Sexta-feira,26 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 652

Com previsão de crescimento de 5%, agronegócio deve impulsionar PIB em 2022

0

agropecuária brasileira deve ser a principal engrenagem da economia do país em 2022. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenado pela professora Silvia Matos, projeta que o agronegócio do Brasil deve crescer 5% até o final deste ano.

A boa expectativa para o segmento está atrelada à melhora do cenário hídrico em comparação ao ano passado, quando o Brasil teve a pior crise hídrica e energética dos últimos 91 anos.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do subsistema Sudeste e Centro-Oeste, que representam 70% de toda a geração de energia do país, registraram apenas 16% de sua capacidade em setembro, auge da seca. Para o pleno funcionamento, o ONS aponta que é necessário um volume aproximado de 80%.

“Esse ano a perspectiva é que a questão hídrica aqui no Brasil não atrapalhe tanto como aconteceu em 2021. O setor infelizmente sofreu muito naquele período com a escassez de chuva. Mas agora o cenário é positivo e precisamos enfatizar que, quando esse setor cresce, ele beneficia muitos outros de forma direta e indireta, como o transporte que desloca os produtos dentro do país”, disse a economista da FGV Silvia Matos.

Apesar da boa recuperação da agropecuária, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer menos de 1% em 2022. Setores relevantes para a economia do país, como indústria e construção civil devem registrar resultado modesto neste ano, segundo a pesquisa da FGV.

De acordo com o levantamento, o principal motivo para esse encolhimento é a interrupção da cadeia produtiva por conta da Covid-19 e da falta de insumos.

Um levantamento da Safras & Mercado, consultoria especializada em agronegócio, aponta que o setor agropecuário é responsável, em média, por 20% do PIB.

O especialista da consultoria, Luiz Fernando Gutierrez Roque, afirma que a produção de soja é o negócio mais lucrativo para a agropecuária brasileira. Ele explicou à CNN os motivos que fizeram com que o insumo não fosse atingido pela crise hídrica.

“A soja é o principal negócio do agro. O grão teve uma exportação recorde em 2021 de 86 milhões de toneladas que foram para o exterior. O produto não foi afetado pela falta de chuva. Isso porque a crise hídrica foi mais forte no segundo semestre de 2021, momento que a soja já está sendo colhida. Para esse produto a gente precisa de chuva só nos primeiros meses do ano. Então no momento que a gente precisava de água, tivemos”, destaca.

O setor agropecuário é responsável por 10% de todos os empregos brasileiros, segundo os dados mais atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o setor de serviços, outro segmento com destaque para 2022, representa aproximadamente 70% das vagas no país. Essa atividade tem previsão de crescimento aproximado de 1,4% até o final deste ano, e também terá papel importante no resultado positivo do PIB.

Por fim, a pesquisa da FGV aponta que o setor de TI, responsável pela segurança da informação na internet, teve crescimento recorde durante a pandemia, momento que o trabalho remoto foi adotado.

Segundo a pesquisa, nos últimos 10 anos, o segmento teve uma alta de 140% no faturamento. E a previsão é que o setor continue crescendo.

“Esse segmento de TI se mostrou Imune a qualquer adversidade e, durante a pandemia, se beneficiou bastante, já que home-office cresceu muito e as pessoas precisaram de maior auxílio nas questões tecnológicas. A partir do momento que a interação social é reduzida, as pessoas passam a utilizar mais as tecnologias”, finalizou a professora da FGV, Silvia Matos.

Lucas Janoneda CNN

Contribuição do MEI subirá para R$ 60,60 em fevereiro

0
Economia, Moeda Real,Dinheiro, Calculadora © Marcello Casal JrAgência Brasil

A partir de fevereiro, os cerca de 13 milhões de microempreendedores individuais (MEI) registrados no país pagarão R$ 60,60 para contribuírem com a Previdência Social. O aumento, de 10,18%, segue o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1,1 mil para R$ 1.212 em 1º de janeiro.

O reajuste valerá apenas para os boletos com vencimento a partir de 20 de fevereiro. A cota deste mês, que vence em 20 de janeiro, continuará a ser paga pelo valor antigo, de R$ 55.

