Quinta-feira,25 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 647

Terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias

0
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante a cerimônia de anúncio de contratos de patrocínio da Caixa e das Loterias Caixa com as confederações brasileiras de Atletismo, de Ginástica e de Skate e com o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias Mato Grosso Sorriso Mato Grosso
Terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Prevista para começar a ser paga na próxima terça-feira (18), a terceira parcela do Auxílio Brasil incluirá 3 milhões de famílias, anunciou hoje (13) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Com a medida, o total de famílias atendidas aumentará para 17,5 milhões.

Com a promulgação da emenda constitucional que permitiu o parcelamento de precatórios (dívidas reconhecidas definitivamente pela Justiça), o valor da parcela passou para R$ 400. As famílias incluídas no programa receberão o Auxílio Brasil por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação de depósitos em contas poupança digitais, até o recebimento do cartão.

As novas famílias não precisarão ir às agências para validarem o cadastro no Auxílio Brasil. Isso porque a inclusão no programa baseou-se em pedidos antigos processados pelo Ministério da Cidadania. “Esse cadastramento foi realizado, no mesmo modo que no auxílio emergencial lá atrás. Então, a validação já foi realizada”, explicou.

Auxílio Gás

O presidente da Caixa também anunciou que o pagamento do Auxílio Gás, que fornecerá uma ajuda temporária para famílias mais pobres comparem gás de cozinha, ocorrerá nos mesmos dias que o do Auxílio Brasil. As famílias foram escolhidas conforme as regras definidas pelo Ministério da Cidadania.

O Auxílio Brasil seguirá o calendário do antigo Bolsa Família e pagará as parcelas nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O pagamento da parcela de janeiro começará no próximo dia 18, para beneficiários com NIS 1, e terminará no dia 31, para beneficiários com NIS de final 0.

Confira o calendário:

Final do NISDia do pagamento
118 de janeiro
219 de janeiro
320 de janeiro
421 de janeiro
524 de janeiro
625 de janeiro
726 de janeiro
827 de janeiro
928 de janeiro
031 de janeiro

Cerca de 108,3 mil famílias de municípios do norte de Minas Gerais e do sul da Bahia atingidas pelas enchentes em dezembro começaram a receber o Auxílio Gás no mês passado. Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026 com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses. Atualmente, a parcela equivale a R$ 56.

Para este ano, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão. Só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), tem pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Pedro Guimarães também anunciou o depósito do retroativo da cota adicional do auxílio emergencial de 2020 para cerca de 823,4 mil pais solteiros. O crédito será feito por meio do aplicativo Caixa Tem na mesma conta poupança digital usada para receber o auxílio emergencial.

*Matéria atualizada às 17h25 para acréscimo de informações.

Detran-MT orienta sobre débitos que devem ser quitados para licenciar o veículo

0
Foto por: Carolina Alonso

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) orienta os proprietários de veículos sobre a necessidade de quitar todos os tributos e débitos pendentes para conseguir licenciar o veículo e transitar de forma regular.

Um erro comum das pessoas é considerar que somente o pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) já regulariza o veículo para circular. Mas, para que o Licenciamento Anual do veículo seja concluído, é necessário o pagamento do IPVA, taxa de licenciamento e multas de trânsito pendentes.

Além disso, restrições de ordem administrativa ou jurídica também impedem o licenciamento do veículo como, por exemplo, alerta de roubo, bloqueio determinado pela Justiça, pendência na comunicação de venda e inclusão de gravame pendente em caso de veículos financiados.

Após realizar o pagamento de todas as taxas e débitos pendentes do veículo, o proprietário deve emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital em arquivo PDF ou imprimir o documento em papel A4, através do site do Detran (www.detran.mt.gov.br), em qualquer lugar que tenha acesso à internet e impressora.

Apesar do porte do documento ser dispensável, o Detran alerta aos motoristas para que transite com o licenciamento impresso caso seja abordado em uma fiscalização e o agente de trânsito não possuir meios eletrônicos disponíveis para checagem online do veículo.

Caso o condutor seja flagrado circulando sem o licenciamento do ano corrente em uma abordagem de fiscalização, o automóvel será apreendido e removido, além da penalidade de multa de R$ 293,47. Por isso, o Detran-MT reforça que é indispensável a quitação de todos os débitos pendentes para manter o veículo em dia e evitar possíveis transtornos.

