Sexta-feira,26 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 665

Sinop: Quatro pessoas são mortas a tiros dentro de casa

0
VISÃO NOTÍCIAS

Quatro homens foram mortos na noite desta quinta-feira (16/12) vítimas de disparos de arma d fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta quinta-feira (16) por populares que ouviram os tiros.

A chacina ocorreu em uma residência na Rua Celina Dias, no Jardim José Adriano Leitão. Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram as vítimas dentro de um quarto.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou os homens todos mortos. Eles estavam juntos e em alguns corpos foram identificados os tiros que acertaram a cabeça e costas.

Ninguém soube repassar informações de quem teria efetuado os disparos e como teriam acesso à casa.

A Perícia criminal está sendo aguardada para analisar o local.

Uma informação repassada aos policiais relata que quatro suspeitos entraram na casa, dois na frente e dois invadiram por trás e foram até o interior.

Já na casa, as quatro vítimas foram separadas pelos assassinos antes de serem mortas. 

Segundo o tenente Assis, a confirmação das pessoas a serem mortas veio atrás de fotos. “Na casa estavam além das vítimas, crianças e mulheres. Eles separaram os homens e efetuaram os disparos acertaram em diversas partes do corpo”, concluiu o tenente.

O caso vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

VISÃO NOTÍCIAS

Governo concede 7% de RGA aos servidores a partir de janeiro de 2022

0
Palácio Paiaguás - Foto por: Rodolfo Perdigão/Secom-MT

Os servidores ativos e inativos do Estado vão receber, a partir de janeiro de 2022, o pagamento de 7% da Revisão Geral Anual (RGA) sobre suas remunerações. O Projeto de Lei 1218/2021, de autoria do Governo de Mato Grosso, foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais nesta quinta-feira (16.12) e vai a sanção do governador Mauro Mendes.

A partir da Lei aprovada, o benefício será pago aos servidores efetivos, comissionados, civis, militares, ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo.

“Agradeço aos deputados pela aprovação desse importante projeto aos servidores. A nossa gestão, com o apoio da Assembleia, tomou as medidas necessárias para que hoje possamos ter condições de pagar não só salário dentro do mês trabalhado e 13° em dia, mas também a RGA em percentual acima da previsão da LDO”, afirmou o governador.

A Mensagem do Executivo aprovada pela Assembleia nesta quinta-feira antecipa, ainda, a data-base do aumento que seria dado no mês de maio para janeiro de 2022, quatro meses antes do previsto.

Conforme a matéria, o reajuste de 7% se estende aos servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas dos demais Poderes e Órgãos Autônomos. A revisão será calculada com base no subsídio vigente no mês de dezembro de 2021.

O Projeto de Lei que institui a RGA dos servidores do Estado também alcança todos os atuais servidores ocupantes de cargos comissionados do Poder Executivo, nos mesmos percentuais de reajuste aplicados aos cargos efetivos aos anos de 2015 a 2018.

A reposição será paga conforme ato normativo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Estado condena empresa ao pagamento de R$ 4,6 milhões em multa e ressarcimento

0
Processo de responsabilização foi instaurado em 2017 pela CGE e Seplag - Foto por: Ligiani Silveira - CGE/MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) aplicaram multa de R$ 2.306.153,31 à empresa JVA Logística Transporte de Carga e Armazéns Ltda por fraude à licitação (Pregão Presencial nº 051/2013/SAD) e aos contratos oriundos da adesão à Ata de Registro de Preços nº 036/2013. Também foi determinado à empresa o ressarcimento de outros R$ 2.306.153,31 ao Poder Executivo do Estado de Mato Grosso pelo recebimento de serviço com valor superfaturado.

A multa e o ressarcimento decorrem da conclusão de processo administrativo de responsabilização instaurado no ano de 2017 com fundamento na Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/2013), Lei de Licitações (Lei Federal nº 8.666/1993) e Lei do Pregão (Lei Federal nº 10.520/2002). O extrato da decisão foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16.12).

