Quarta-feira,24 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 641

Homem é encontrado vivo após viajar 11 horas em trem de pouso de avião

0
Casal pousou no Aeroporto Internacional de Amsterdam "Schiphol" Reuters

Autoridades holandesas descobriram um homem viajando clandestinamente – escondido na roda da frente de um avião de carga –  após a aeronave pousar no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, neste domingo (23).

O homem estava escondido há mais de 11 horas, desde que o voo partiu de Joanesburgo, na África do Sul, de acordo com um porta-voz do aeroporto de Schiphol e da polícia. Embora o indivíduo não tenha sido identificado, as autoridades disseram que acredita-se que ele tenha entre 16 e 35 anos.

“Descobrimos que uma pessoa foi encontrada escondida em um avião de carga, na plataforma de carga do aeroporto, esta manhã”, disse a porta-voz do aeroporto de Schiphol, Willemeike Koster, à CNN. A Polícia Militar Real Holandesa está lidando com a situação, disse Koster.

A equipe de solo do aeroporto avistou foi a primeira a notar algo, que parecia uma pessoa, e imediatamente notificou as autoridades. Ao chegar ao local, a polícia holandesa e os serviços de emergência confirmaram que o homem estava vivo, mas com baixa temperatura corporal, disse a porta-voz da Polícia Militar Real Holandesa, Joanne Helmonds.

“Ficamos surpresos ao encontrar esse homem, mas ainda mais surpresos por ele estar vivo depois que o avião voou mais de 10.000 [quilômetros] em temperaturas muito, muito frias”, disse a porta-voz da Polícia Militar Real Holandesa, Joanne Helmonds, à CNN.

O homem foi reanimado e estabilizado no aeroporto e depois transportado para um hospital em Amsterdã, acrescentou Helmonds.

“Quando o homem estiver recuperado e liberado pelo hospital, ele será processado no Asylum Seekers Center (AZC), onde seu status será determinado se ele realmente está procurando asilo”, disse Helmonds.

O tempo de voo entre Joanesburgo e Amsetrdã é em média de 11 horas e, se o voo tivesse realizado uma escala no Quênia, a viagem teria sido várias horas mais longa, de acordo com a Polícia Militar Real Holandesa.

A Cargolux, a companhia aérea de carga luxemburguesa em que o clandestino estava a bordo, se recusou a comentar a notícia até que uma investigação sobre a situação seja concluída.

Aliza Kassim KhalidiAlaa Elassarda CNN

MT: Nova onda da Covid faz governo reabrir 40 leitos de UTI

0

Ao longo da semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), disponibilizou 40 novos leitos de Terapia Intensiva e 20 leitos de enfermaria para o tratamento da Covid-19. As aberturas de novos leitos faz parte da estratégia de Mato Grosso para o enfrentamento da terceira onda da doença.

Segundo o governo do estado, foram disponibilizados 50 novos leitos no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. A primeira ampliação ocorreu na segunda-feira (17) onde foram abertos 10 leitos intensivos . Na terça-feira (18), a unidade de saúde implementou 10 leitos de enfermaria e na quinta-feira (20) foram disponibilizados mais 10 leitos de UTI e neste sábado (22), o hospital ampliou outros 10 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI no local.

A SES diz que a unidade hospitalar atua como a principal referência estadual para o atendimento de pacientes com coronavírus e tem 100% da sua atividade destinada ao atendimento de demandas causadas pela Covid-19.

Com a ampliação, a unidade de saúde passará a contar com o total de 50 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria para o tratamento da doença.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a Pasta monitora as taxas de contaminação e ocupação hospitalar pela Covid-19 em Mato Grosso e trabalha medidas para serem implementadas conforme necessidade e não descartou novas reativações de leitos para Covid.

O governo e o município de Primavera do Leste, disponibilizaram na última terça-feira (18) 10 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade São Lucas. Inicialmente, a SES irá financiar 100% do funcionamento, ou seja, R$ 2 mil a diária de cada um desses 10 novos leitos.