(Com supervisão de Lidiana Cuiabano)

Vitória Tumelero | Detran-MT

Empaer e parceiros produzem 45 mil mudas de café com mão de obra de reeducandos

0
Empaer

Cerca de 45 mil mudas de café foram distribuídas a produtores do Estado via Programa MT Produtivo, a partir de uma parceria entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Sistema Prisional, Vara Criminal de Tangará da Serra e Conselho da Comunidade.

Foram beneficiados produtores de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, São José do Rio Claro, Diamantino, Nova Olímpia, Porto Estrela e uma comunidade indígena em Barra do Bugres.

Todo trabalho foi coordenado e supervisionado pela equipe da Empaer e executado por reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra, no Campo Experimental com a direção do Escritório Local.

Com uma área de 215 hectares, dos quais 3 hectares usados na cultura do café, o trabalho começou no mês de outubro e consistiu na construção do viveiro, formação do jardim clonal para o fornecimento das mudas, plantio experimental para avaliação de 50 clones de café, enchimento, condução das mudas, preparo dos substratos, adubação e o plantio no Campo Experimental.

A juíza da 1ª Vara Criminal, Edna Coutinho, destaca a Lei de Excussões Penais nº 7.210/1984 que garante o trabalho remunerado à pessoa privada de liberdade. Ela destaca todo esforço das entidades envolvidas para o sucesso da ressocialização. “A pessoa privada de liberdade precisa se dedicar a algo nesse tempo que está presa. É isso que proporcionamos aqui. Restaurar a dignidade por meio de um trabalho”.

A magistrada ressalta que por ser remunerada, toda renda é dividida conforme estabelecido em contrato. “O recurso é de um salário mínimo e dividido em duas contas poupança, 2/3 disponível à família ou ao próprio reeducando; e 1/3 fica depositado para ser liberado ao sair, sendo uma poupança programada. O ciclo envolve a sociedade que tem o retorno de um cidadão ressocializado e passa pela segurança pública, com a garantia de menos um criminoso a ser combatido. É um cidadão que tem uma nova oportunidade”.

O diretor do Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra, Roberto de Souza Siqueira, diz estar otimista com a parceria. “O cidadão privado de liberdade vai voltar a conviver em sociedade, por isso é fundamental poder proporcionar a oportunidade de uma mudança para melhor. Trabalhar nesse projeto é uma enorme satisfação”.

Segundo Roberto, também foi firmada uma parceria com a Prefeitura Municipal com a meta, para 2022, de oportunizar o mesmo benefício a 100 reeducandos. “É uma meta ousada, mas já começamos com a parceria com 40 reeducandos junto à Prefeitura e seguimos com a Empaer. Novas entidades, sabendo do quanto podem contribuir, vão querem fazer parte dessa importante iniciativa”.

Empaer e parceiros produzem 45 mil mudas de café com mão de obra de reeducandos Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Projeto envolve vários parceiros e viabiliza trabalho para reeducandos de Mato Grosso – Foto Empaer 

O técnico da Empaer, o engenheiro agrônomo Welington Procópio, explica que o trabalho junto ao Sistema Prisional começou em 2017, com inúmeros serviços já realizados junto a 55 reeducandos que estavam cumprindo penas alternativas ou fixas ao logo do ano.

“Atualmente, são cinco homens que estão conosco. Cuidamos de toda logística, vamos buscar na unidade prisional pela manhã e devolvemos no fim da tarde, tudo conforme estabelecido nos termos do contrato. Nesses quase 5 anos de parceria, nunca aconteceu um contratempo”.

Além do café, já foram desenvolvidas atividades na produção de mudas de pitaia, plantio de arroz de terras altas, três variedades de banana, 30 tipos de mandioca, além dos capins tipo BRS, Capiaçu e Canará, bem como algumas adequações e a reformas no Escritório Local e no Campo Experimental. 

“Nossa próxima missão será a produção do feijão, já programado para iniciar no mês de fevereiro. A agenda do ano é de muito trabalho. Esperamos ter o mesmo resultado alcançado pelo café, com produção prevista em fevereiro, para alcançar 40 mil mudas”, completa o técnico.

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Novo Ensino Médio será implementado em 525 escolas da rede estadual este ano

0
A implantação do novo ensino médio será de forma gradual. - Foto por: Wesley Rodrigues Seduc-MT

A partir de fevereiro deste ano, estudantes do 1° ano do Ensino Médio de 525 escolas terão acesso a organização curricular do Novo Ensino Médio. Conforme a Lei n° 13.415/2017, o novo modelo de ensino será implantado de forma gradual, até 2024, em todas as escolas que tenham turmas do Ensino Médio.

