Quarta-feira,24 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 637

Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia

0
malária, mosquito, Anopheles
Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia Brasil Sorriso Mato Grosso
Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia Brasil Sorriso Mato Grosso

A pandemia de covid-19 trouxe impactos para o atendimento em relação às doenças tropicais negligenciadas que passaram a registrar aumento da mortalidade, apesar da queda de internações.

Em 2020, a taxa de mortalidade para malária subiu 82,55%, apesar da queda de 29,3% nas internações. Doenças como a leishmaniose visceral e a leptospirose também registraram aumento de mortalidade de 32,64% e 38,98%, respectivamente. O número de internações por essas doenças diminuiu no período, com quedas de 32,87% e 43,59%.

Já a dengue registrou aumento de 29,51% nas internações e de 14,26% na taxa de mortalidade. Os dados fazem parte de um estudo dos pesquisadores Nikolas Lisboa Coda Dias e Stefan Oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia; e Álvaro A. Faccini-Martínez, da Universidade de Córdoba.

Eles compararam os dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) durante os primeiros oito meses de 2020 com os valores médios do mesmo período dos anos de 2017 a 2019. Segundo os pesquisadores, a queda nas internações é consequência da pandemia e do medo das pessoas de procurarem assistência à saúde nesse período.

Na avaliação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), houve aumento do número de casos dessas enfermidades durante a pandemia. “Houve redução dos casos notificados e aumento da letalidade”, disse à Agência Brasil o presidente da entidade, Júlio Croda.

 “Houve uma desassistência às pessoas que são acometidas por essas doenças e que, geralmente, são populações mais vulneráveis”, destacou.

Retrocesso

Na avaliação de Júlio Croda, o Brasil retrocedeu de dez a 20 anos no combate a essas doenças. Segundo ele, será necessário reconstruir os serviços de saúde já que todos os programas nacionais de controle para essas doenças sofreram algum impacto. Ele acredita ainda que a curva de redução de incidência que o país mantinha e de mortalidade associada a essas doenças tende a entrar em estabilidade até 2030.

“A gente perdeu uma década de combate a essas doenças, principalmente por conta da pandemia, da desassistência, da falta de diagnóstico e de um tratamento precoce”, avaliou o especialista.

Procurado pela Agência Brasil para comentar a afirmação de Croda, o Ministério da Saúde não respondeu até o fechamento da matéria.

Tuberculose

O presidente da SBMT afirmou que, depois de 15 anos, houve registro de redução das notificações de tuberculose em todo o mundo e crescimento do número de óbitos. “No Brasil, não foi diferente”. A tuberculose é a doença negligenciada responsável pelo maior número de mortes entre as populações mais vulneráveis, segundo Croda.

Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), divulgado em outubro de 2021, relatou que os serviços de tuberculose estão entre os interrompidos pela pandemia de covid-19 em 2020. O impacto sobre essa doença foi particularmente grave e, em 2020, 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose no mundo.

A OMS estima que 4,1 milhões de pessoas sofrem atualmente de tuberculose, mas não foram diagnosticadas com a doença ou não notificaram oficialmente às autoridades nacionais. Em 2019, o número de pessoas afetadas por tuberculose chegava a 2,9 milhões.

Doenças Negligenciadas

Mais de 1,7 bilhão de pessoas em todo o planeta sofrem com algum tipo de doença tropical negligenciada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas somam um grupo diversificado de doenças transmissíveis que prevalecem em condições tropicais e subtropicais em 149 países, matam milhões de seres humanos e custam bilhões de dólares às economias em desenvolvimento a cada ano.

O Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, lembrado hoje (30), foi criado em 2019, por uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde. Este é o terceiro ano de celebração da data, em meio à pandemia da covid-19.

Em nota divulgada hoje, o coordenador de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Marcelo Wada, afirma que que a pasta vêm investindo na vigilância dessas doenças e implementando ações para que se alcance a eliminação ou controle desse grupo.