Fonte: G1MT

Média anual de raios deve subir de 77,8 para 100 milhões no Brasil

0
© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados
Média anual de raios deve subir de 77,8 para 100 milhões no Brasil Brasil Sorriso Mato Grosso
Média anual de raios deve subir de 77,8 para 100 milhões no Brasil Brasil Sorriso Mato Grosso

O Brasil lidera o ranking de países com incidências de raios, com uma média de 77,8 milhões de registros por ano. O número, no entanto, é pequeno, se comparado ao total registrado nos dois últimos anos. Em 2021, caíram 154 milhões de raios em território brasileiro. Em 2020 foram 126 milhões. A expectativa é de que, ao final deste século, que a média brasileira seja de 100 milhões de raios por ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

De acordo com o coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosféricas do Inpe, Osmar Pinto Júnior as mudanças climáticas influenciam esse fenômeno, uma vez que “tempestades e raios aumentam devido à umidade do ar e altas temperaturas”.

Ele acrescenta que a incidência fica ainda maior durante a primavera e o verão, temporada que é mais propícia para esse tipo de fenômeno.

A liderança brasileira no ranking de incidência de raios por ano não é pequena. O segundo lugar, ocupado pela República Democrática do Congo, onde incidem, anualmente, 43,2 milhões de raios. Em terceiro lugar estão os Estados Unidos, com 35 milhões de raios por ano, seguidos de Austrália (31,2 milhões de raios), China (28 milhões) e Índia (26,9 milhões).

Sobre a incidência de raios observada no final do século 21 no Brasil, o coordenador do Inpe explica que, segundo a literatura, ela foi feita a partir da relação dos raios com algumas condições meteorológicas previstas pelos Modelos Climáticos Globais (MCG).

“Estes modelos, diferentemente dos modelos meteorológicos rotineiramente utilizados na previsão do tempo, permitem estimar as condições meteorológicas para períodos mais distantes, da ordem de décadas. Para minimizar as incertezas nos resultados gerados pelo MCG, rodamos o modelo 12 vezes considerando pequenas diferenças na evolução das condições ambientais e calculamos a média dos resultados”, disse ele à Agência Brasil.

O estudo, acrescenta o coordenador, utiliza um cenário de emissões de gases do efeito estufa que “corresponde a não haver nenhuma mudança significativa nas emissões” nas próximas décadas, o que hoje parece, segundo ele, ser o mais provável.

“Neste cenário é esperado um aumento da temperatura média global de quatro graus Celsius até o final do século, em relação ao período de 1961 a 1990”, acrescenta. Ainda segundo o especialista, “o padrão geral da distribuição geográfica dos raios no país não deve se alterar até o final do século, com a região norte mantendo a maior incidência e a região nordeste a menor incidência”.

A expectativa é de que as maiores altas na ocorrência de raios ocorram na Região Norte (50%). Já a Região Nordeste deve sofrer pequeno crescimento (10%). “As demais regiões devem ter aumentos na ocorrência de raios entre 20% a 40%. Aumentos maiores podem ocorrer em pequenas regiões localizadas”, acrescentou.

“Dessa forma, a atual incidência de 70 milhões de raios por ano no país deve aumentar para 100 milhões de raios por ano”, completou.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Sorriso: Operação Lei Seca prende 16 pessoas na última noite

0

Na data da última sexta feira (21), uma operação lei seca foi deflagrada em Sorriso, mais precisamente na Rua Tangará.

Essa operação contou com apoio do GGI, Polícia Militar, PJC, Guarda Municipal, NIF, Procon, Corpo de Bombeiros, Detran e entre outros órgãos de segurança de Sorriso.

Ao todo foram 181 veículos abordados, 27 removidos de circulação, 181 testes de alcoolemia realizados, 8 CNH’s recolhidas e 16 pessoas presas.

