Quarta-feira,24 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 636

Polícia Civil registrou 14 mil pedidos de medidas protetivas em 2021

0

A Polícia Civil de Mato Grosso registrou durante o ano passado 14 mil pedidos de medidas protetivas, mecanismo judicial para auxiliar na proteção a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior, que teve 13.200 solicitações.

Dados reunidos em um estudo da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, produzido com base em inquéritos instaurados, indicam que a violência foi reincidente na vida de dezenas de mulheres mortas no ano passado, em Mato Grosso. Conforme o histórico apurado no estudo, as vítimas de homicídios e feminicídios sofreram algum tipo de violência em relacionamentos anteriores ou atuais à época em que ocorreram os crimes.

Os dados relativos a 2021 apontam que 28 mulheres haviam registrado algum boletim de ocorrência por agressões sofridas durante as relações afetivas. E dessas, pouco mais de 17% delas haviam denunciado os autores de suas mortes.

Apenas seis das vítimas de feminicídio tinham medidas protetivas válidas no passado, contra 3 em 2020. Mulheres sem nenhuma denúncia ou atendimentos nas delegacias não as tiram da vivência da violência. Conforme o levantamento, relatos de testemunhas e familiares nos procedimentos policiais denunciam que muitas sofriam diversos tipos de violência em seus relacionamentos.

Mato Grosso registrou no ano passado 85 mortes violentas de mulheres, sendo que destas, 43 foram qualificadas como feminicídios, número que teve uma redução de 31% ante o registrado no ano anterior, quando 62 mulheres morreram exclusivamente em decorrência de atos de violência doméstica ou pela condição de gênero.

Mecanismos de ajuda

Em parceria com o Poder Judiciário e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Polícia Civil criou no ano passado duas ferramentas de apoio a vítimas de violência doméstica e familiar. O aplicativo SOS Mulher reúne a medida protetiva online e o botão do pânico virtual e pode ser acessado por dispositivos móveis e computadores.

Para acionar o botão do pânico, que funciona como um pedido de socorro no formato virtual, a vítima já tem que ter solicitado uma medida protetiva, onde ela informa se deseja a ferramenta virtual, que será autorizada pela Justiça e pode ser acionada quando o agressor descumpre a medida. Ao ligar o botão no aplicativo, em 30 segundos o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Sesp, que enviará a viatura mais próxima, em socorro à vítima. O botão está disponível, por enquanto, para mulheres que moram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, onde há unidades do Ciosp. 

Desde a criação do serviço, em junho do ano passado, o SOS Mulher registrou 2 mil pedidos do botão de pânico, sendo que o mecanismo foi acionado por 84 vítimas. 

Polícia Civil registrou 14 mil pedidos de medidas protetivas em 2021 Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

Já pelo endereço http://sosmulher.pjc.mt.gov.br, a vítima pode solicitar a medida protetiva de urgência, sem a necessidade de se deslocar até uma delegacia da Polícia Civil. Assim que a pessoa preenche todos os dados no formulário do site, a medida é analisada por um delegado que, na sequência, a envia a um juiz, que vai analisar o pedido. A medida protetiva é integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe), de forma ágil e segura, com resposta à vítima em poucas horas. O serviço é disponível para a maior parte dos tipos de violência doméstica, exceto a sexual. 

Para a titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, delegada Mariell Antonini Dias, o SOS Mulher representa mais um avanço tecnológico em prol da mulher, possibilitando que ela acione a segurança pública onde quer que esteja.

“Temos inúmeros outros mecanismos de auxílio às vítimas, como a Patrulha Maria da Penha em muitas cidades, com acompanhamento da efetividade das medidas protetivas pela Polícia Militar. Além disso, conforme demonstrado no estudo, tivemos quase 14 mil pedidos de medidas protetivas formulados nas delegacias de polícia de Mato Grosso, sendo que deste total, seis mulheres foram vítimas de feminicídio, o que demonstra que a medida é um mecanismo eficaz, que salva vidas e que está à disposição para todas que conseguirem dar o primeiro passo contra a agressão que estão sofrendo”, pontuou a delegada, que coordena a Câmara Temática de Defesa da Mulher, na Sesp.

