Sábado,27 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 671

Sorriso: Damiani cobra do Detran mais agilidade nos testes para a 1ª CNH e mudança de categoria

0

Segundo Damiani, algumas pessoas estão reclamando devido a demora dos testes

Na manhã desta sexta-feira (10), o presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani (PSDB), recebeu o chefe da 37ª Ciretran de Sorriso, Edson Carlos de Carvalho e cobrou mais agilidade nos testes da primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e na mudança de categoria.

Segundo Damiani, algumas pessoas estão reclamando devido a demora dos testes, porém, o chefe da 37ª Ciretran adiantou que devido a pandemia os testes se acumularam, mas ao contrário dos outros anos, que eram feitos a cada dois meses, agora, estão sendo realizados uma vez por semana, todas as sextas-feiras.

“Fizemos mais testes neste ano do que nos dois últimos anos. Na nossa lista, em torno de 150 pessoas devem estar na espera e estamos trabalhando para poder atender todos que estão aguardando”, explicou o chefe da 37ª Ciretran.

Texto: Amália FernandesFotos: Elielton Blasius

Sorriso: Wanderley Paulo destina R$ 206 mil de emenda impositiva para auxiliar na saúde

0

A emenda impositiva veio ajudar os trabalhos dos parlamentares

Na 44ª Sessão Ordinária, os vereadores votaram o orçamento municipal para o exercício de 2022. Junto com esse importante projeto, os legisladores também aprovaram suas emendas impositivas destinadas a várias instituições no próximo ano.  O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) indicou valores e como o Executivo deve utiliza-lo.

O parlamentar explicou que do valor de R$ 430 mil no qual ele tem direito, dividiu o montante para áreas da saúde, assistência social, entidades filantrópicas e secretaria de obras. “ Tentamos contemplar com esse dinheiro algumas das necessidades básica de nossa população”.

Para a saúde Wanderley Paulo destinou R$ 206 mil reais, sendo R$ 100 mil para a aquisição de uma van odontológica, R$ 47 mil para o Centro de Especialidade Odontológica – Ceo- usar na fabricação de prótese dentaria e R$ 59 mil para confecção de óculos de grau em parceria com o Lions Club, através do Projeto Lions Boa Visão

Para secretaria de obras foi destinado 50 mil para instalação de iluminação pública no campo de futebol do bairro Nova Aliança.

 Já na área assistencial foi destinada pelo parlamentar de R$ 174 mil, alocando R$ 18 mil para a Associação de pais e Amigos do Excepcionais – Apae, R$ 50 mil para o Lar São Francisco que atende crianças de baixa renda em projetos sociais, R$ 50 mil para Casa de Apoio Santa Maria, R$ 12 para a Assistência Social Evangélica Dorcas e R$ 44 mil para utilizar na doação de gás de coxinha para famílias de baixa renda através do programa Vale Gás no qual o parlamentar é autor da indicação.

“Essa é a forma legal de um vereador ajudar com a destinação de recurso, então, sensível com esse momento de crise, em que os gastos na saúde são muitos, eu estou aqui destinando R$ 206 mil da minha emenda impositiva para ajudar principalmente na saúde e atender a população” destacou o vereador.

Wanderley disse ainda que, “ a emenda impositiva veio ajudar os trabalhos dos parlamentares, pois diariamente recebemos reivindicação e agora podemos estar alocando recursos nos setores que sabemos serem de extrema necessidade. Destaco nesse momento a emenda para implantação do Vale Gás, queremos tranquilizar os pais e mães de família que nesse momento de crise financeira do país precisam de uma ajuda extra para arcarem com suas obrigações. Queremos promover com o montante destinado para a confecção de próteses que nossos idosos e pessoas carentes possam a voltar a sorrir, pois um sorriso bonito é o sonho de muitos”, pontuou .

EMENDA IMPOSITIVA

O Projeto de Emenda Impositiva visa resguardar a participação do Poder Legislativo na elaboração das políticas públicas. Se por um lado cabe ao Poder Executivo buscar aumentar a arrecadação, promover o necessário equilíbrio fiscal e buscar meios para tornar o setor produtivo do Município de Sorriso o mais competitivo possível, de outro, se faz importante que as Emendas Parlamentares, de caráter estruturante (obras e equipamentos), compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias, tenha sua execução obrigatória vinculada a um percentual da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.