Sorriso: Operação Lei Seca prende 16 pessoas na última noite Brasil Sorriso Mato Grosso
Sorriso: Operação Lei Seca prende 16 pessoas na última noite Brasil Sorriso Mato Grosso
Sorriso: Operação Lei Seca prende 16 pessoas na última noite Brasil Sorriso Mato Grosso

MT NOTICIAS

Sorriso registra alta significativa no número de novos casos pela 2ª semana seguida

0

Nos últimos sete dias (14 a 20 de janeiro), Sorriso registrou 557 novos casos positivos para a covid-19. Só em relação à semana anterior (07 a 13 de janeiro), são 284 casos a mais.  Os números assustam. Principalmente quando comparados com os dados de 09 a 16 de dezembro de 2021, data da 50ª Semana Epidemiológica (SE) quando foram apenas 10 casos. Hoje, os números revelam um aumento de 557% em relação a dezembro.

Sorriso registra alta significativa no número de novos casos pela 2ª semana seguida Brasil Sorriso Mato Grosso

No relatório de acompanhamento, é possível perceber que somente em 2020 houve o registro de tantos casos em uma única semana: no fim de junho, início de julho de 2020 foram registradas 779 novas situações em uma semana. Já em 2021, o maior número registrado foi de 437 novos casos entre os dias 06 e 10 de junho. Os dados constam do relatório de acompanhamento das Semanas Epidemiológicas cujo registro iniciou em abril de 2020.

 “Infelizmente, os números voltaram a subir. O que temos observado é que entre os vacinados os sintomas são mais leves e tem havido menos necessidade de internações do que antes do início do Plano Nacional de Imunizações (PNI)”, avalia o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. “No auge da pandemia chegamos a ter mais de 50 pessoas internadas, praticamente metade delas em UTIs. Hoje são 11, duas em UTIs e 9 em enfermarias”, cita.

Luís Fábio acrescenta que os últimos relatórios da pasta em relação ao número de internados apontam que ainda há adultos que não buscaram a imunização. “Nas últimas semanas tivemos registros de adultos internados sem nenhuma dose de imunizante. Ressaltamos mais uma vez a importância da imunização: se você ainda não recebeu nenhuma dose da vacina ou conhece alguém nessa situação, recomendamos que procure imediatamente um dos pontos de imunização permanente”, frisa. O secretário também lembra que teve início a imunização infantil por ordem decrescente de idade, iniciando por quem tem 11 anos. Para agendar é só clicar aqui.

Sorriso registra alta significativa no número de novos casos pela 2ª semana seguida Brasil Sorriso Mato Grosso

Especificamente hoje (20) o boletim 595 da Covid-19 traz o número de 11 internados, sendo duas pessoas em UTI e nove em enfermaria. Os pacientes internados em UTI são um homem de 30 anos sem registros de vacina, internado no Hospital Hilda Splenger Ribeiro de Nova Mutum e um homem de 52 que recebeu as duas doses da vacina; este último está na UTI do Hospital Regional Jorge de Abreu em Sinop. Hoje, 744 sorrisenses estão com o Sars-CoV-2, o novo coronavírus, ativo no organismo. Nas últimas 24 horas 125 pessoas testaram positivo no Município.

Imunização

O imunizante – todas doses, isto é, 1ª, 2ª e também a dose de reforço; é aplicado de segunda a sexta-feira no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. No Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ali em frente à Escola Ivete, durante a semana a aplicação é realizada das 17 às 20 horas. Além disso, já foi liberado o agendamento para crianças em ordem decrescente de idade (10 e 11 anos neste momento) com as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera dedicadas exclusivamente a imunização do público infantil.

Texto: Claudia LazarottoFotos: Secretaria de Saúde

Sorriso: Por meio da Sala do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferta apoio a pequenos e médios empreendedores

0

Empreender. Palavra que no dicionário, no verbo transitivo direto, aparece com significado de “decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar; uma travessia arriscada”. E só quem já se tornou empreendedor sabe o quanto essa é realmente uma travessia arriscada! Em Sorriso, para auxiliar quem almeja ser o dono do seu próprio negócio, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem ofertado cursos e formações com entidades parceiras. Por exemplo, mesmo com a pandemia que paralisou vários setores há dois anos, somente em 2021 a Sala do Empreendedor (Centro de Atendimento Empresarial -CAE), que atua na Secretaria, somou 9,4 mil atendimentos.

