Sábado,27 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 677

Sorriso: Homem fica ferido em acidente na MT-242

0
JK noticias

O acidente aconteceu no início da noite desta quinta-feira (02) na MT-242, sentido a Ipiranga do Norte, próximo ao condomínio Costa brava, em Sorriso.

De acordo com informações da esposa da vítima, o motociclista (não identificado), seguia sentido Ipiranga/Sorriso, quando teria tentado uma suposta ultrapassagem, sem êxito, acabou colidindo nas sinalizações central da via, caindo ao solo.

A vítima foi socorrida pelo corpo de bombeiro e encaminhada ao UPA, com suspeita de fratura na perna direita.

A motocicleta (modelo não informado), não estava no local quando as autoridades chegaram.

As causas do acidente, deverão ser investigadas pelas autoridades.

JK Noticias

Sorriso: Casal pede ajuda em comércio, vai embora e depois volta para furtar loja

0

Um empresário de uma empresa localizada na avenida Porto Alegre procurou delegacia para denunciar que teve seu estabelecimento comercial arrombado nesta terça-feira (02/12), por um casal que havia ajudado.

Segundo a vítima, o casal arrombou a porta da frente do estabelecimento comercial utilizando uma placa de sinalização e levaram alguns objetos.

As câmeras de segurança flagraram o arrombamento e as imagens foram repassadas para a polícia.

O comunicante afirma que reconhece os dois indivíduos, pois atendeu o casal à tarde ao irem pedir ajuda, falando que eram de Tangará da Serra e teriam se mudado pra Sorriso há pouco tempo. Segundo os mesmos, ficaram e uns dias na Casa de Apoio e estariam em um posto da cidade tomando banho e pousando no local.

De acordo com a vítima, a mesma diz que deu um celular J4+ para eles e que ao guardar um cheque de R$400,00, o casal viu o lugar, e furtou ele.

MT NOTICIAS com JK noticias

Sorriso: Jovem cai em golpe ao tentar comprar moto anunciada na internet

0

Procurou a Delegacia um jovem de 20 anos parar narrar que foi vítima de um golpe após tentar comprar uma moto anunciada.

Conta a vítima que viu um anúncio na Internet de uma mulher vendendo uma motocicleta Honda XR 300, assim entrou em contato com a vendedora, momento esse que a suspeita enganou o comprador e o vendedor com versões diferentes do caso.

Com interesse na moto, a vítima pediu para ver a mesma, assim combinou de se encontrar em um restaurante com a suspeita.

Diante da situação, a vítima transferiu via PIX R$10.300,00.

Afirma a vítima que caiu em um golpe e pede providências.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Loja de roupas é alvo de furto 2 vezes em menos de 15 dias

0

Na madrugada desta quinta-feira (03), uma loja de roupas foi alvo novamente de furto em menos de 15 dias.

Segundo imagens da câmera de segurança, a loja localizada na Av. Brescansin em Sorriso, foi invadida após suspeitos jogarem uma pedra na vitrine.

Do local foram levados dois pares de calçados.

Caso anterior:

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Proprietário denuncia inquilina após suspeita fazer gato na luz

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Polícia um proprietário de uma residência no bairro Parque Universitário para denunciar sua inquilina que fez um gato na rede elétrica.

Conta o proprietário que todo mês pedia para sua inquilina a conta de luz, porém a mesma dizia que já havia pago, mas não apresentava o comprovante.

Devido à suspeita, o proprietário da casa ligou para a companhia responsável pela energia e assim conta que ficou sabendo que desde o mês de novembro, a luz havia sido cortada, tendo em vista que a mesma não tinha sido paga há 5 meses.

Devida tal situação, o proprietário foi até a residência alugada, onde assim percebeu uma Luz acesa, dessa forma acredita que a suspeita ligou a energia de forma clandestina.

Acrescenta o proprietário que está preocupado com a situação, devido a conta de energia estar no nome do mesmo.