Além da mudança na carga horária de estudos, que antes era de 800 horas e passa a ser de 1.000 horas anuais, o currículo passa a ser organizado por áreas de conhecimento. O modelo de aprendizagem conta com a inclusão do itinerário formativo, Projeto de Vida, Trilha de Aprofundamento, e Eletivas. 

O projeto de vida é o coração do Novo Ensino Médio. É o componente curricular no qual o professor vai fazer um trabalho de orientação com o estudante, durante seu percurso no Ensino Médio, ajudando-o a desenvolver suas habilidades e escolher uma carreira. “Dessa forma, quando concluir a sua formação básica, esse estudante terá um direcionamento para o seu futuro”, destacou o técnico pedagógico do Ensino Médio, Jorge Rodrigues.

O objetivo do itinerário formativo é desenvolver nos estudantes autonomia e habilidades que permitam uma visão de mundo ampla e heterogênea, promovendo a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade, e ainda, contribuir na sua preparação para a vida e para o mercado de trabalho.  O itinerário também é conhecido como parte diversificada do currículo, no qual os estudantes poderão escolher o que estudar conforme maior aptidão, interesse e a oferta das atividades pelas escolas.

A proposta do Novo Ensino Médio foi elaborada com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e igualitária para os jovens brasileiros. Para garantir a aprendizagem, a nova organização do currículo possibilita, de forma mais efetiva, a realização de projetos, oficinas, cursos e atividades práticas e significativas, contribuindo para que os estudos se tornem mais atrativos para os estudantes.

“É importante essa mudança na formação do estudante, numa perspectiva de formação integral. Nas nossas salas de aula, temos o estudante do século 21, que é conectado, com muitas informações e possibilidades. Por isso, é preciso ter uma escola que contemple suas necessidades formativas e que seja prazerosa, para que ele continue seus estudos. A sociedade mudou, as transformações vieram e essa é uma grande contribuição que a nova organização curricular traz para nossas escolas”, concluiu a técnica pedagógica do Ensino Médio, Francisca Nailê.

PROJETO DE VIDA

Durante as aulas serão desenvolvidas competências e habilidades que auxiliem o estudante a identificar seus valores e a se preparar para o futuro. Definir objetivos e pesquisar sobre faculdades são alguns dos temas abordados. As unidades escolares terão a autonomia para determinar a forma de colocar o componente em prática, uma alternativa é estabelecer uma disciplina específica no currículo. O Projeto de Vida está divido em três pilares: 

*Pessoal – aprender a lidar com os próprios sentimentos, respeitar seus limites, descobrir sua identidade, detectar suas principais habilidades e dificuldades, traçar seus desejos;

*Social – refletir sobre sua relação com familiares e colegas, pensar em formas de ajudar a comunidade, entender a realidade do seu entorno;

*Profissional – escolher por qual itinerário formativo vai optar ao longo do ensino médio, decidir se quer fazer faculdade ou curso técnico, pensar em uma carreira para o futuro.

TRILHA DE APROFUNDAMENTO

Aliado à Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio institui um modelo de aprendizagem nas quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química), Linguagens e suas Tecnologias (português, inglês, educação física e arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia) e Matemática e suas Tecnologias, chamadas de Trilha de Aprofundamento.

O estudante também pode optar pela Trilha de Aprofundamento em Educação Profissional Tecnológica ou, ainda, por uma trilha integrada, ou seja, com duas áreas do conhecimento, por exemplo: Ciências Humanas e Matemática, ou Linguagens e suas Tecnologias e Matemática, dependendo do que for disponibilizado por cada escola.

ELETIVAS

As eletivas são parte integrante do itinerário formativo e se referem a propostas desenvolvidas, por meio das áreas de conhecimento, com temáticas, vivências e aprendizagens variadas, elaboradas pelos professores, que tem a finalidade de ampliar e aprofundar as aprendizagens e fortalecer o protagonismo dos estudantes. 

Cada unidade escolar tem a autonomia de estabelecer definir as eletivas que irão oferecer, tanto na quantidade de projetos a serem realizados, quanto ao tema que será desenvolvido e estudado com a turma, a partir das necessidades de aprendizagens dos estudantes ou do interesse dos mesmos.

O estudante tem a possibilidade de, na escolha da sua eletiva, aprofundar-se numa área de conhecimento diferente da Trilha de Aprofundamento que ele estiver cursando, para ampliar a sua aprendizagem no seu percurso de Itinerário Formativo. 
Ao longo do ano, as aulas das Eletivas podem ser executadas por meio de aulas campo, por exemplo, dentre outras possibilidades pedagógicas.