“Existem muitos desafios para a eliminação das DTNs, incluindo mudanças climáticas, ameaças zoonóticas e ambientais, emergentes em saúde pública. Vamos avançar nas estratégias para controlar essas doenças”, afirmou.

Doenças esquecidas

As chamadas doenças negligenciadas, ou esquecidas, são enfermidades infecciosas, muitas delas parasitárias, que afetam principalmente as populações mais pobres e com acesso limitado aos serviços de saúde, em especial pessoas que vivem em áreas rurais remotas e favelas.

Segundo a OMS, elas integram um grupo diversificado de 20 enfermidades prioritárias de origem parasitária, bacteriana, viral e fúngica. Causam dor e incapacidade, criando consequências sociais, econômicas e para a saúde duradouras para indivíduos e sociedades. Impedem as crianças de ir à escola e os adultos de ir  ao trabalho, prendendo as comunidades em ciclos de pobreza e desigualdade. As pessoas afetadas por deficiências causadas por essas doenças, muitas vezes sofrem estigma em suas comunidades, dificultando acesso aos cuidados necessários e levando ao isolamento social.

No Brasil, leishmaniose, tuberculose, doença de Chagas, malária, esquistossomose, hepatites, filariose linfática, dengue e hanseníase estão entre as principais doenças negligenciadas. Elas ocorrem em quase todo o território. Mais de 90% dos casos de malária ocorrem na Região Norte e há surtos de filariose linfática e oncocercose. As regiões Norte e Nordeste apresentam o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e concentram o maior número das DTNs.

Equidade

A comemoração deste ano do Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) foi iniciada pela OMS no último dia 26, sob o tema “Alcançar a equidade em saúde para acabar com a negligência das doenças relacionadas à pobreza”. A instituição fez um apelo a seus membros para que se concentrem no fortalecimento das intervenções, visando promover serviços de saúde equitativos para todos.

Edição: Lílian Beraldo

Sorriso: Família é rendida e tem carro roubado

0

Na madrugada deste domingo (30), um roubo a uma residência do bairro Porto Alegre foi registrado em Sorriso.

Segundo informações, a vítima e sua família estavam em casa, porém, em determinado momento, uma pessoa não identificada começou a bater no portão, tal qual inicialmente foi ignorada.

Após um período e as batidas continuarem, a vítima foi verificar, momento esse que foi rendida por um suspeito.

Da residência foram levados aproximadamente R$100,00 e um veículo Onix, sendo o mesmo encontrado abandonado aos fundos do bairro Jardim Carolina na manhã seguinte.

Até o momento ninguém foi preso, assim, a Polícia continua investigando.

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Encapuzados chegam em residência e executam jovem de 21 anos

0

Na manhã deste domingo (30) mais um homicídio foi registrado em Sorriso, mais precisamente na rua Harmonia no bairro Boa Esperança.
De acordo com informações, a vítima e sua esposa foram surpreendidos em sua residência quando alguns indivíduos encapuzados chegaram e arrombaram a porta.
Diante da situação, a vítima identificada como Diogo Luz Diniz, tentou fugir, mas foi atingido por alguns disparos de arma de fogo e caiu em um corredor entre a casa e o muro.

A Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, porém Diogo já se encontrava em óbito no local.

A polícia investiga o caso.

MT NOTÍCIAS

Sorriso confirma mais uma vítima da covid-19

0

É com imenso pesar que a Prefeitura Municipal confirma mais um óbito causado pela covid-19. Trata-se de um homem de 49 anos, morador do bairro Rota do Sol que faleceu ontem (28) no Hospital Regional Jorge de Abreu de Sinop. O sorrisense apresentava como comorbidade insuficiência renal e hipertensão arterial. Infelizmente, esse é o óbito de número 239 registrado no Município.

Mais uma vez a Prefeitura se solidariza com todas as famílias sorrisenses que sofreram perdas irreparáveis durante a pandemia.