Profissionais autônomos com regime tributário e previdenciário simplificado, os microempreendedores individuais recolhem 5% do salário mínimo por mês para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O restante da contribuição mensal varia conforme o ramo de atuação.

Os trabalhadores que exercem atividades ligadas ao comércio e à indústria pagam R$ 1 a mais referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelo estado onde mora. Os profissionais que executam serviços recolhem R$ 5 a mais de Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelo município onde habita.

Ao contribuírem para o INSS, os microempreendedores individuais passam a ter direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, a Receita Federal fornece um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) aos MEI, que podem emitir notas fiscais e obter crédito com condições especiais.

O boleto mensal do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) pode ser gerado no Portal do Empreendedor. As parcelas vencem no dia 20 de cada mês.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Novas normas de trabalho relacionadas à saúde entram em vigor

0
Rio de Janeiro - Trabalhadores da construção civil, operários reformam telhado de imóvel em obras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil) © Fernando Frazão/Agência Brasil

Começaram a valer ontem (3) novas regras de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores em todo o país. As regras deveriam entrar em vigor no ano passado, mas o início da vigência foi adiado para 3 de janeiro deste ano por meio da Portaria 8.873, de 23 de julho de 2021. 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) confirmou à Agência Brasil que não haverá novo adiamento.

Desta forma, estão em vigor as alterações promovidas em 2020 nas normas regulamentadoras (NRs) nº 01, nº 07, nº 09, nº 18 e nº 37. As normas tratam de disposições gerais e gerenciamento de riscos operacionais, programa de saúde ocupacional, controle de exposições a agentes físicos, químicos e biológicos, saúde do trabalho na construção civil e em plataformas de petróleo. 

No caso da NR 18, por exemplo, as construtoras terão de elaborar um programa de gerenciamento de riscos. Para obras com mais de 7 metros de altura e 10 trabalhadores, as normas de prevenção terão de ser assinadas por um engenheiro responsável. O programa será único, devendo considerar os riscos de todos os trabalhadores envolvidos na obra. Nas regras antigas, cada empresa que trabalhasse em uma obra precisava elaborar seu próprio plano de segurança. 

A revisão das normas regulamentadoras começou em 2019 e foi conduzidas pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), com representantes do governo, de empregadores e trabalhadores, e levam em conta as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

A fiscalização do cumprimento das normas pelas empresas é feita por auditores fiscais do trabalho, ligados ao ministério, e também pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

 Por Agência Brasil – Brasília

Sorriso: Secretaria de Saúde realiza vacinação contra Covid-19 para primeira, segunda e dose de reforço no sábado, 08

0

Para garantir a imunização dos sorrisenses neste período de fim de ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar no sábado (08) a vacinação contra a Covid-19 para primeira e segunda dose e dose de reforço.  

A imunização será realizada no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), e no PSF Nova Integração (a Upinha da Zona Leste), das 7h30 às 11 horas.  

Sorriso conta com pontos de vacinação abertos dia e noite para atender a população. Desde ontem (3 de janeiro) voltaram à ativa os três pontos fixos de vacinação contra a Covid-19: durante o dia, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, estão de portas abertas o Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol e o PSF Novos Campos (a Upinha da Zona Leste). Já das 17h às 20h, a imunização pode ser feita no AME.

Vale destacar que o Hospital Municipal de Campanha continua na ativa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Hospital funciona no prédio que era ocupado pelo PSF Central, na Avenida Brasil, ao lado do AME e na frente da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt. Dúvidas sobre a Covid-19? Ligue 150, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Texto: Fabiola OstFotos: Decom

Veículos abandonados em vias públicas de Sorriso serão removidos

0

O prefeito Ari Lafin sancionou hoje (04) a Lei Municipal nº 3.207, de 29 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em vias públicas, terrenos públicos e privados de Sorriso. A nova lei é de autoria do Executivo Municipal e foi aprovada pela Câmara de Vereadores.