PROFESSORES

Para que todos profissionais da educação estejam preparados para o Novo Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem realizado eventos formativos e disponibilizado cursos para formação continuada, fornecendo orientações e tirando dúvidas sobre os componentes curriculares que constituem o modelo.  A Seduc ainda organizou a compilação de materiais de apoio aos professores da rede, disponíveis no link.

Cerca de 3 mil profissionais da educação se inscreveram na formação online “Conhecendo o Novo Ensino Médio”, disponível na plataforma COS da Seduc. Uma nova turma está prevista para iniciar em fevereiro deste ano. O curso disponibiliza vídeos e atividades que abordam temas como as especificidades do Projeto de Vida, o desenvolvimento das eletivas e as Trilhas de Aprofundamento. 

Rebeca Cruz | Seduc-MT (Supervisão de texto de Evelyn Ribeiro)

Prefeitura conclui ciclovia que liga a Perimetral Sudoeste ao bairro São José

0

Por meio de um trabalho integrado entre as secretarias de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura realizou na última semana ações de melhorias na Rua Marcia Regina Ferreira Borba, principal via de acesso aos bairros Colinas e São José.

A via foi revestida com uma nova camada asfáltica e recebeu sinalização vertical e horizontal. E para proporcionar um espaço adequado aos ciclistas e demais usuários do trânsito, a Prefeitura implantou uma ciclovia no local, ligando a Perimetral Sudoeste ao Bairro São José. A instalação de tachões na ciclovia delimitando a área de acesso garantirá mais segurança aos usuários.

Por meio da ação “Sorriso Iluminado”, a ciclovia recebeu luminárias de LED em todo sua extensão, garantindo ainda mais segurança dos usuários do dispositivo de trânsito também no período noturno, oferecendo mais luminosidade, conforto e economicidade. “Além de garantir mais segurança aos ciclistas, a ciclovia poderá ser utilizada para a prática de caminhadas”, destaca o secretário da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

“Estamos atendendo a uma solicitação dos moradores daquela região, que agora contam com uma ciclovia e uma via toda sinalizada e iluminada, garantindo melhores condições de trafegabilidade e uma opção de atividade física e lazer”, diz o Prefeito Ari Lafin.

Texto: Fabiola OstFotos: Decom

Aumento no número de casos de dengue coloca Sorriso em estado de alerta

0
Fotos: Cleiton Izidoro

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, por meio das coordenadorias de Vigilância em Saúde e de Endemias realizou hoje (11) uma reunião com os Agentes de Combate à Endemias (ACE) para um demonstrativo do cenário epidemiológico da dengue e apresentação do plano de ação para 2022.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, está sendo um momento de alinhamento de estratégias para este ano no que diz respeito ao combate à dengue. De acordo com os dados apresentados, Sorriso está em situação de alerta em relação ao cenário epidemiológico devido à curva crescente no número de casos de dengue.

“Contabilizamos mais de 1.900 casos positivos, com mais de 4 mil notificações, além do fato de termos fechado 2021 com o índice larvário acima de 5%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Temos vários bairros em alerta, com índices altíssimos, inclusive em áreas rurais, o que demonstra que o mosquito está migrando para o interior. Estamos em pleno período chuvoso, com picos de chuva e sol, o que se torna cenário perfeito para a proliferação do mosquito”, explica a coordenadora. “Estamos intensificando as ações e chamamos a atenção da população para os cuidados essenciais, como a limpeza de suas residências e terrenos. Somente unindo forças conseguiremos combater a dengue”, reforça.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Diogo Martins, estão sendo discutidos novos mecanismos para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Fechamos 2021 com um número extremamente alto de casos e precisamos reduzir esses índices ainda no início de 2022. Para isso, estamos buscando formas de otimizar o trabalho, identificando os pontos críticos e atuando de maneira mais sistemática para conseguirmos combater de fato à dengue. Nossa intenção é criar um processo sistematizado para mapeamento de dados, para tornar o processo integrado e ágil. O trabalho da Vigilância Ambiental é basicamente preventivo e educacional, dependemos muito da colaboração da população para nos auxiliar nesse processo”, salienta Diogo, destacando a importância da população receber as visitas domiciliares dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) em suas residências.