Mariell elenca ainda outros serviços que a Polícia Civil realiza em parceria com instituições que atuam na rede de proteção a vítimas. “É importante destacar que é possível auxiliar o agressor a compreender o caráter lesivo de sua conduta, encaminhando-o para grupos reflexivos, como existe na Comarca de Várzea Grande, através de uma parceria entre a Univag, a Vara Especializada de Violência Doméstica e a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica. Também podemos encaminhar a vítima para o acompanhamento psicossocial, a fim de compreender o caráter cíclico da violência”, finaliza.

Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT

Defesa Civil Estadual faz alerta para chuvas intensas em MT

0
Prédio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil - R. Gen. Neves, 69 - Duque de Caxias I Cuiabá - MT. - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A Defesa Civil Estadual de Mato Grosso alerta à sociedade sobre os riscos de alagamentos e inundações que podem acontecer devido a previsão de intensas chuvas em diversas regiões no Estado.

A classificação atual, na cor ‘laranja’, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indica alerta de risco para temporais, com chuvas de 30 até 60 mm, acompanhadas de ventos que podem atingir de 60 a 100 km por hora, podendo ocasionar queda de árvores, interrompimento de energia e descargas elétricas provocadas pelos raios. Essa ação é causada pelo fenômeno natural Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que propicia formação de nuvens carregadas, com previsão persistente de dois dias de chuvas, que segue até esta terça-feira (1º de fevereiro).

Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM. Luís Cláudio Cruz, as equipes estão em contato com os agentes municipais monitorando possíveis locais de maior risco de desastres. “Estamos à disposição para integrar uma força-tarefa e decretação de situação de emergência, caso este evento adverso se configure em desastre”.

Na manhã desta segunda-feira (31.01), Cuiabá registrou temperatura de 23°, com clima totalmente nublado e chuvas em vários pontos da cidade, que se estenderam ao longo da tarde.  

A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá) passa por avaliação e levantamento dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram neste domingo (30.01). Não houve registro de mortes ou pessoas feridas.

Famílias com casas próximas a rios e córregos devem ficar atentas, redobrar os cuidados devido aos riscos de alagamentos.

Veja os municípios que estão com situação de emergência declarada

Agua Boa

Confresa

Gaúcha do Norte

Luciara

Nova Bandeirantes

Paranatinga

Porto Alegre do Norte

Santa Terezinha

São Félix do Araguaia

Vila Rica

Serviço

Para receber recomendações e alertas sobre riscos de desastres, o cidadão pode se cadastrar para receber mensagens de alertas. Basta enviar um SMS como o número do CEP para o número 40199, o serviço e gratuito.

Secom-MT

Sorriso: Obras orçadas em mais de R$ 35 milhões serão licitadas em fevereiro

0

Novo Paço Municipal, Complexo da Cidadania e obras ligadas à Saúde, Educação e Assistência Social estão nos lotes

Em fevereiro, a Prefeitura de Sorriso, por meio do Departamento de Licitação, que integra a Secretaria de Administração (Semad), fará a licitação de obras orçadas em cerca de R$ 35 milhões, como o novo Paço Municipal, que será no Parque dos Poderes (região do Rota do Sol); continuidade da Policlínica da Zona Leste; capelas mortuárias (região Leste e Distrito de Primavera); Complexo da Cidadania (na Perimetral Sudoeste); finalização da Escola Morada do Bosque (novo prédio para a Escola São Domingos); e construção de 23 pontos de ônibus em vários pontos da cidade.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, as obras representam avanço significativo no cuidado com o cidadão. “Estamos focados em ofertar um bom atendimento, seja no acesso aos serviços pela Prefeitura, seja em saúde, educação, transporte e também nos momentos em que as famílias precisam de um ambiente acolhedor para dizer adeus a seus entes queridos”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, contextualizando que ambientes mais agradáveis e funcionais também resultam em melhores condições de trabalho aos servidores.

