Sexta-feira,26 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 662

Sorriso: Homem é surpreendido com facada na cintura em praça pública

0
ILUSTRATIVA

Na noite do ultimo dia 11, um homem de 30 anos foi esfaqueado na praça da Juventude no Centro de Sorriso por um suspeito conhecido do meio.

Conta a vítima que o suspeito chegou por traz sem ser notado e desferiu uma facada na região da cintura.

Após a situação, a vítima foi andando até o UPA para receber os primeiros socorros, mas foi transferido para o HRS onde passou por uma cirurgia.

A polícia investiga o caso.

MT NOTICIAS

Sorriso: Durante bebedeira, vítima empresta moto para desconhecido e a mesma não é devolvida

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Policia um homem para narrar que teve sua moto roubada após empresta-la para uma pessoa não identificada.

Segundo a vítima, a situação ocorreu no ultimo dia 11 quando estava ingerindo bebida alcoólica na rua tangará, onde assim, em determinado momento foi abordado por um individuo que não conhecia, onde tal qual pedia sua motocicleta emprestada para ir ver sua namorada.

Diante da situação, a vítima de 52 anos emprestou a motocicleta com o intuito de recebe-la até as 22h do mesmo dia, porém até o presente momento, a mesma não foi devolvida.

A polícia investiga.

MT NOTICIAS

Sorriso: Homem é preso após passear com filha e agredir ex com socos

0

 Por volta das 22h45 da última noite (20), a Polícia Militar foi acionada para comparecer em uma residência do bairro Bom Jesus para averiguar um caso de violência doméstica.

Conta a vítima de 21 anos que estava na casa de sua amiga quando seu ex companheiro chegou e pegou sua filha com o mesmo e saiu para passear, onde assim, após 30 minutos voltou para devolver a criança.

Ao retornar para o local, conta a vitima que o suspeito estava alterado, onde assim passou a agredir a jovem com socos e empurrões. O celular da vítima também foi tomado pelo indivíduo.

Diante da situação, a PM foi acionada e informada onde o suspeito residia, onde dessa forma, foi possível encontrar o mesmo e encaminhá-lo para a delegacia.

MT NOTICIAS

Sorriso: Individuo pula muro de 2 metros e tenta colocar fogo em casa deixando fogão ligado

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Polícia Judiciaria Civil uma mulher para narrar que uma pessoa não identificada invadiu sua casa e tentou colocar fogo na mesma.

Conta a vítima de 31 anos que na noite do ultimo dia 18, saiu com seus filhos para comer fora, assim, ficou a noite toda fora de casa e apenas retornou no dia seguinte, onde dessa forma, percebeu que sua residência havia sido invadida.

Segundo a vítima, ao chegar em casa, percebeu que uma janela estava aberta e que alguém não identificado havia invadido a moradia localizada no bairro Mario Raiter pulando um muro de 2m, onde insatisfeito em apenas invadir, o suspeito ligou o fogão e deixou queimar até o gás acabar.

O gás do botijão foi totalmente gasto e devido ao tempo ligado, o fogão cooktop quebrou sua base.

Acrescenta a comunicante que por sorte as chamas não se espalharam para outros lugares, ficando apenas retidas em um pano de prato e a mesa em que estava o fogão.

Diante da situação, a vítima pede providencias sobre o caso.

MT NOTICIAS

Coveiro encontra corpo de homem com crânio esmagado em cemitério

0

Ariel Ferreira Alves, 37 anos, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (20) dentro do cemitério municipal da cidade de Juína (750 km de Cuiabá). O cadáver estava caído entre os túmulos e apresentava lesões do crânio.  Playvolume00:10/01:00TruvidLeia mais

Segundo informações da Polícia Militar, o coveiro chegou durante a manhã para trabalhar e encontrou o corpo do homem. Em seguida, acionou a guarnição.

Quando os militares chegaram no local, isolaram a cena do crime e acionaram as equipes da Polícia Civil e Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) que compareceram para realizar os trabalhos de apuração do caso.  