Além da multa, a empresa foi sancionada com impedimento de contratar com o Estado Mato Grosso pelo prazo de cinco anos, declaração de inidoneidade pelo prazo de dois anos e publicação extraordinária da decisão condenatória em meios de comunicação de grande circulação, em sua própria sede e em seu site institucional, caso possua.

No processo, ficou comprovado que a empresa apresentou, à então Secretaria de Estado de Administração – SAD (atual Seplag), dois atestados de qualificação técnica falsos para comprovar experiência e capacidade para desempenhar o objeto do Pregão Presencial nº 051/2013/SAD, de prestação de serviços de armazenamento e logística, seguro de carga/estoque, gestão eletrônica de entrada, histórico diário de estocagem e saída de mercadorias/produtos. A apresentação dos atestados contribuiu para que a empresa vencesse o certame pelo valor de R$ 8.838.000.

Na apuração, também ficou comprovado que a empresa realizou “jogo de planilha” na proposta final do preço, levando ao sobrepreço e a posterior superfaturamento de R$ 2.328.331,7 na execução dos contratos oriundos da adesão das secretarias de Estado de Saúde (SES), de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) à ata de preços (nº 036/2013) originária do pregão, entre os anos de 2013 e 2015.

A instauração e a instrução processual foram fundamentadas na Recomendação Técnica nº 0382/2014 e no Relatório de Auditoria nº 0047/2017, elaborados pela própria CGE, e em inquérito civil público da 36ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público Especializada em Licitações e Contratos. A instrução processual também teve oitivas de testemunhas arroladas pela defesa e pela comissão processante.  

Absolvição

No processo administrativo de responsabilização, as empresas Miramed Comércio e Representações Ltda e Gráfica Print Indústria e Editora Ltda foram absolvidas por causa da inexistência de vínculo jurídico com o Poder Executivo Estadual decorrente da licitação ou dos contratos.

O processo administrativo para apuração de responsabilidade foi conduzido por comissão processante formada por um auditor da CGE e dois servidores da Seplag.

Confira AQUI a Portaria Conjunta nº 249/2021/CGE-COR/Seplag, com o extrato da decisão.

Ligiani Silveira | CGE-MT

Sema desmonta acampamento ilegal e aplica multa de R$ 50 mil por crime ambiental

0
peração da Sema na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt - Foto por: Sema-MT

Em uma ação de monitoramento, fiscalização e proteção realizada na última sexta-feira (10.12), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Polícia Militar, apreendeu uma caminhonete, desmobilizou um acampamento e aplicou R$ 50 mil em multas por crime ambiental. A operação aconteceu na Unidade de Conservação Parque Estadual Serra Ricardo Franco, localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a oeste de Cuiabá).

Na propriedade, agentes da Sema flagraram a abertura de uma estrada com acesso a um curso de água, que se estende até a fronteira internacional do Brasil com a Bolívia e constataram a presença de um acampamento, com barracas e utensílios de camping, produtos alimentícios e uma caminhonete.

Após realizarem uma varredura no local, a equipe comprovou a ilicitude das atividades, que estão em desacordo com a legislação ambiental e identificaram o suspeito responsável pela área rural.  Além disso, foi detectada a reincidência do crime ambiental, uma vez que a área já havia sido embargada anteriormente pelo órgão fiscalizador competente.

A operação ocorreu em parceria com a Polícia Militar de Chapada dos Guimarães e resultou na apreensão da caminhonete Toyota Hilux, desmanche do acampamento ilegal e aplicação de R$ 50 mil em multas por causar dano às Unidades de Conservação e violação das normas que regem sobre a proteção e recuperação ambiental. O boletim de ocorrência foi confeccionado para que sejam tomadas as medidas penais cabíveis.

Sema desmonta acampamento ilegal e aplica multa de R$ 50 mil por crime ambiental Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

O Parque Estadual Serra Ricardo Franco é uma área de proteção integral, com 158 mil hectares do Bioma Amazônia.