“Além da licitação de obras, o trabalho da equipe também resultará na cotação de peças e acessórios para a manutenção da frota leve, média e pesada da Prefeitura de Sorriso”, acrescenta o secretário de Administração do Município, Estevam Calvo, lembrando que todos os processos são detalhados no Portal Transparência, localizado no site da Prefeitura (www.sorriso.mt.gov.br).

Os processos licitatórios que são presenciais ocorrem no Departamento de Licitação, que funciona no Paço Municipal. Já na modalidade “pregão eletrônico”, o processo é conduzido remotamente. Vale lembrar que a licitação de determinado bem ou serviço é o processo necessário para que a Administração Municipal possa fazer esta compra ou contratação, sempre com base nos alicerces da transparência, economicidade e qualidade. No entanto, o fato de ter determinado item licitado não implica necessariamente em sua compra ou contratação na totalidade.

Confira abaixo a programação, lembrando que o horário informado é o de Mato Grosso:

4 de fevereiro (sexta-feira), às 8h30

Tomada de Preços 002/2022 | Postos de Transformação

Objeto: Implantação de dois postos de transformação de energia elétrica para atendimento às demandas do Cemeis Terra Brasil (Lote 1) e do Cemeis Mário Raiter (Lote 2),conforme memorial, projetos, planilhas e documentos anexo. Para tal empreendimento, devem ser investidos R$ 185.086,11.

8 de fevereiro (terça-feira), às 8h30

Tomada de Preços 001/2022 | Capelas Mortuárias

Objeto: Contratação de empresa especializada para a construção de duas capelas mortuárias, uma localizada na região Leste de Sorriso (Lote 1) e outra localizada no Distrito de Primavera (Lote 2), conforme memorial, projetos, planilhas e documentos anexo. Para tal empreendimento, o valor orçado é de R$ 725.432,22.

9 de fevereiro (quarta-feira), às 8h

Pregão Eletrônico 001/2022 | Peças mecânicas e acessórios

Objeto: Registro de preços para futura e eventual aquisição de peças e acessórios originais de primeira linha para a frota municipal de veículos leves, médios e pesados pertencentes à frota municipal. Como se trata de pregão, vence o certame a empresa que apresentar maior desconto nos itens. Ao todo, este certame apresenta 26 itens diferentes e o valor balizado é de R$ 1.241.000,00. Cabe reforçar que estão orçadas várias unidades de cada item.

10 de fevereiro (quinta-feira), às 8h

Pregão Eletrônico 002/2022 | Peças elétricas para veículos

Objeto: Registro de preços para futura e eventual aquisição de peças elétricas originais de primeira linha para a frota municipal de veículos leves, médios e pesados. Este pregão é composto por 23 itens diferentes e o total balizado é de R$1.285.000,00, lembrando que estão orçadas várias unidades de cada item.

10 de fevereiro (quinta-feira), às 8h30

Tomada de Preços 003/2022 | Calçada no Flor do Cerrado

Objeto: Contratação de empresa especializada para construção de calçada na área verde do Bairro Flor do Cerrado. Para tal empreendimento, devem ser investidos R$ 281.288,31 para a instalação de 2.307,40 m² de passeio público no trecho compreendido entre a Avenida Noêmia Dalmolin, a Rua dos Angiquinhos, a Rua São Silvestre e a Rua dos Pepalantos.

11 de fevereiro (sexta-feira), às 8h

Pregão Eletrônico 003/2022 | Peças elétricas para máquinas pesadas

Objeto: Registro de preços para futura e eventual aquisição de peças elétricas originais de primeira linha para máquinas pesadas, tratores e implementos pertencentes à frota municipal. Integram o pregão 15 itens e o valor estimado é de R$ 611.000,00, lembrando que o orçamento leva em consideração várias unidades de um mesmo item.