MT NOTÍCIAS

Polícia Militar prende quadrilha e recupera arsenal de armas de fogo furtado em propriedade rural

0
Foto por: PMMT

Em ação integrada entre o 22º Batalhão e a Força Tática do 15º Comando Regional, a Polícia Militar prendeu, na tarde de ontem (01.12), três suspeitos por furto à uma propriedade rural na cidade de Peixoto de Azevedo. Na ação criminosa, os indivíduos, que já possuiam passagens por roubo, furtaram espingardas, revólveres e rifles, além de centenas de munições de diversos calibres.

Acionada via 190, a PM se deslocou até uma propriedade rural, onde teve acesso às imagens de câmeras de monitoramento e identificaram os suspeitos, que haviam subtraído quatro armas de fogo e diversas munições e carregadores. 

Segundo as informações do boletim de ocorrência, reconhecendo o alto poderio dos armamentos em posse dos suspeitos, os militares solicitaram apoio às demais guarnições do 22º BPM e da Força Tática do 15º CR, que com o auxílio da Polícia Penal de Peixoto de Azevedo conseguiram obter as qualificações dos indivíduos, que tinham passagen criminal por roubo, e a localização dos mesmos. 

As equipes se deslocoram até a casa de dois dos suspeitos, no bairro Liberdade, onde prenderam a dupla e apreenderam dois revólveres calibre 38, além de 21 munições. 

No momento em que os policiais militares estavam saindo de uma das residências, o terceiro suspeito passou na rua com sua motocicleta e, ao avistar os militares, empreendeu fuga. A guarnição iniciou o acompanhamento do indivíduo, que desobedeceu as ordens de parada, mas acabou sendo abordado. Aos policiais, ele relatou que os demais itens do furto estavam em sua residência, no Bairro Jerusalem, onde a PM se deparou com um quarto envolvido. Ao notar a presença dos policiais, o homem conseguiu fugir pela janela da residência, dispensando um carregador de pistola com 17 munições.

Em buscas pela imóvel, foram localizadas (no forro da casa); duas espingardas (calibre 20 e calibre 32), carregadores, uma balança de precisão, quatro porções de maconha e uma porção de pasta base. 

O material foi apreendido e os suspeitos detidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia. A Polícia Militar segue em busca do quarto suspeito envolvido no crime.

Thiago Carvalho | PMMT

PM forma 13 novos policiais para uso de cães em operações nesta sexta- feira

0
Foto por: Bope/PMMT

A Polícia Militar, por meio do canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais, realizará na manhã desta sexta-feira (03.12), a formatura do 4º Curso de Cinotecnia Policial para emprego de cães em operações policiais. O evento será no auditório da sede das Promotorias de Justiça, na Capital. 

A solenidade de formatura contará com a presença do comandante–geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis, e demais autoridades militares e civis. Treze policiais militares chegaram à reta final da capacitação que têm como o objetivo ampliar a operacionalidade do canil, por meio da preparação de policiais para a condução e adestramento de cães em ações policiais.  

Dentre os alunos formandos estão policiais militares e civis, policiais do Sistema Prisional, do Exército Brasileiro, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.  Atualmente, o canil da PMMT possui sete animais e quatro operadores para atuar em todo o Estado. 

Greyce Lima | Secom-MT

Hospitais filantrópicos estão isentos de ICMS da energia elétrica até 2024

0
Lorrana Carvalho | Sefaz/MT

Os hospitais filantrópicos classificados como entidades beneficentes de assistência social estão isentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente no fornecimento de energia elétrica até 2024. Ao todo, são 13 unidades de saúde de oito cidades mato-grossenses que recebem o benefício fiscal.

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) já isenta a cobrança do ICMS há cinco anos, com a devida aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), como forma de melhorar o serviço de saúde do Estado e garantir que as áreas essenciais à população sejam priorizadas.

O novo período de vigência do benefício consta no Decreto nº 1.178, publicado na edição extra do Diário Oficial de terça-feira (30.11). A publicação tem como objetivo atualizar no Regulamento do ICMS a isenção do tributo, que já estava aprovada por lei estadual e Convênio ICMS do Confaz.

