigilância  em  Saúde (CIEVS), que irá compor a Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (Rede VIGIAR-SUS).  A expectativa é que o recurso seja repassado no próximo ano para investimento no custeio da implantação do Centro que integrará as atividades da Secretaria de Saúde de Sorriso.

Assim que entrar em funcionamento o CIEVS local deve atuar no gerenciamento e monitoramento de informações e também na avaliação de indicadores estratégicos para a preparação e resposta às emergências em saúde pública em nível local, regional e nacional. Entre as atividades também se destacam a implantação de mecanismos de comunicação avançados permitindo oportunizar ações imediatas e a análise de informações recebidas sobre mudanças no cenário epidemiológico.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua a importância desse novo passo para a saúde pública municipal e regional. “É a tecnologia à serviço da saúde pública da nossa população”, frisa. O gestor acrescenta que esse é um importante patamar de inteligência sanitária regional, com monitoramento dos acontecimentos, para a execução de ações articuladas e rápidas, além de ser um contato direto com o Ministério da Saúde.

 “O Governo Federal acompanhou o nosso trabalho e reconheceu que do momento anterior à pandemia para o atual momento vivido, saímos do trabalho de baixa complexidade para alta complexidade”, pontua Luís Fábio.

Para integrar a Rede, pesaram medidas como a organização da campanha de vacinação e o desempenho e indicadores da Vigilância em Saúde. “Claro que ao integrar essa Rede teremos mais trabalho pela frente; mas, temos certeza de que nossa equipe é competente e capaz de trabalhar com urgência e emergência e atender à demanda”, pontua.

O prefeito Ari Lafin também comemora o trabalho realizado. “Integrar o CIEVS é uma honra, pois se trata de uma rede de respostas rápidas a emergências em saúde pública com vigilância ativa, alerta e implementação de tecnologias; isso demonstra que o trabalho realizado aqui deu certo”, diz.

A participação na Rede é considerada primordial para que o gestor tomedecisões assertivas e também facilita a comunicação com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde.

Hoje, 129 municípios entre capitais, áreas de fronteira e áreas indígenas compõem a Rede. Além de Sorriso, outros 33 municípios – no Mato Grosso, Rondonópolis também passará a integrar a Rede; passarão a participar do monitoramento.

O convite para Sorriso implantar o CIEVS e integrar a rede foi realizado em Brasília ainda em 9 de novembro, quando o Município apresentou as ações desenvolvidas no combate à pandemia no VI Encontro Nacional da Rede CIEVS. Assim que for implantado, o Centro local deverá funcionar com monitoramento da região e respostas rápidas em emergências de saúde.

Vale lembra que entre as cidades com mais de 40 mil habitantes, Sorriso é o Município com o menor índice de letalidade por covid-19 no Mato Grosso. Os dados constam do Painel da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso que destaca que o Município apresenta uma letalidade de 1,25%, apesar de ser o quinto no ranking estadual em casos de infeccção pelo coronavírus. 

Relembre um pouco do trabalho sorrisense durante a pandemia:

Entre os pontos de destaque do trabalho realizado por Sorriso estão:

– Criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia ainda em 16 de março de 2020;

+ Implantação de um Hospital Municipal de Campanha dotado de toda a infraestrutura para tratar pacientes positivos para a covid-19;

+ Implantação de 6 leitos de UTI para pacientes com covid-19 mantido exclusivamente com recursos próprios municipais, sendo o único do Estado;

+ Monitoramento de casos positivos e suspeitos com acompanhamento, inclusive domiciliar;

+ Boletim diário atualizado com os números apontando o comportamento da pandemia;

+ Disponibilização gratuita de todos os medicamentos necessários para o tratamento de pacientes com covid-19;

+ Central Telefônica 150 atendendo 24 horas diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados, mantida pela Secretaria Municipal de Saúde para orientações e denúncias;

+ Serviço de fisioterapia e nutrição especializada para o tratamento de pacientes tanto durante a hospitalização como no pós-alta;

+ Farmácia Pública Municipal 24 Horas aberta diariamente de segunda a segunda;

+ Fiscalização e regramento do convívio social inteligente com foco na orientação;

+ Testagem em massa desde o início da pandemia;

+ Implantação de protocolos municipais de atendimento e acolhimento aos pacientes suspeitos, positivos e familiares;

+ Vacinação acelerada desde o dia 20 de janeiro de 2021 quando o Município recebeu e aplicou a primeira dose (a primeira pessoa imunizada em Sorriso foi a enfermeira da linha de frente Aparecida Lourdes Chinez, de 62 anos);

+ Hoje, Sorriso é um dos municípios que lidera a aplicação de vacinas contra a covid-19 no Estado;

+ Organização de comunicação com apoio irrestrito da imprensa local e o Departamento de Comunicação do Município.

Texto: Claudia LazarottoFotos: Portaria Federal