“Agora temos uma previsão legal que permite a retirada desses veículos que acabem causando transtornos à população e trazendo prejuízo à saúde pública”, disse o prefeito.

De acordo com o texto,fica proibido abandonar veículo com qualquer tipo de propulsão ou estacioná-lo em situação que caracterize visível estado de abandono. A legislação considera veículos abandonados:

* Aqueles motorizados ou não, nos quais não seja possível a identificação de número de chassi ou sem a identificação de número de motor, com registro de comunicação de venda no sistema informatizado do Detrannet, na Base de Identificação Nacional (BIN) Detran, com identificação do comprador ou não;

* Que apresentem débitos fiscais registrados no sistema informatizado do Detrannet, BIN Detran, impostos, multas, taxas, entre outros débitos atrelados ao veículo;

* Que se encontrem estacionados no mesmo local da via pública por 30 dias consecutivos ou mais, sem funcionamento, depredados, com indícios de deterioração, ou com impossibilidade de deslocamento sem auxílio, gerando acumulo de lixo e/ou mato sob ele ou em seu entorno, prejudicando o fluxo de veículos, pedestres, prestação de serviços públicos ou em situação de evidente estado de decomposição de sua carroceria, gerando risco à coletividade e saúde pública;

* E que contribuam para a proliferação de doenças e ainda que possam ser utilizados por criminosos.

O proprietário ou responsável será notificado pelo órgão competente caso o automóvel seja encontrado. A pessoa terá um prazo de 10 dias, contados da notificação, para retirar o veículo do local, sob pena de remoção. Não sendo localizado o proprietário, a notificação será feita por edital a ser publicado no site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ e no Diário Oficial de Contas.

Caso o veículo não possa ser identificado devido ausência da placa de identificação ou alto nível de deterioração que torne ilegível seus caracteres, a notificação será feita via site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ e Diário Oficial de Contas, constando somente marca, modelo e número do chassi, conforme o que for possível identificar; local, data e horário da constatação do abandono; e prazo para a retirada do veículo.

Os proprietários que não respeitarem o tempo estipulado terão seus veículos recolhidos pela prefeitura e mais um novo prazo de 60 dias, a contar da data de remoção, para a retirada do veículo, sendo que somente será liberado após o pagamento das despesas de transporte ao pátio e de outras taxas exigidas. Não será cobrada nenhuma multa pelo abandono do veículo, aplicando-se apenas a cobrança dos valores de transporte ao pátio e diárias pelo tempo de permanência do veículo no depósito municipal, ressalvados outros valores devidos aos órgãos municipais, estaduais e federais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

No caso de o proprietário não resgatar o seu veículo dentro dos prazos estipulados, os mesmos serão levados a hasta pública nos termos do artigo 328, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na Resolução 623 do Contran de 6 de setembro de 2016.

É constante a reclamação da população sobre os transtornos trazidos pelos veículos abandonados. O presidente do bairro Rota do Sol, Édis Ferreira Bessa (o Edinho), comemora a aprovação da lei. 

“Essa é uma cobrança não só dos moradores do nosso bairro, mas de todos os bairros da cidade. Veículos e sucatas abandonadas além que serem prejudiciais ao fluxo de veículos e pedestres, atrapalham o serviço público de limpeza das ruas e coleta de resíduos, além de servir de foco de doenças como dengue. Agradecemos à gestão pela iniciativa e aos vereadores que aprovaram o projeto de lei”, destacou.   

O serviço de remoção de veículos ou carcaças abandonados será executado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil. 

“Essa lei vem atender ao anseio de muitos munícipes que nos procuram solicitando a retirada desses veículos abandonados. Iremos notificar os proprietários para que dentro do prazo que determina a lei, façam a remoção. Caso isso não aconteça, faremos um trabalho conjunto com a Guarda Municipal para a condução desses veículos ao pátio da Prefeitura e, se não forem procurados por seus proprietários, irão a leilão, conforme legislação federal”, explicou o gestor da pasta, José Carlos Moura, sugerindo aos proprietários que se antecipem e façam a retirada dos veículos antes de serem notificados.  