O decreto inseriu ainda o Hospital Pró Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, de Cáceres, na lista de lista das unidades que são beneficiadas com a isenção do ICMS da energia elétrica. Além dele, estão isentas as seguintes entidades:

  • Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá
  • Hospital Beneficente Santa Helena (Cuiabá)
  • Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia (Cuiabá)
  • Associação Pro Saúde do Parecis (Campo Novo do Parecis)
  • Fundação Luverdense de Saúde (Lucas do Rio Verde)
  • Associação Beneficência Poconeana (Poconé)
  • Sociedade Hospitalar São João Batista (Poxoréo)
  • Associação Espírita Beneficente Paulo de Tarso (Rondonópolis)
  • Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis
  • Fundação de Saúde Comunitária de Sinop
  • Instituto Lions da Visão (Cuiabá)
  • Sociedade Beneficente São Camilo (Cáceres)

A isenção do ICMS da energia elétrica das entidades filantrópicas é definida por percentuais, publicados pela Sefaz, com um limite mensal de R$ 100 mil. Os valores são estipulados conforme as condições previstas no Decreto 1.178 e, também, no Convênio ICMS 19, de 08 de abril de 2016.

De acordo com a Sefaz, as instituições de saúde filantrópicas que não estão contempladas pela legislação podem solicitar o benefício via sistema e-Process, disponibilizado no site da secretaria, utilizando o modelo “Regime Especial/Pedido de Termo de Acordo”. O requerimento deve ser direcionado à Unidade de Política Tributária Estadual (UPTE) com documentos como atos constitutivos da entidade, demonstrativos contábeis e procuração.

O processo será analisado e, posteriormente, encaminhado ao Confaz para autorização. É importante ressaltar que por se tratar de benefício fiscal, que isenta a cobrança do ICMS, é necessário a aprovação do Conselho. Portanto, as instituições de saúde filantrópicas somente vão fruir da isenção após a autorização e publicação das legislações.

Lorrana Carvalho | Sefaz/MT

Sorriso reitera necessidade de mais um delegado para a PJC

0

A vinda de um terceiro delegado já foi solicitada junto ao Estado

Por meio do ofício n.º 452/2021, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reitera ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a necessidade de mais um delegado da Polícia Judiciária Civil (PJC) para o Município.

“Já apontamos esta necessidade ao Governo do Estado em outras oportunidades e cremos que este pedido será atendido, da mesma forma que já é realidade a Patrulha Rural para nossa Polícia Militar”, comenta o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, acrescentando que o diálogo com o Estado também tem sido pautado pela necessidade de mudança do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) para uma área afastada do centro da cidade.

Especificamente sobre a PJC, a união entre Prefeitura e Ministério Público Estadual (MPE) garantiu a edificação de um novo prédio para a delegacia, na Avenida Los Angeles. Planejado para ser executado em etapas, em uma área doada pelo Município, devem ser investidos cerca de R$ 3 milhões para deixar o empreendimento 100% pronto.

Neste montante, entraram R$ 890 mil em recursos viabilizados pelo MPE de um Termo de Ajustamento de Conduta aplicado à Usina Hidrelétrica Sinop, e mais R$ 400 mil em recursos próprios, valores que já foram investidos na primeira etapa. Os três módulos perfazem uma área total de 1.150 m², onde serão realizados os serviços ordinários e especializados de investigação policial. Um destes serviços é justamente o atendimento às vítimas de violência doméstica. Para tanto, o Núcleo de Atendimento a estas vítimas contará com um acesso independente.

“A primeira etapa já está concluída e permite seu funcionamento, até que os dois blocos restantes possam ser finalizados ”, destaca Moura, acrescentando que obra da delegacia está sendo continuada por meio de outro TAC, em que uma empresa assumiu, perante o MPE, a obrigação de concluir o empreendimento.