“Apesar de termos vivido um ano com grandes restrições, tanto empresários quanto quem busca entrar no mercado de trabalho, continuaram buscando capacitações”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira. “Durante a pandemia muita gente teve que fechar seu negócio; outros perderam seus empregos; então, o que nós buscamos para 2022 é ofertar formas de empresários e trabalhadores voltarem ao mercado de trabalho, quer seja com informações e auxílio na documentação para abertura e manutenção de empresas, quer seja com a disponibilização de cursos e capacitações”, explica.

Segundo Oliveira, para 2022 a pasta prevê o investimento de R$ 300 mil para fomentar as demandas relacionadas a micro e pequenos empreendedores. Desse valor, 60% é destinado para a gestão empresarial e 40% para formações profissionais. Inicialmente para esse ano, estão previstos cursos profissionalizantes em 28 áreas profissionalizantes, também em parceria com o Sistema S. “Nossa intenção é fomentar o pequeno empreendedor e também dar opções para quem busca uma vaga no mercado. Hoje observamos várias empresas instaladas aqui que buscam mão-de-obra qualificada fora e queremos inserir cada vez mais sorrisenses no mercado de trabalho”, acrescenta.

O secretário salienta que quem deseja auxílio é só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Sala do Empreendedor presta serviços como informações e orientações sobre registro e legalização de empresas; pesquisa de nomes e registro de marcas; pesquisas fiscais sobre os titulares, sócios e empresas; orientação sobre condição de microempreendedor e empresa de pequeno porte e informações sobre linhas de crédito. Além da equipe que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.

Conforme Oliveira, a Sala do Empreendedor também conta com o “Programa Desenvolve Sorriso”, este em parceira com a Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, Sistema S, cooperativas e instituições educacionais, bancárias e demais secretarias. O Desenvolve Sorriso tem o foco em capacitações e consultorias destinadas a qualificar e ou inspirar os empreendedores a adotarem as melhores práticas de gestão, visando o crescimento e o desenvolvimento das empresas. O programa segue um ciclo com sensibilização; diagnóstico; capacitação e acompanhamento das empresas que buscam auxílio.

Indicadores

Hoje Sorriso possui 13.441 empresas ativas; 1.772 foram abertas em 2021. O mercado de trabalho local conta com 31.453 pessoas em empregos ativos; desse total 3.885 vagas foram geradas entre janeiro a dezembro de 2021, gerando um saldo positivo de 318% em relação ao ano anterior quando foram geradas 810 vagas. Os dados são do Caged com data de 30 de dezembro de 2021.

Texto: Claudia LazarottoFotos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sorriso: Acolhimento de pessoas em situação de rua é tema da primeira reunião do ano do GGI

0

Melhorar e intensificar o trabalho que vem sendo desenvolvido em Sorriso de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua. Esse foi o tema da primeira reunião de 2022 do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso. O encontro contou com a presença de representantes de forças de segurança, sociedade organizada como OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Legislativo e Executivo.

“Levamos este assunto para discussão do grupo de trabalho com o intuito de ajustar algumas questões, para que façamos tudo dentro da legalidade. Apresentamos o que está sendo desenvolvido e debatemos novas ações”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Desde o início do ano está sendo realizada a “Operação Acolhida”, de abordagem de pessoas em situação de rua em espaços públicos de Sorriso, com o objetivo de acolher a população que vive em estado de vulnerabilidade social e, em especial, resguardar a integridade da população, tendo em vista que o aumento no número de moradores de rua tem causado transtornos e insegurança à população.

As ações fazem parte de um trabalho integrado entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, através da Guarda Municipal de Trânsito e da Defesa Civil; Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Corpo de Bombeiros; e as polícias Militar e Judiciária Civil.  

Conforme o secretário, a reunião discutiu o desenvolvimento de uma ação de acolhimento de pessoas em situação de rua em que será realizada uma abordagem mais aprofundada pela equipe multidisciplinar do Creas. A partir desse atendimento, a equipe poderá adotar uma série de ações, como buscar reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, checar a necessidade de atendimento médico e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. Além de investigação social, também será realizado teste digital para verificação de antecedentes criminais. “A partir de um estudo psicológico e social, a equipe do Creas fará um relatório que, caso seja necessário, será encaminhado à Defensoria Pública para que seja solicitado pedido judicial de internação compulsória”, explicou.