Texto: Fabiola OstFotos: Reginaldo Souza e Rômalo Bessa

Sorriso: Ladrões quebram vidro de veterinária e furtam pacote de ração

0
ILUSTRATIVA

Procurou a delegacia da Policia de Sorriso um homem para narrar que sua Policlínica Veterinária localizada no centro de Sorriso foi alvo de furto na madrugada do último dia 03.

Conta a vítima que pelas imagens da câmera de segurança é possível ver três suspeitos que chegaram de bicicleta e com um objeto não identificado, quebraram o vidro, onde assim, furtaram um saco de ração.

Ainda segundo o relato do comunicante, o mesmo diz que o vigilante de uma empresa de segurança viu um dos suspeitos circulando, onde assim, recuperou a ração.

Diante da situação, a polícia investiga.

MT NOTICIAS

Sorriso: Homem perde 16 MIL ao comprar máquina de açaí e não receber

0

Procurou a Delegacia da policia de Sorriso um homem para narrar que comprou uma máquina de sorvete açaí no valor de R$ 16.878,00, porém até o presente momento não recebeu a mesma.

Conta a vítima de 37 anos que a compra ocorreu no ultimo dia 24, onde ao realizar dois TEDS para o pagamento da máquina, até o momento não recebeu a mesma.

Dessa forma pede providencias.

MT NOTICIAS

Sorriso: Pai diz que virá para município matar sua filha após desentendimento

0

Procurou a delegacia de Sorriso uma mulher para denunciar seu pai após o mesmo lhe ameaçar de morte.

Conta a vítima que a situação começou no momento que a mesma tentou se reaproximar do suspeito, porém, não gostando de algumas atitudes, resolveu se afastar, tendo em vista que já havia sido criada sem ele.

Segundo a comunicante, seu pai reside em Cuiabá, assim, as ameaças são feitas pelo telefone, onde tal qual diz que virá para Sorriso para matar sua filha com um tiro.

Diante da situação, a vítima pede providencias.

MT NOTICIAS

Sorriso: Mulher em posse de ripa ameaça rachar cabeça de ex cunhada

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na delegacia da Policia Judiciaria Civil uma mulher de 28 anos para narrar que foi ameaçada por sua ex cunhada.

Conta a vítima que no ultimo dia 03, seu irmão e sua ex cunhada foram para um almoço na casa de seus pais, onde assim, já chegaram discutindo.

Tendo em vista que o filho de 2 anos do casal estava junto, a vítima narra que ela e sua mãe pegaram o mesmo com o intuito de retira-lo do meio da briga, momento esse que a suspeita (ex cunhada) partiu para cima da comunicante, mas foi impedida com o fechamento do portão.

Após o casal ir embora, a comunicante foi surpreendida por uma ligação de seu irmão, ao qual dizia que havia pedido a separação.

Com o passar de um tempo, a suspeita voltou até a casa da comunicante, e com uma ripa, bateu no portão dizendo que iria “arrebentar a cabeça “ da vítima, onde ao ser solicitada para sair do local, a mesma disse que iria rachar a cabeça de sua ex cunhada quando tivesse oportunidade, onde seguindo a mulher, ela foi a culpada pela separação.

A vítima pede providencias.

MT NOTICIAS

Polícia Civil apreende 19 toneladas de defensivos agrícolas furtados ou contrabandeados em MT

0

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Investigações realizadas pela Polícia Civil em 2021, por meio da Gerência de Combate ao Organizado (GCCO), para desbaratar grupos criminosos que atuam no furto de defensivos agrícolas em Mato Grosso chegaram a 19 toneladas de produtos apreendidas, parte deles de benzoato, defensivo de comercialização proibida no Brasil. 

O trabalho de enfrentamento a esse tipo de crime é desenvolvido de forma integrada com outras unidades da Polícia Civil, em virtude da dimensão territorial de Mato Grosso, e também de outras instituições, como por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal que tem sido parceira nas ações de repressão ao contrabando, roubo e furto de defensivos. 