O prefeito ressalta a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela PJC em Sorriso, que conta com dois delegados. “É um trabalho louvável, focado em resolutividade, com uma demanda grande de um Município que cresce a uma média de 10% ao ano, e, não podemos esquecer, nossa delegacia também atende municípios vizinhos, portanto, mais um delegado é mais que necessário em Sorriso”, justifica. 

Texto: Nádia MastellaFotos: Rômalo Bessa

Sorriso tem aumento de 84% nos casos positivos de HIV/AIDS

0

Dezembro é vermelho. E por um motivo muito especial. Porque é o mês oficial da campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS, instituído pela Lei 13.504/2017. Em Sorriso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) preparou quatro momentos para discutir o tema com a população. Na próxima terça-feira (7), a coordenadora do SAE, Michelle Saldanha e a equipe estarão no PSF Anézia Biazin, para a realização de palestras, prestação de informações e realização de testagem rápida. No dia 8, o mesmo trabalho será realizado no Nova Integração, a Upinha da Região Leste; já no dia 14 o encontro será no PSF Centro Sul e no dia 16 no PSF Jandira Soares, do Rota do Sol. Em todos os locais as atividades terão início às 17 horas e seguirão até às 21 horas.

Michelle explica que essa é uma forma de ir até a população. “Nesse ano não iremos realizar campanha no SAE; optamos por ir até os PSFs em regiões estratégicas para ofertarmos os serviços de uma forma cada vez mais próxima da população”, explica.

Outra novidade é o atendimento em horário noturno, o que possibilitará que toda a população procure os PSFs. “É uma forma de contemplar quem trabalha o dia todo e não tem como procurar atendimento em horário comercial”, reforça.

A coordenadora salienta que inicialmente o público-alvo preferencial é formado por homens. “Eles relutam muito em procurar ajuda médica, em realizar exames”. Mas, as atividades estarão abertas para toda a comunidade “mulheres, jovens com mais de 18 anos também podem e devem procurar o atendimento”, completa.

Além dos PSFs também serão realizadas palestras em empresas, tanto para funcionários como para o setor de Recursos Humanos para destacar direitos de pessoas soropositivas. “Pessoas soropositivas não podem ser trocadas de setor por preconceito ou ainda demitidas por enfrentarem a doença. Seus direitos precisam ser conhecidos e respeitados,” lembra.

Durante todo o mês, carca de 500 testes rápidos serão ofertados nos PSFs e empresas. “Além disso, há a testagem diária no próprio SAE”, diz Michelle.

Dados de Sorriso

Hoje Sorriso oferta tratamento gratuito para 460 pacientes positivos para HIV/AIDS com faixa etária de 18 anos até acima de 60 anos. De 1º de janeiro de 2021 até o momento, 72 pacientes testaram positivo; um crescimento de 84,61% em relação à 2020 quando 39 pessoas haviam testado positivo. Nesse ano, a maioria dos casos positivos são de pessoas de 18 a 42 anos de idade.

Michelle frisa que um dos fatores que talvez explique o aumento de casos em 2021 é justamente a pandemia da covid-19. Como os sintomas das enfermidades são parecidos com febre alta, dor de garganta e diarreia, tardou-se o diagnóstico. “Inicialmente esses pacientes pensaram estar com covid-19 e demoraram a nos procurar”, destaca.

Vale lembrar que os exames tanto para HIV; hepatites B ou C e sífilis precisam ser incluídos aos hábitos de rotina. “Principalmente para quem tem uma vida sexual mais ativa a recomendação é fazer a cada seis meses o teste”, ressalta. Os quatro exames são ofertados pelo SAE. A coordenadora reforça outra dica: a importância do uso de preservativo em relações sexuais. “Esse é um método eficaz de se prevenir contra qualquer DST (Doença Sexualmente Transmissível)”, pontua.

E ainda, quem tiver qualquer dúvida ou suspeita de uma das quatro enfermidades, pode procurar atendimento diretamente no SAE no horário das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde. O SAE fica na Avenida Porto Alegre, bem próximo à UPA.

Assessoria Prefeitura