Anualmente, o Poder Executivo envia ao Poder Legislativo um Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), com toda a programação orçamentária do Estado para o exercício financeiro seguinte. Essa proposta consiste em um conjunto de ações, agrupadas em programas, que contemplam os montantes previstos para os gastos nas diversas áreas de atuação estatal.

Texto: Claudia Sarubo

Sorriso registra menor número de “novos casos” nesta última semana epidemiológica

0

No intervalo entre os dias 2 e 9 de dezembro, Sorriso registrou 24 novos casos de Covid-19. Sim. A 49.ª semana epidemiológica do ano representa o melhor resultado de 2021, com 10 casos a menos que a semana anterior, que fechou com 34 novas contaminações pelo Sars-CoV-2.

Os dados do Boletim Epidemiológico de ontem (9), visto que as semanas epidemiológicas são sempre fechadas às quintas-feiras, também traz o número de 14 ativos. Destes, cinco internados em UTI. Os nove restantes, sem a necessidade de internação. E o que isso quer dizer? Que, ao mesmo tempo em que o número de vacinados sobe, o número de contaminados cai.

 “Destas cinco pessoas internadas na UTI, quatro não tomaram nenhuma dose de vacina, e uma tem apenas uma dose “, destaca o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, reforçando  que a vacina continua disponível e ela é ferramenta indispensável para o controle da Covid-19. “Lembrando que continuar usando máscara e mantendo o distanciamento seguem como medidas igualmente necessárias”, complementa o gestor.

Texto: Nádia Mastella

Sorriso registra 10 ativos para a Covid-19

0

Mesmo com a queda de casos, Prefeitura mantém serviço para atendimento especializado

Um índice de cura de 98,67%. Sorriso registra nesta sexta-feira (10), o número de 10 pessoas com o Sars-CoV-2, o novo coronavírus, ativo no organismo. Ao todo, 18.653 sorrisenses contraíram Covid-19 e 18.406 já estão curados. Lamentavelmente, 237 pessoas não resistiram à infecção e morreram em decorrência do vírus. “O alto índice de cura é um alento e um incentivo para nossas equipes, mas somos igualmente solidários a todas as famílias, aos amigos, aos colegas que choraram, que choram e que ainda vão sentir a ausência dos que foram levados por esta doença”, destaca o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro.

Das dez pessoas “ativas” para a Covid-19, cinco estão na UTI. Destas, quatro não tomaram nenhuma dose de vacina para evitar a Covid-19 e uma tomou somente uma dose do imunizante. “Vacina salva sim, e, mesmo que a pessoa venha a pegar a doença, certamente será de maneira mais branda”, reforça o gestor, acrescentando que é indispensável manter o esquema vacinal completo.

Mesmo com a redução exponencial de novos casos, e o alto índice de curados, o trabalho para combater o vírus segue ativo. O Hospital Municipal de Campanha, agora no prédio do PSF Central, bem em frente à Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, continua com equipes à disposição todos os dias, das 7h às 19 horas.  Orientações sobre a Covid-19 podem ser obtidas pelo 150, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

Texto: Nádia MastellaFotos: Decom

Sorriso: Ar condicionado pega fogo e espalha chamas para cadeiras na Igreja Batista

0

Na última quinta-feira (09), um incêndio de pequenas proporções ocorreu na Igreja Batista em Sorriso.

Segundo informações, as chamas teriam se iniciado em um ar condicionado, onde assim se espalhou para algumas cadeiras que estavam próximas.

Para conter o incêndio, uma janela lateral foi quebrada, onde com técnicas, os bombeiros extinguiram as chamas.

Não houve feridos, apenas danos materiais.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Gestante é agredida com chutes na barriga por irmã após discussão

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Polícia uma gestante de 19 anos para narrar que foi agredida pela irmã após discussão.

Segundo a jovem, durante a discussão, tal qual ocorrida por motivos não informados, a suspeita de 21 anos derrubou a vítima, segurou seu braço, lhe deu socos e chutou sua barriga.

Dessa forma, a vítima denúncia a suspeita e diz ter medo que algo tenha acontecido com o bebê.