Durante a reunião foi criada uma comissão de trabalho que será presidida pelo responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), sargento Alberto dos Santos, e contará com representantes das forças de segurança, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Câmara de Vereadores.  

“Essa comissão irá analisar a situação e trazer ao colegiado as deliberações, como definição de local e data para realização desta ação de acolhimento”.

Outra questão bastante frisada no encontro do GGI foi a necessidade de se intensificar a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, lançada pela Secretaria de Assistência Social. “Estamos realizando visitas a empresas para um trabalho de sensibilização para que empresários e população não deem esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrem em contato com o Creas para que recebam atendimento especializado. Só assim conseguiremos impedir que essas pessoas permaneçam na rua e que o problema se agrave”, frisou a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.  

Lembrando que, caso seja abordado por uma pessoa em situação de rua pedindo dinheiro porque está sem abrigo e não tem para onde ir, ligue para o Creas e permita que esta pessoa receba a ajuda que precisa para sair desta situação. Os telefones de contato são 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

O Creas fica localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso. Até o dia 20 de janeiro a unidade estará aberto ao público em horário reduzido, das 07h às 12h.

Texto: Fabiola OstFotos: Ney Pinheiro

Avião desaparecido na 2ª Guerra é achado após 77 anos em montanha

0

Um avião utilizado pelo exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial foi encontrado 77 anos após desaparecer na região de Arunachal Pradesh, na Índia. Os restos da aeronave, identificada como uma C-46, foram descobertos em dezembro de 2021, durante uma expedição liderada pelo explorador Clayton Kuhles, mas a informação só foi divulgada nesta semana. Kuhles é fundador da MIA Recoveries, organização sem fins lucrativos que localiza aeronaves desaparecidas durante a guerra e busca restos mortais de combatentes para entregar aos familiares. No caso da mais nova descoberta, segundo o jornal indiano Deccan Herald, não foi possível encontrar resíduos humanos no local, mas há pistas nas redondezas.

De qualquer forma, o resultado foi bastante valioso para uma família em especial. A expedição foi montada após um pedido feito por um policial aposentado de Nova York, chamado Bill Scherer. O pai dele, o primeiro-tenente William K. Scherer, estava a bordo da C-46 em 6 de janeiro de 1945, quando a aeronave sumiu nos arredores de Arunachal Pradesh. “É triste, mas satisfatório”, disse Bill em entrevista à agência de notícias AFP. “Cresci sem pai. Tudo no que penso é na minha pobre mãe, recebendo um telegrama e descobrindo que meu pai está desaparecido e ela tendo que ficar comigo, um bebê de 13 meses”.

Com quatro tripulantes e nove passageiros, o avião percorria o trajeto entre a cidade de Kunming, na China, e Chabua, na região indiana de Assam, durante uma tempestade. O destino nunca foi alcançado, e o desfecho da viagem permaneceu sem solução por 77 anos, apesar do forte indício de que teria sido trágico. Os pedaços da aeronave foram encontrados em uma montanha coberta de neve em Dapha Bum, dentro do Parque Nacional Namdapha. Kuhles caminhou por oito dias ao lado de caçadores de uma tribo da comunidade Lisu até chegar ao local e encerrar a missão, iniciada há meses.

“Foi uma expedição muito difícil”, disse Kuhles em entrevista por e-mail ao Deccan Herald. “Montamos um acampamento em Dapha Bum depois de atravessar os rios Dihing e Namdapha. A profundidade do rio fazia a água bater no peito em alguns locais, tornando essas travessias extremamente perigosas ao carregar mochilas pesadas”. Apesar de não ter encontrado restos mortais no avião, o explorador disse que caçadores encontraram alguns vestígios de material humano perto dos destroços. “Estamos esperando ansiosamente encontrar esses restos humanos há décadas”, disse.