Texto: Fabiola Ost

Sorriso: Menor sofre tentativa de sequestro por ex namorado de 35 anos e é socorrida por populares

0

Compareceu na delegacia da policia uma mãe para narrar um fato ocorrido com sua filha no último dia 25.

Conta a mãe que sua filha de 17 anos possuía um relacionamento com o tal suspeito, porém já se encontrava separada a cerca de 1 mês, assim, na ultima terça feira, a vítima recebeu uma mensagem de seu ex, chamando a mesma para ir comer um lanche e conversar.

Aceitando o convite, o suspeito de 35 anos foi buscar de moto a menor em sua residência, onde assim, durante o percurso, a vítima percebeu que estavam indo para outro lugar sentido Nova Ubiratã, dessa forma, perguntou para o indivíduo, ao qual respondeu que iria deixa-la na estrada e lhe dar um fim.

Diante da situação presenciada, a vítima começou a gritar chamando atenção de populares, momento esse que o suspeito parou a moto e a menor foi socorrida por um casal que estava próximo.

Devido ao fato, a vítima e sua mãe pedem providencias, uma vez que informaram que tal suspeito é possessivo e não sabe do que ele é capaz.

MT NOTICIAS

Sorriso: Mulher é agredida após pedir separação e tem celular roubado por ex

0

Procurou a delegacia da policia judiciaria civil uma mulher para narrar que foi violentada por seu ex esposo ao pedir a separação.

Conta a vítima que no ultimo dia 28, após uma discussão com seu ex companheiro pela separação, a mesma saiu de casa e foi até a residência de sua mãe, momento esse que foi abordada pelo suspeito.

Durante a abordagem, o indivíduo violentou a vítima de 41 anos com tapas e devido a mesma gritar, chamando atenção de populares, o suspeito se evadiu do local levando o celular da mulher.

Diante da situação, a vítima denúncia.

MT NOTICIAS

Sorriso: Homem é agredido com “facãozadas” após desentendimento

0

Na noite da ultima sexta feira (28), a policia militar foi acionada para comparecer em uma determinada residência do bairro Rota do Sol, onde havia um homem vítima de uma suposta tentativa de homicídio.

Ao chegar no local e constatar o fato, a guarnição foi informada que a situação foi proveniente de um desentendimento entre padrasto e enteado, onde assim, a vítima foi ferida com o auxílio de um facão.

De acordo com informações dadas pela mãe da vítima, a mesma conta que seu filho chegou a pouco tempo na cidade, onde assim, devido suas dependências, o mesmo alterado ameaça as pessoas, tendo no ultimo dia ameaçado com uma faca, dessa forma, para se defender, o padrasto havia pego o facão.

Diante da circunstancia, a suposta vitima foi socorrida e encaminhada para uma Unidade de saúde.

A polícia investiga.

MT NOTICIAS

Sorriso: Detento diagnosticado com Covid foge do UPA

0
Estadão MT

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária, informa que agentes das forças de segurança estão em busca de Eduardo Ferreira Soares, que fugiu na tarde desta sexta-feira (28.01), enquanto recebia atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso (397 km de Cuiabá).

Eduardo chegou na última quarta-feira (26.01), do município de Vera (461 km de Cuiabá), ao Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), após cumprimento de mandado de prisão. Na ocasião, ele alegou aos policiais penais que estava com fortes dores. Após atendimento primário no CRS, o recuperando foi encaminhado até uma unidade de saúde.

No local, após uma avaliação médica, Eduardo recebeu o diagnóstico para o coronavírus, foi encaminhado até uma ala separada, no entanto os médicos alegaram que não seria permitido a entrada de militares no local.

Na oportunidade, o recuperando conseguiu fugir pela janela da UPA. Uma equipe da polícia penal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão em buscas do recuperando.

assessoria

Fim de semana tem alerta de temporais em MT

0

Todo Mato Grosso está sob alerta amarelo e laranja para temporais no fim de semana. O Instituído Nacional de Meteorologia (Inmet) chama atenção para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica.