Veículo aprendido na Operação da Sema na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt
Créditos: Sema-MT

Denuncie crimes ambientais

É possível realizar denúncias relacionadas a crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT

Sabrina Ventresqui | Sema-MT / Com supervisão de Lorena Bruschi

Sorriso: Mulher cai em golpe de PIX e suspeito manda foto de cela e diz estar preso

0
ILUSTRATIVA

Uma mulher de 35 anos compareceu na Delegacia de Sorriso para narrar que caiu em um golpe após entrar em um grupo do WhatsApp com o intuito que ganhar PIX.
Conta a vítima que após tomar conhecimento da suposta oportunidade, sendo a mesma que poderia ganhar um PIX de juros gerados, o comunicante realizou um PIX inicial de R$150,00 para uma conta.

Segundo a vítima, depois da transferência, a mesma cobrou o suspeito para quem havia passado o dinheiro, porém, o mesmo disse que estava preso, mandou foto da cela e disse que o comunicante havia caído em um golpe.

A polícia investiga.

MT NOTICIAS

Sorriso: Vigilante de hospital é denunciado ao ameaçar vítima de mexer com “sua mulher”

0
ILUSTRATIVA

Procurou a Delegacia no último dia 15 um homem para narrar que está sendo ameaçado por um vigilante de um Hospital, onde o mesmo diz que a vítima esta “mexendo com a mulher dele”.

Conta a vítima de 37 anos que o vigilante disse que iria lhe matar e deferiu as seguintes palavras “sei que é tu alejado que mexeu com a minha mulher”, onde assim, o comunicante afirma que após a situação, quatro carros estavam te perseguindo na rua e um rapaz o havia apontado.

Diante da narrativa a vítima pede providências.

MT NOTICIAS

Sorriso: Suspeito invade quintal, tira foto e ameaça vítima de morte

0

Compareceu na delegacia uma mulher de 25 anos para denunciar que um individuo de 41 anos está lhe ameaçando de morte dizendo que quando tiver a oportunidade irá lhe tirar desse mundo.

Conta a moradora do bairro Mario Raiter que o suspeito fica entrando em seu quintal e tirando foto do lugar, onde assim na rua xinga a vítima de “vagabunda, que são um bando de noiados”.

A polícia investiga o caso.

MT NOTICIAS

Sorriso: Estudante de 15 anos denuncia colega por importunação sexual e ameaças de morte

0
INTERNET

Procurou a Delegacia da policia uma jovem de 15 anos juntamente de sua mãe para narrar um fato ocorrido no último dia 14.

Conta a jovem que foi vítima de ameaça e importunação sexual por um colega de escola após os mesmos trocarem mensagens.

Segundo a adolescente, a mesma começou a conversar com o suspeito via WhatsApp, onde em determinado momento, o mesmo pediu para que a vítima enviasse fotos nuas e passou a ameaçá-la de morte por suspeitas que a jovem teria delatando-o para a diretoria escolar por estar fumando nas dependências da escola.

Diante da situação, a vítima e sua mãe pedem providencias.

MT NOTICIAS

Sorriso: Mulher cai em golpe ao tentar comprar micro-ondas anunciado

0

 Compareceu na Delegacia da Polícia uma mulher para narrar que caiu em um golpe após tentar comprar um micro-ondas anunciado no Instagram.

Conta a vítima que uma amiga postou em seu Instagram que sua outra amiga estava vendo alguns eletrodomésticos, assim, diante ao interesse, a vítima pediu para sua amiga passar seu contato para a vendedora dos itens.

Em contato com a suspeita, a vítima disse que queria comprar o micro-ondas que estava por R$300,00, assim passou o endereço para entrega e o valor por meio do PIX.
Após o pagamento, a vítima de 34 anos, verificou que a sua amiga postou que a sua conta havia sido clonada e que não era ela que estava anunciando os eletrodomésticos.

Diante da situação, a comunicante procurou a vendedora para qual já tinha pago o valor, mas não houve retorno.

A polícia investiga o caso.

MT NOTICAS

Sorriso: Prefeitura assina TAC para construção de uma Casa Abrigo para menores

0

Também foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta para plano de ação contra a violência nas escolas

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin e a secretária municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, assinaram ontem (15) um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) referente à construção da nova sede da Casa Abrigo – Nosso Lar, unidade que atende crianças e adolescentes vítimas de violência e violação de direitos, por meio do Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente – SAICA.