14 de fevereiro (segunda-feira), às 8h

Pregão Eletrônico 004/2022 | Peças mecânicas

Objeto: Registro de preços para futura e eventual aquisição de peças mecânicas originais de primeira linha para a frota municipal de veículos leves, médios e pesados. O pregão é composto por 23 itens e o total estimado é de R$ 2.582.000,00, e, assim como nos demais processos estão orçadas várias unidades de cada item.

15 de fevereiro (terça-feira), às 8h

Pregão eletrônico 005/2022 | Peças mecânicas

Objeto: Registro de preços para futura e eventual aquisição de peças mecânicas originais de primeira linha para máquinas pesadas, tratores e implementos pertencentes à frota municipal. Este certame contempla 15 itens e o valor balizado é de R$ 1.800.000,00, lembrando que são orçadas várias unidades de cada item.

17 de fevereiro (quinta-feira), às 8h30

Tomada de Preços 004/2022 | Escola Morada do Bosque (São Domingos)

Objeto: Contratação de empresa especializada para a execução de obra de continuação e finalização da construção da Escola Morada do Bosque, prédio que vai abrigar a Escola Municipal São Domingos. No fim do ano passado, o contrato com a empreiteira inicialmente contratada para executar a obra foi rescindido. Para permitir que a unidade possa começar a funcionar, equipes próprias da Prefeitura atuaram na finalização de alguns setores. No entanto, para que a escola seja totalmente concluída, será necessário investir o valor estimado de R$ 1.690.954,89, lembrando que o processo licitatório deve reduzir este montante.

21 de fevereiro (terça-feira), às 8h30

Concorrência Pública 001/2022 | Novo Paço Municipal

Objeto: Contratação de empresa especializada para a execução de obra de construção de um novo prédio para abrigar o Paço Municipal. A nova sede do Executivo será edificada no Parque dos Poderes, região do Rota do Sol. Com uma área construída de 6.476,55 m², o novo prédio da Prefeitura está orçado em R$ 20.067.922,66.

21 de fevereiro (segunda-feira), às 8h30

Concorrência Pública 002/2022 | Policlínica da Zona Leste

Objeto: Contratação de empresa especializada para execução de construção, continuação e finalização da Policlínica da Zona Leste.  A mesma construtora inicialmente licitada para conduzir a obra da Escola Morada do Bosque também era responsável pela edificação desta unidade de saúde. Com área a ser construída de 1.116,78m², a Policlínica contará com uma estrutura composta por consultórios e salas de exames, além de uma recepção para aproximadamente 200 pessoas, estacionamento e setor administrativo.

Para finalizar os 70% restantes desta obra devem ser investidos R$ 3.342.661,80.

25 de fevereiro (sexta-feira) , às 8h30

Tomada de Preços 005/2022 | 23 pontos de ônibus     

Objeto: Contratação de empresa especializada na construção de 23 pontos de ônibus na cidade,  com cobertura, parede de vedação,  banco de concreto, painel isotérmico e placas fotovoltaicas. Para tal iniciativa, o valor global orçado é de R$ 595.053,87.

28 de fevereiro (segunda-feira), às 8h30

Concorrência Pública 003/2022 | Complexo da Cidadania

Objeto: Contratação de empresa para  CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO DA CIDADANIA, que será erguido na esquina entre a Avenida Perimetral Sudoeste com a Rua La Paz. Com mais de 2 mil m² de área construída, o novo espaço deve centralizar setores voltados ao atendimento do cidadão, como o Ganha Tempo e o Departamento de Tributação da Prefeitura, por exemplo.  O valor orçado para a edificação é de R$ 8.196.045,90.

Saiba mais em https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia/f/356/licitacoes.