“Estamos hoje discutindo estratégias para o controle da dengue em todo o território do Município. Nossa equipe está imbuída de reverter esse cenário que se multiplica a cada dia e os agentes são fundamentais nesse processo de levar informações à população e nos trazer a realidade dos bairros visitados, mas, para isso, é fundamental que a população faça a sua parte. Neste último mês fizemos uma força-tarefa na busca de focos e percebemos que a preocupação da população com a Covid-19, de uma maneira geral, gerou um descuido com relação à dengue, o que favoreceu o avanço no número de casos”, frisa o secretário adjunto de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa.

Veja abaixo, em anexo, a tabela com o índice de infestação de localidade por ciclo/2021. 

Texto: Fabiola Ost / Fotos: Cleiton Izidoro

Xuxu Dal Molin comemora aprovação de medida que impede reajuste do IPVA em Mato Grosso

0

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) utilizou a tribuna na sessão extraordinária desta terça-feira (11) para comemorar a aprovação do Decreto nº 1.249 que possibilita, entre outras medidas, o ‘congelamento’ do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício 2022.

Aprovado por unanimidade, o decreto aguarda sanção do governador Mauro Mendes (DEM).

“Não poderia deixar de agradecer o empenho dos nobres pares. Deputados que apoiaram, assinaram e estão dando todas as condições para que o povo mato-grossense não tenha a correção do IPVA neste ano (…)”, disse.

O ‘congelamento’ do valor do tributo vinha sendo debatido desde outubro. Á época, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 1002/2021 alertando sobre os efeitos causados pela supervalorização de veículos usados.

O fenômeno foi motivado pela ausência de componentes eletrônicos na linha de produção das fábricas de automóveis de automóveis. 

Como o tributo é calculado sobre o valor atual do bem móvel, de acordo com valores fixados pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), alguns modelos registraram um aumento superior a 40%.

“Não fosse nossa proposta, essa diferença seria repassada ao contribuinte. Daí a importância da medida. Somos gratos a sociedade que, de forma legítima, cobrou um posicionamento de nosso gabinete e também ao governo por entender a situação e ter sensibilidade para atender a demanda”, conclui Dal Molin. 

Fonte:Redação/Assessoria

Tráfico de pessoas e segurança na fronteira são tratados em reunião entre Sesp e cônsul da Bolívia

0
Foto por: Ascom

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, recebeu nesta terça-feira (11.01) o cônsul da Bolívia, David Perez Rapu, na sede da secretaria, em Cuiabá. A reunião foi uma articulação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O diálogo estreita ainda mais os laços entre Mato Grosso e Bolívia. Na ocasião, o cônsul boliviano explicou que busca estabelecer em conjunto com o Cetrap uma agenda de cooperação fronteiriça no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Mato Grosso possui quatro municípios que fazem fronteira com a Bolívia, sendo eles Cáceres, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade e Comodoro. O secretário Alexandre Bustamante pontuou as experiências exitosas na relação entre Mato Grosso e a Bolívia, citando, inclusive as duas visitas que o governador Mauro Mendes fez ao país vizinho, em junho e setembro de 2021.

“O governador Mauro Mendes preza muito a relação com a Bolívia, tanto no fornecimento de gás natural, quantos nas parcerias que sejam positivas para os dois lados. E na segurança pública não é diferente. O desenvolvimento da faixa de fronteira vai propiciar o enfraquecimento do crime organizado na região e, consequentemente, a redução dos índices criminais”, destacou Bustamante.

Já a coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim, pontua que as ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas ficam mais fortalecidas e prevê que ainda este ano um plano de ação seja concretizado. “Estamos desde 2019 discutindo e elaborando um Plano de Ação e Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para fins de exploração sexual e trabalho escravo na fronteira e a meta é que neste ano o Cetrap é concretize estas ações”, explicou Dulce.

Também participaram da reunião os secretários adjuntos de Segurança Pública, Carlos George Davim, de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli e o delegado Diogo Santana, representando a Adjunta de Inteligência da Sesp-MT.

Julia Oviedo | Sesp-MT

Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC

0
Banco Central
Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC Mato Grosso Sorriso Mato Grosso
Pandemia e crise hídrica fizeram inflação estourar meta, diz BC Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A pandemia de covid-19, a elevação do preço global das commodities (bens primários com cotação internacional) e a crise hídrica foram responsáveis pela inflação estourar o teto da meta, justificou hoje (11) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Por determinação legal, ele enviou uma carta ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao Conselho Monetário Nacional (CMN) justificando a inflação oficial de 10,06% em 2021, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No ano passado, o IPCA atingiu quase o dobro do teto fixado pelo CMN. A meta de inflação oficial para o ano passado estava em 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo. O índice, portanto, poderia variar de 2,25% a 5,25%. Essa foi a sexta vez, desde a criação do sistema atual de inflação, em que o presidente do BC teve de justificar o descumprimento da meta.