MT NOTÍCIAS

Rota do Oeste devolve BR-163 para o controle do governo

0

Após fracassar a tentativa de substituição do controle acionário da Rota do Oeste para a administração da BR163/MT, a própria concessionária decidiu entregar a rodovia para o governo federal. O pedido para uma devolução amigável foi protocolado nesta quinta-feira à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Segundo a empresa que é controlada pelo grupo Odebrecht, a devolução da rodovia mesmo sem concluir o que estava previsto na concessão, estaria respaldada por lei federal.

O objetivo da Rota do Oeste, segundo o seu comunicado, é garantir a prestação de serviços nos 850,9 quilômetros de extensão sem prejuízo aos usuários, até que o governo federal realize uma nova licitação da concessão.

A empresa assumiu a concessão das BRs-163/364 no Estado em março de 2014, para duplicar 453,60 quilômetros em 5 anos. Decorridos 7 anos, a Rota do Oeste conseguiu ampliar a capacidade de tráfego em 120 km, desde a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, cumprindo 26,4% da obra prevista.

O trecho rodoviário sob concessão da Rota do Oeste abrange a divisa com Mato Grosso do Sul até o município de Sinop, no entroncamento da BR-163 com a MT-220.

Diante do não cumprimento, a ANTT chegou a receber uma proposta de Consórcio para assumir majoritariamente o controle da Rota do Oeste.

Entre as empresas que compuseram o Consórcio estava a MTSUL de Cuiabá e a holding Simpar, ligada ao fundo de investimento JSL (Júlio Simões). Porém, o governo federal rejeitou a proposta em outubro, abrindo o processo de caducidade.

Na justifica da proposta de devolver a BR-163/MT, a empresa afirma que desde 2016 buscava alternativas para conseguir retomar o cronograma de duplicação previsto no contrato, após o recuo do BNDES em conceder o financiamento de longo prazo ao projeto.

A não concessão do financiamento, entre outros impactos econômicos decorrentes das crises sucessivas no país, foi uma condição imposta à maioria das participantes do terceiro lote das concessões federais, do qual o trecho mato-grossense da BR-163 faz parte.

‘Todas as concessões deste lote, firmadas naquele ano de 2014, foram afetadas de alguma forma pelas crises que se sucederam, trazendo impactos negativos também em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Brasília, Tocantins e Goiás’, afirma o diretor-presidente da Rota do Oeste, Júlio Perdigão.

Serviços garantidos 
Com o enquadramento da empresa na Lei federal 13.448, a Rota do Oeste seguirá prestando serviços e obras necessários para garantir um tráfego fluido e seguro. A continuidade de prestação de serviços é fundamental para garantir que não haja perda ou deterioração dos cerca de R$ 1,8 bilhão investido pela concessionária ao longo dos últimos anos em manutenção, suporte operacional e obras de duplicação.

Fonte: GAZETA DIGITAL

Novos caminhões vão reforçar o combate aos incêndios florestais em 2022

0

A entrega de 12 novos caminhões modelo autotanque, adquiridos com recursos de R$10 milhões do Governo de Mato Grosso, por meio do Programa Mais MT, serão destinados para as Unidades Regionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para reforçar o trabalho das equipes no combate aos incêndios nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, durante o intenso período de estiagem em 2022.

Conforme o plano técnico definido pela Diretoria de Administração Institucional do CBMMT, 11 Unidades Operacionais da corporação serão contempladas com um caminhão autotanque, além do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

São veículos zero quilômetro, com recurso tecnológico de combate aos incêndios, bomba que permite o rápido enchimento do tanque, com capacidade para armazenar e transportar 10 mil litros d’água, em apenas 30 minutos.  Além disso, possui tração 4×4, que garante força para que o veículo tenha excelente desempenho em solo irregular, podendo chegar em locais de difícil acesso. Outro importante recurso é o canhão para o lançamento d´água diretamente nas chamas mais distantes.  

O comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges, destacou que essa aquisição “realizada pelo Governo de Mato Grosso chega para fortalecer a nossa estrutura, dando mais eficiência aos trabalhos em cada uma dos Comandos Regionais dos bombeiros no Estado”.