Cuiabá terá mínima de 24°C a 30°C na sexta-feira (28) e sábado (29). As temperaturas variam de 23°C a 30°C no domingo (30). Os dias serão de muitas nuvens e pancadas de chuva.

Em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), as mínimas ficam entre 20°C e 212°C. As máximas vão de 24°C a 30°C. A previsão de chuva segue a mesma que a Capital.

As mínimas flutuam entre 22°C e 23°C em Cáceres (225 km a Oeste). As máximas vão de 31°C a 33°C na cidade. O céu fica nublado e os dias terão pancadas de chuva isoladas.

O Inmet mostra que em Sinop (500 km ao Norte) as mínimas ficam em 22°C. Já as máximas vão de 25°C a 28°C. Chuvas isoladas no fim de semana.

Rondonópolis (215 km ao Sul) terá chuva forte, principalmente domingo. As temperaturas mais baixas são de 22°C e as máximas vão de 29°C a 30°C.

Há risco de temporais para todo o estado no fim de semana.

Gazeta Digital

Sorriso: Em menos de 24 horas município registrou quase 300 novas infecções por covid-19

0

Nas últimas 24 horas Sorriso registrou 283 novos casos ativos para a covid-19. Se na última segunda-feira (24), a equipe da Secretaria de Saúde detalhou que estava assustada ao registrar 268 novas contaminações em 48 horas (sábado e domingo); imagina hoje. O número é recorde de casos positivos em 24 horas registrados pelo Município desde o início da pandemia. Entre os 283 novos casos; 228 foram confirmados pelo Hospital Municipal de Campanha (HMC); 41 por laboratórios e farmácias particulares; 12 no Distrito de Primavera e dois no Distrito de Boa Esperança. Só ontem a Central de Coleta de Exames que atende no PSF do Jardim Europa, realizou 303 testes; 75,24% deram positivo (lembrando que foram 228 positivos).

“Sim os números nos assustam. E nos deixa apreensivos a informação do Governo do Estado de que a próxima semana será o ápice das contaminações”, pontua o gestor da pasta de Saúde, Luís Fábio Marchioro. “Estamos mais uma vez vendo filas se formando em frente ao HMC que só ontem realizou 474 consultas médicas; muitas pessoas têm reclamado da demora no tempo de atendimento e mais uma vez ressaltamos: se deve à alta procura e ninguém sai das nossas unidades públicas sem atendimento se tiver paciência e esperar um pouquinho”, frisa. A UPA Sara Akemi Ichicava somou mais 348 atendimentos clínicos e o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste, 64.

E os números aumentam em todos os itens quando se trata do acompanhamento diário. Nesta sexta-feira (28), são 1.837 sorrisenses com o vírus ativo no organismo com 1.902 pessoas em acompanhamento. Também são 44 profissionais da saúde infectados. “Precisamos lembrar que quem cuida também precisa ser cuidado; pedimos um pouco de compreensão pois temos médicos; integrantes de equipes de enfermagem; administrativo e zeladores infectados”, explica. Também são 13 internados; 2 em UTIs e 11 em enfermarias.

Luís Fábio destaca ainda que “há uma preocupação crescente em relação às internações; queremos lembrar a todos que nos anos anteriores com esse número de casos ativos tínhamos mais de 50 internações e mais da metade delas em UTIs; hoje a maioria é em enfermaria e com menos complicações devido às imunizações”, diz.

Mais uma vez, o secretário pede o apoio da população para a prática de cuidados fundamentais. “É necessário evitar aglomerações; evitar compartilhar objetos pessoais como cuias de chimarrão, tererê, copos e mais do que nunca fazer uso das medidas não farmacológicas como o uso da máscara e o álcool 70º”, salienta.

Vale lembrar ainda que diante de qualquer suspeita de infecção por covid-19, a recomendação é procurar imediatamente o HMC que atende 24 horas.

DA ASSESSORIA