De acordo com o Termo de Compromisso, também assinado pelas promotoras de justiça, Élide Manzini de Campos e Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides, o Município assume a responsabilidade de utilizar-se do recurso no valor de R$ 130.407,93 que será repassado pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso para a reforma e ampliação do abrigo de crianças e adolescentes. O valor é oriundo de acordos de não persecução cível celebrados em ações judiciais em trâmite na Comarca de Sorriso.

Conforme a Promotora de Justiça, Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides, a medida leva em conta as recorrentes fugas dos institucionalizados do SAICA, especialmente no tocante à necessidade de reformas e reparos na infraestrutura física, à limitação de recursos humanos e a falta de segurança no local. “Atuando na área da Infância, percebemos a necessidade de reforma e ampliação da Casa Abrigo devido aos problemas de fugas e a necessidade de ampliação do local para comportar mais crianças e adolescentes”, disse.

De acordo com o prefeito, o projeto para construção da Casa Abrigo já está pronto e a obra deverá ser licitada no mês de março de 2022, com previsão de emissão da Ordem de Serviço em meados de maio. “Iniciaremos a fase de trâmites legais e burocráticos. Será um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, com recursos próprios já alocados e parceria do Ministério Público que está se prontificando a nos ajudar. Sabemos da extrema necessidade de um local adequado para abrigar crianças e adolescentes e faremos tudo para que isso possa se concretizar”, garantiu Ari. 

“Teremos uma estrutura maior e mais confortável para receber as crianças que vão para o abrigo. O MP tem desenvolvido um excelente trabalho voltado à criança e ao adolescente e essa parceria vem fortalecer o nosso desejo e auxiliar na concretização desse projeto”, frisou Jucélia.

Violência nas escolas

Também foi assinado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta visando a criação de um plano de ação contra a violência nas escolas. O TAC foi assinado pelo prefeito Ari Lafin, a promotora Maisa e os secretários municipais Lúcia Drechsler (Educação e Cultura) e Luis Fábio Marchioro (Saúde e Saneamento).

Segundo a promotora, existe uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público de que os municípios devem atuar nesta ceara, no sentido de elaborar e implementar uma política pública intersetorial destinada à prevenção e ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, em suas mais variadas formas. “Precisamos focar neste tema, pois as crianças retornaram agora para a escola, pós-pandemia, e diversos conflitos estão surgindo. Como forma preventiva estamos assinando este acordo que visa coordenar as diretrizes de atuação nesta área”, justificou.

O Termo de Compromisso frisa a necessidade de criação e manutenção de programas municipais específicos de modo a atender as demandas de políticas de atendimento aos direitos da criança e do adolescente. O documento se embasa na atuação da rede unificada de enfrentamento à violência criada em Sorriso para oferecer atendimento especializado de proteção às crianças, adolescentes, à mulher e aos idosos, com a participação de diversas entidades. “Esses termos têm prazos para diversas fases de execução, mas o mais importante é a organização de todos os integrantes da rede de apoio. Temos envolvimento das secretarias de Saúde e Educação, CMDCA, Conselho Tutelar, para que cada um dentro da sua área atue de forma a combater a violência nas escolas”.

“Buscaremos realizar um trabalho integrado entre a Secretaria de Educação e Cultura, forças de segurança e Secretaria de Estado de Educação para um trabalho efetivo de combate à violência nas escolas. A maior parte das denúncias vem de escolas estaduais, porém sabemos da nossa responsabilidade e vamos atuar no combate. Afinal, todos são munícipes, independente da instituição onde estudam”, destacou o prefeito.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a participação do Ministério Público nesse processo será fundamental. “Sabemos da importância de se criar uma política para prevenir e reduzir o índice de violência no ambiente escolar, com estratégias a serem adotadas para proteger nossas crianças e adolescentes. Iremos intensificar o trabalho na busca de formas de prevenção e combate à violência a partir da atuação do Ministério Público e das secretarias municipal e estadual de Educação”,  salientou a gestora.

Texto: Fabiola OstFotos: Adriano Carneiro