Após análise preliminar, os investigadores constataram que a vítima apresentava lesões no crânio, possivelmente causadas por objeto contuso ou cortante, e um ferimento no braço esquerdo. Ele estava vestido com uma calça jeans, de botina e sem camisa.

Após a realização de exame preliminar de local de crime, o corpo foi removido para a realização do exame de necropsia. A Polícia Judiciária Civil instaurou um inquérito para apurar o homicídio.

Folha Max

Governo passa a exigir comprovante de vacinação para entrar no Brasil

0
© Cristine Rochol/Ulan/Pool / Latin America News Agency

O governo federal editou norma hoje (20) passando a exigir teste negativo para covid-19 e comprovante de vacinação para viajantes vindos de outras nações que desejem entrar no país por via aérea. As novas regras entram em vigor nesta segunda-feira.

Segundo a portaria interministerial, o comprovante de vacinação é válido com vacinas para combate à covid-19 aprovadas no Brasil, no país onde a pessoa foi imunizada ou das marcas autorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A última dose tem de ter sido aplicada pelo menos 14 dias antes da viagem.

Ainda pelas novas regras, estrangeiros e brasileiros que desejarem vir ao Brasil de avião terão que apresentar comprovante de teste negativo para a covid-19 com duas alternativas: ou um exame de antígeno realizado nas 24 horas anteriores ao embarque ou um PCR feito até 72 horas antes da viagem.

As crianças menores de 12 anos viajando acompanhadas não precisarão apresentar o teste negativo. Já aquelas com idades entre 2 e 12 anos que viajarem desacompanhadas deverão realizar o teste como requisito para a viagem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado a exigência de certificado de vacinação para a entrada no país. A sugestão foi aprovada em novembro.  

Exceções

A norma prevê exceções para a apresentação do certificado de vacinação, como em caso de condição de saúde para a qual a vacinação é contraindicada, pessoas com idades cuja vacinação não foi recomendada e de países com cobertura vacinal baixa, em lista que será elaborada pelo Ministério da Saúde e publicada em seu site.

A portaria abriu brecha para brasileiros e estrangeiros que moram no Brasil e não estejam completamente vacinados, incluindo essas pessoas entre as exceções para a apresentação do cartão de vacinação.

Nessas hipóteses, o viajante deverá fazer quarentena de 14 dias na cidade de destino. Outra exigência para a entrada no país é o preenchimento de um documento com informações denominado declaração de saúde do viajante. As informações das pessoas em quarentena serão encaminhadas aos centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Os tripulantes de aeronaves não precisarão apresentar testes negativos para covid-19. Para esses trabalhadores, a portaria institui um conjunto de protocolos específicos. O governo poderá determinar exceções e tratamentos diferenciados para situações de ajuda humanitária.

Restrições de voos

A portaria também estabeleceu restrição para a vinda de voos com origem ou passagem nos últimos 14 dias pela África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue, nações com maior ocorrência da variante ômicron.

Transporte terrestre

No caso do transporte rodoviário, também passa a ser exigido o comprovante de vacinação nos pontos de controle terrestre, das vacinas aprovadas no Brasil, no país de imunização do viajante ou pela OMS.

As exceções estabelecidas para o comprovante de vacinação no caso dos voos também são válidas para a entrada por rodovias. Foi acrescida a exceção nas hipóteses e cidades-gêmeas, desde que os brasileiros recebam o mesmo tratamento pelo país vizinho.

Também foram excluídos da obrigação os trabalhadores de transporte de cargas, desde que comprovem a adoção de medidas para evitar o contágio e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil – Brasília

Brasil tem 27 casos confirmados da variante Ômicron

0
© Reuters/Direitos Reservados

Balanço divulgado nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 27 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

As infecções foram registradas em São Paulo (16), em Minas Gerais (3), em Goiás (4), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (1) e no Rio de Janeiro (1).

Há ainda, segundo a pasta, sete casos em investigação em Goiás (2) e Minas Gerais (5).

Por Agência Brasil – Brasília

Decreto institui Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio

0
INTERNET / ILUSTRATIVA

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (20) decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF). Em nota, o Palácio do Planalto informou que o plano busca integrar as ações e políticas do governo em diversos setores para combater e prevenir as mortes decorrentes de as vítimas serem do sexo feminino. O decreto será publicado hoje no Diário Oficial da União.