Além do combate aos incêndios florestais, os novos caminhões também podem ser usados pela corporação para atendimento nas ocorrências de incêndios na zona urbana.

Carlos Celestino | Secom-MT

Gefron apreende quase 200 quilos de entorpecentes e recupera veículo; prejuízo ao crime ultrapassa R$ 4 milhões

0

Em três ações distintas, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta quarta-feira (08.11), 195 quilos de entorpecentes, em Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá). Os agentes ainda recuperam um veículo com registro de boletim de ocorrência no Estado de São Paulo. O carro foi localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá). Somando as ocorrências, o prejuízo ao crime ultrapassa R$ 4,4 milhões. As ações ocorreram em região de fronteira com a Bolívia.

A primeira apreensão ocorreu às 7h30, no Posto Matão, em Pontes e Lacerda, durante abordagem a um ônibus VW/Marcopolo Viaggio R, modelo G7 900, de cor bege, que faz a linha na zona rural do assentamento Triunfo até o município.

Durante vistoria, foi encontrado um compartimento no bagageiro com 86 tabletes de pasta base de cocaína. Os agentes deram voz de prisão ao motorista do veículo, após ele confirmar que era o proprietário do entorpecente. O suspeito e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município. O prejuízo ao crime dessa ocorrência é de R$ 1.750,300.

Já a segunda ocorrência foi registrada às 15h30, ainda em Pontes e Lacerda, onde os agentes do Gefron flagraram três motociclistas trafegando em alta velocidade na MT-473. Ao tentar fazer abordagem, os suspeitos não obedeceram a ordem de parada e fugiram para um pasto, porém acabaram sendo detidos.

Durante vistoria os policiais encontraram 100 tabletes de cloridrato de cocaína nos veículos. Os suspeitos não disseram qual a origem da droga, mas confessaram que a carga seria entregue em Pontes e Lacerda.

Gefron apreende quase 200 quilos de entorpecentes e recupera veículo; prejuízo ao crime ultrapassa R$ 4 milhões Mato Grosso Sorriso Mato Grosso
Gefron apreende quase 200 quilos de entorpecentes e recupera veículo; prejuízo ao crime ultrapassa R$ 4 milhões Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Nesta ação, foram apreendidas três motocicletas modelo Honda/NXR 150 Bros ESD, prata, Honda/NXR 125 Bros ES, vermelho e uma Honda/CG 150 Titan KS, também vermelha. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. O prejuízo ao crime é de R$ 2.672.750,00.

Veículo recuperado

Ainda nesta quarta, os agentes do Gefron recuperam um veículo Fiat Argo, em Vila Bela de Santíssima Trindade durante patrulhamento na MT-199. Após abordagem e checagem via Centro de Operações do Gefron, foi constatado que o veículo possui um boletim de ocorrência de apropriação indébita no município de Santo André, no estado de São Paulo.

O veículo e o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil do município para registro da ocorrência. O prejuízo ao crime é de R$ 60 mil.

Wellyngton Souza | Sesp-MT

Policiais ambientais da PM fecham garimpo ilegal em Peixoto de Azevedo

0

Policiais militares do 4º Curso de Policiamento Ambiental fecharam um garimpo ilegal, nesta quarta-feira (08.12), no município de Peixoto de Azevedo. Um homem foi preso e oito armas de fogo, 151 munições e máquinas foram apreendidas. 

Durante a fiscalização no “Garimpo do Gavião” os policiais encontraram várias pessoas trabalhando, máquinas e equipamentos em plena atividade. Na checagem, os policiais constataram algumas irregularidades na área do licenciamento, três escavadeiras mecânicas, cinco tratores de esteira e dois conjuntos de motor bomba.

Os policiais identificaram também três pessoas nas proximidades do alojamento, duas delas foragiram para uma região de mata. O terceiro suspeito foi contido pela PM. Os policiais apreenderam sete espingardas de diversos calibres, uma pistola Taurus G2C 9 milímitros com 03 carregadores, uma mira holográfica marca Rossi e 151 munições.

O suspeito foi preso e conduzido à Delegacia por posse irregular de arma de fogo. Um auto de infração e relatório técnico da fiscalização ambiental foi lavrado posteriormente após mais consultas nos sistemas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.   

Greyce Lima | PMMT