Segundo Kuhles, a rota que aviões faziam entre China, Mianmar e Índia rendeu muitos desaparecimentos ao longo da Segunda Guerra. Mais de 500 aeronaves dos EUA e 1.200 pessoas desapareceram na região. Desse total, cerca de 400 pessoas nunca foram encontradas.

UOL

MT tem quase 3 vezes menos UTIs do que no pico de casos

0

Em meio a uma nova crescente dos números da covid-19, Mato Grosso conta atualmente com quase 3 vezes menos Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) se comparado com um dos períodos mais críticos da pandemia, quando registrou 128 mortes em abril de 2021.

Nesta sexta-feira (21), de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso tem 207 UTIs para adultos pactuadas. Em abril de 2021, o estado chegou a contabilizar 573 leitos.

A pactuação de leitos envolve o cofinanciamento destas unidades, que recebem recursos tanto do Estado quanto do Município onde as UTIs estão instaladas. Ao longo do último ano, o avanço da covid-19 provocou a abertura de diversas novas unidades frente à demanda acelerada de infectados.

Contudo, conforme os números se estabilizavam, o financiamento das UTIs foi sendo gradualmente suspenso. Exemplo dessas suspensões no cofinanciamento foi registrado em setembro, quando a SES notificou 5 cidades sobre o bloqueio dos recursos de 100 leitos devido ao fato de a taxa de ocupação geral ter recuado para a casa dos 50%.

Naquele contexto, o Estado justificou que a suspensão se dava pela queda na demanda e no alto custo de manutenção deste tipo de unidade. Contudo, após as festividades de virada de ano, em que em alguns municípios houve inclusive a realização de shows, os números relativos à doença voltaram a crescer.

Para frear o avanço da pandemia, o Estado voltou a pactuar novos leitos de UTIs. Nesta semana, o governo estadual abriu 10 novas unidades no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e outras 10 no Hospital São Lucas, em Primavera do Leste.

Menos guarnecido em número de leitos, Mato Grosso contabilizou nesta sexta-feira 4.767 novos contágios e 16 mortes em 24 horas. As taxas diárias de contágios voltaram a crescer após meses de estabilidade. Ao todo, o estado já registrou 594.311 casos, sendo que em 555.831 ocorrências as pessoas se curaram e outras 14.179 morreram.

A reportagem contatou a SES sobre as novas medidas adotadas pela pasta referente à alta dos números da pandemia. Contudo, não houve resposta sobre a demanda até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Gazeta Digital

Polícia Civil prende homem que transportava 200 aves silvestres em bagageiro de ônibus interestadual

0

Um homem que transportava aproximadamente 200 pássaros de forma irregular, dentro de um ônibus interestadual, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na quinta-feira (21.01), durante checagem de denúncia realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). A abordagem do suspeito, de 58 anos, foi realizada na Rodoviária de Cuiabá.

As diligências que resultaram na prisão do suspeito iniciaram após denúncia que relatava que uma pessoa que vinha do estado do Pará com destino a Barra do Garças estava transportando as aves silvestres de forma irregular, no bagageiro do ônibus interestadual.

Diante da denúncia, os policiais da Dema foram até a rodoviária da Capital, onde fizeram a abordagem do ônibus, constatando a veracidade da denúncia. Os pássaros eram transportadas em grupos dentro de gaiolas, sendo que algumas aves já estavam mortas devido ao pequeno espaço, calor (uma vez que estavam fechados em sacolas plásticas) e falta de água.

Com informações do passageiro responsável pelos pássaros, os policiais fizeram a abordagem do suspeito, que confirmou que as aves eram suas. Questionado sobre os documentos referente às aves, ele respondeu que não possuía e confessou que estava transportando aproximadamente 200 pássaros, canário da terra.

Diante da situação, os policiais fizeram o resgate das aves e o suspeito foi conduzido à Dema, onde foi autuado em flagrante por crime ambiental. “O transporte e o comércio ilegal de pássaros, além do sofrimento e a morte da ave, causa um desequilíbrio na natureza”, disse a delegada titular da Dema, Liliane Murata.

Assessoria/Polícia Civil-MT