Além de reforçar as políticas nacionais de enfrentamento a todas as formas de feminicídio, o decreto estabeleceu outras metas. O texto prevê a articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre a violência contra as mulheres; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violência contra as mulheres; e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.

Do lado das vítimas, o plano pretende garantir direitos e promover a assistência integral, humanizada e não revitimizadora às mulheres em situação de violência. O plano pretende estender as mesmas ações às vítimas indiretas e aos órfãos.

O plano prevê a articulação entre diversos setores do Poder Executivo (educação, saúde, assistência social, segurança pública), assim como atores do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil. “Por meio da cooperação entre diferentes órgãos e poderes, busca-se garantir a implementação do ciclo completo da política pública e a integralidade das ações de enfrentamento ao feminicídio”, concluiu a nota do Palácio do Planalto.

Por Agência Brasil – Brasília

Sorriso: Vereador Iago Mella direciona emenda impositiva de R$ 60 mil para o Centro Social São Francisco

0

Com essa emenda a entidade conseguirá ampliar ações e atendimentos

O vereador Iago Mella (Podemos), apresentou na sessão da Câmara Municipal de Sorriso, na última quinta-feira, dia 9, o destino de suas emendas impositivas, no valor aproximado de R$ 430 mil. Ao todo, o parlamentar apresentou cinco emendas. Uma delas, no valor de R$ 60 mil foi destinada para o Centro Social São Francisco de Assis que está localizado na Zona Leste do município e realiza trabalhos sociais com jovens e crianças.

Para o vereador o valor desta emenda tem por finalidade a manutenção das atividades da Entidade, onde a mesma atende 150 (cento e cinquenta) crianças e adolescentes de 7 (sete) a 14 (quatorze) anos que residem em torno da Zona Leste. O objetivo é promover o fortalecimento dos vínculos familiares, contribuindo para a prevenção e redução de situações de risco, com atendimentos diários em contra turno escolar.  “ O Centro Social São Francisco de Assis é uma entidade sem fins lucrativos que desempenha um papel importantíssimo junto às crianças e adolescentes da região Leste de Sorriso. Dentre as atividades ofertadas estão às oficinas de capoeira, artes, dança, música, fanfarra, reforço escolar, além de atendimento odontológico oferece ainda café da manhã, almoço, lanche e jantar tudo gratuitamente, com essa nossa emenda sabemos que a entidade conseguirá ampliar ações e atendimentos”, pontuou Iago Mella.

Texto: Claudia SaruboFotos: Elielton Blasius

Sorriso: Celso Kozak destina R$128 mil de emenda impositiva para aquisição de uma unidade odontológica móvel

0

A unidade deverá contar com todos os equipamentos necessários para atender vários tipos de especialidade, desde uma simples obturação até um tratamento de canal

O vereador celso Kozak (PSDB) direcionou parte dos R$ 128 mil de emendas impositivas para à Secretaria de Saúde e Saneamento, com objetivo de aquisição de uma unidade odontológica móvel, para auxiliar na saúde bucal de pacientes das comunidades carentes, entidades filantrópicas, escolas, creches, além de se deslocar para atender pacientes nos distritos e na área rural.

Kozak destacou a importância do município possuir um unidade odontológica móvel.  “ Essa unidade móvel irá atender a população sorrisense distante das Unidades Básicas da Saúde – UBS ou que estão em bairros descobertos. Também tem como objetivo ofertar saúde bucal aos alunos da rede municipal de educação. Esperamos que a unidade odontológica móvel também possa chegar nas comunidades rurais pois, a os trabalhadores que do campo não possuem tempo para virem a cidade em busca de tratamento dentário”, pontuou o vereador.

Segundo o parlamentar a Unidade Odontológica Móvel deverá contar com todos os equipamentos necessários para atender vários tipos de especialidade, desde uma simples obturação até um tratamento de canal.

Texto: Claudia SaruboFotos: elielton Blasius