A repressão realizada nas regiões rurais do estado é constante.“Temos uma parceria muito exitosa com a Polícia Rodoviária Federal e em um estado de dimensões continentais, com a economia agrícola bem forte, as apreensões de defensivos contrabandeados são constantes, tanto que no ano passado somamos 19 toneladas apreendidas”, explicou o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira. 
Ele reforça que a tecnologia e a inteligência, junto ao trabalho integrado, são fundamentais para que as polícias possam avançar na repressão qualificadas a essas organizações criminosas.

Apreensões 

O mês de novembro regstrou  a maior parte das apreensões ao longo do ano. Em uma das investigações, a GCCO chegou à apreensão de uma carga de duas toneladas de defensivos, em Tangará da Serra. Três suspeitos foram presos em flagrante e respondem por associação criminosa, contrabando, uso de documento falso, falsidade ideológica, crime ambiental e crime da legislação aplicada a uso de agrotóxicos. Os defensivos, entre eles 800 quilos de benzoato, estavam camuflados em embalagens de adubo foliar. Também foram recolhidos sacos de um defensivo de origem paraguaia, ‘Tiamexam’. 

Polícia Civil apreende 19 toneladas de defensivos agrícolas furtados ou contrabandeados em MT Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Em outra região produtora, no norte do estado, foi apreendida mais 1,3 tonelada de defensivos. Duas pessoas, entre elas o motorista que fazia a transporte da carga e o receptador dos produtos, foram presas em flagrante por contrabando e crime ambiental em Nova Mutum. Após informações sobre o possível transporte da carga de procedência ilícita, as equipes da GCCO e da PRF fizeram o acompanhamento da carreta até uma propriedade rural em Nova Mutum, onde os produtos seriam descarregados. No local, os policiais realizaram a apreensão da carreta e de uma caminhonete Toyota Hilux que estava com a carga de aproximadamente 1.300 quilos de agrotóxicos.

Em Primavera do Leste, outra carga foi apreendida, também em novembro, 200 quilos do defensivo agrícola de comercialização proibida no País, benzoato de emamectina. A apreensão foi realizada pela uma equipe da GCCO que, junto com a PRF avistou uma movimentação de caixas sendo descarregadas em uma residência, no bairro Primavera 2. A pessoa que estava recebendo a mercadoria disse aos policiais que estava recebendo a encomenda para seu pai e apresentou uma nota fiscal em nome de um sócio do pai. Depois de receber autorização para entrar na residência, os policiais checaram as caixas que estavam etiquetadas indicando ser um tipo de produto agrícola, contudo, havia outra embalagem dentro das caixas cujo produto armazenado é análogo ao benzoato de emamectina, de comércio proibido no Brasil.

Polícia Civil apreende 19 toneladas de defensivos agrícolas furtados ou contrabandeados em MT Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Já em Confresa, no nordeste do estado, a Polícia Civil apreendeu quase 30 mil quilos de produtos agrícolas importados ilegalmente. No local, os policiais da GCCO constataram que o produto, inicialmente informado como sendo fertilizante, não tinha certificação de origem e nem registro no Ministério da Agricultura da empresa fabricante. A GCCO apurou ainda que o registro no Ministério da Agricultura apontado nas embalagens não correspondia à empresa que supostamente fabricou os produtos. Em consulta na Receita Federal, a empresa informada estava com situação inativa.

No mês de outubro, em Rondonópolis, a GCCO apreendeu mais de três toneladas de defensivos agrícolas contrabandeados do Paraguai, avaliadas em mais de R$ 3 milhões. Duas pessoas responsáveis pelo transporte da carga foram autuadas em flagrante pelos crimes de contrabando e transporte irregular de agrotóxico. A ação contou com o apoio e suporte da Delegacia Regional de Rondonópolis e PRF. 

Os policiais civis receberam informações sobre dois caminhões que estavam vindo do estado de Mato Grosso do Sul, carregados com defensivos contrabandeados do país vizinho. Com base nas informações, as equipes começaram o monitoramento dos veículos, assim que entraram em Mato Grosso, flagrando o momento que os dois caminhões chegaram à Rondonópolis, e pararam em um posto de combustível.