“Os principais fatores que levaram a inflação em 2021 a ultrapassar o limite superior de tolerância foram os seguintes:

» Forte elevação dos preços de bens transacionáveis em moeda local, em especial os preços de commodities;
» Bandeira de energia elétrica de escassez hídrica; 
» Desequilíbrios entre demanda e oferta de insumos, e gargalos nas cadeias produtivas globais”, explicou o BC na carta.

Segundo Campos Neto, a grande parte da inflação alta em 2021 foi um fenômeno global impulsionado pela pandemia de covid-19. A doença afetou fluxos comerciais em todo o planeta, criando gargalos na distribuição de produtos. De acordo com ele, o fenômeno atingiu não apenas países emergentes, mas também economias avançadas.

“As pressões sobre os preços de commodities e nas cadeias produtivas globais refletem as mudanças no padrão de consumo causadas pela pandemia, com parcela proporcionalmente maior da demanda direcionada para bens”, escreveu Campos Neto. “De fato, a aceleração significativa da inflação em 2021 para níveis superiores às metas foi um fenômeno global, atingindo a maioria dos países avançados e emergentes.”

Combustíveis

No ano passado, escreveu Campos Neto, a inflação importada foi o principal fator que impulsionou a inflação. O destaque foi a elevação do preço internacional do petróleo, que encareceu os combustíveis.

“O principal fator para o desvio de 6,31 p.p. da inflação em relação à meta adveio da inflação importada, com contribuição de 4,38 p.p., cerca de 69% do desvio. Abrindo esse termo [decompondo a inflação importada], destacam-se as contribuições de 2,95 p.p. do preço do petróleo, 0,71 p.p. das commodities em geral e 0,44 p.p. da taxa de câmbio”, destacou a carta.

Depois da inflação importada, a inércia inflacionária foi o segundo fator que pressionou a inflação no ano passado, com impacto de 1,21 ponto acima do teto da meta. A inércia representa a indexação de contratos e de preços que são corrigidos pela inflação do ano anterior. Desde o segundo semestre de 2020, a inflação está em alta, afetando a inflação de 2021.

Energia

Por fim, a carta do BC atribuiu a “demais fatores” impacto de 1,02 ponto acima do teto da meta. Dentro deste total, o destaque foi a bandeira de escassez hídrica (cobrada desde setembro do ano passado), que encareceu a conta de luz e teve impacto de 0,67 ponto. Essa bandeira vigorará, a princípio, até abril deste ano.

“O fraco regime de chuvas levou ao acionamento de termoelétricas e de outras fontes de energia de custo mais elevado durante a segunda metade de 2021, resultando em aumento expressivo das tarifas de energia elétrica”, ressaltou o BC. “Em setembro, foi criada e acionada a bandeira escassez hídrica, o que causou aumento de 49,6% sobre a bandeira anterior e de 5,8% sobre a tarifa de energia elétrica ante o mês anterior.”

Na última vez em que o presidente do BC justificou o descumprimento da meta de inflação foi em 2017. Naquele ano, porém, a inflação encerrou abaixo do piso da meta, em 2,95%, contra um limite mínimo de 3% para o IPCA. Na ocasião, o Banco Central era presidido por Ilan Goldfajn, com Henrique Meirelles como ministro da Fazenda.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Sorriso: Mulher perde R$ 16 mil após tentrar trocar brinquedos de festa por carro pelo facebook

0

Uma mulher, de 35 anos, procurou a delegacia para relatar que caiu em um golpe pela internet quando tentava vender brinquedos de festa pelo facebook.  

Segundo a vítima ela publicou no Facebook que estava vendendo alguns brinquedos de festa e o suspeito entrou em contato com ela para fazer negócio em um carro, que o suspeito estaria vendendo.

Acomunicante relata que o suspeito disse que estava comprando um veículo e queria trocar o veículo pelos brinquedos. Mas para que ele passasse a carro para a vítima, ela tinha que transferir para ele o valor de R$16.000 de volta.

A vítima netão transferiu e logo depois percebeu que tinha sido enganada e caído em um golpe.

A vítima disse que o golpista também enganou a dona do carro.

Jk noticias