DA ASSESSORIA

Sorriso: PC prende suspeito de matar empresário

0
Imagem Ilustrativa

Nesta manhã(31) a Polícia Civil de Sorriso realizou o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão e Prisão Preventiva de um suspeito de praticar um homicídio, e que vitimou o empresário sorrisense Pedro Rossi Neto, no dia 24 de novembro de 2021.

Na ocasião do homicídio, indícios apontam que o suspeito realizou campana em frente a chácara da vítima, e quando este saia da da chácara durante a noite, ao descer de seu veículo para abrir a porteira, o suspeito lhe abordou de modo sorrateiro, realizando diversos disparos de arma de fogo.

A vítima ainda conseguiu retornar ao seu veículo, mas veio a óbito em seguida, sendo encontrado somente na manhã seguinte.


Segundo a polícia civil, a motivação específica do crime ainda está sendo investigada, porém indícios apontam que vítima e suspeito discutiram por diversas vezes em decorrência da chácara (e dos animais), local onde o suspeito trabalhou.

*Com informações da PC

Sorrso: Damiani cobra conclusão da obra da Policlínica da Zona Leste

0

O vereador é autor da indicação que pediu a obra

O presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani, esteve nesta tarde (28), visitando mais uma vez, as obras da Policlínica da Zona Leste (AME), que estão paralisadas.

Damiani é autor da Indicação 002/2020, que solicitou a construção, que era para ser concluída ainda no ano passado.

“Estamos cobrando que seja concluída esta obra o mais rápido possível. A empresa que estava responsável pela construção, abandonou a obra e agora, a Prefeitura tem que abrir uma nova licitação”, explicou o presidente da Câmara.

A obra que tem investimentos de quase R$ 2,6 milhões, depois de concluída, contará com atendimentos em várias especialidades para toda a comunidade da Zona Leste e deve se tornar um novo Ambulatório Médico Especializado (AME), com médicos especialistas, como, ortopedista, oftalmologista, ginecologista, entre vários outros.

“Estou acompanhando esta obra desde do início e ficamos tristes em ver essa situação. Por isso, estamos cobrando a conclusão desta obra muito aguardada por toda aquela comunidade que não precisará mais se deslocar até as outras unidades médicas”, pontuou Damiani.

DA ASSESSORIA

Patrulha Rural e Serviço de Inteligência da PM recuperam trator furtado em Campo Verde

0

Policiais militares da Patrulha Rural e do Serviço de Inteligência da 8ª Companhia Independente da PM recuperaram um trator furtado de uma fazenda, na última quinta-feira (27.01), em Campo Verde. 

A Polícia Militar recebeu informações de moradores das comunidades rurais de que teriam visto o trator sendo levado para a região da Vila União. De imediato, os policiais passaram a realizar diligências para tentar localizar o veículo.  

As equipes policiais realizaram várias buscas e coletas de informações na região e conseguiram encontrar o veículo que estava escondido em uma estrada de difícil acesso. O trator foi recuperado e restituído ao proprietário.

A ocorrência foi registrada por meio de boletim de ocorrência na Delegacia Municipal de Polícia Judiciaria Civil, que ficará responsável e investigar o crime e tentar identificar o autor do furto. 

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939. 

Polícia Militar fecha desmanche clandestino de veículos em Várzea Grande

0

Policiais da Força Tática do 2º Comando Regional fecharam um desmanche clandestino de veículos, nesta sexta-feira (28), em Várzea Grande. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, receptação e desobediência.

A Polícia Militar chegou até o local após denúncia anônima sobre um desmanche clandestino no bairro Novo Mundo. As equipes foram até o endereço apontado e localizaram o suspeito.

No desmanche, a Polícia Militar localizou uma carreta roubada e diversas peças sem procedência. O homem confessou que estava adulterando o chassi da carreta para trocar por drogas na Bolívia. 

Com o suspeito, a PM encontrou um tablete de pasta base de cocaína. Ele alegou que havia recebido a droga em troca da carreta roubada e que em sua casa teria mais entorpecente. Os policiais apreenderam na casa dele mais dois tabletes de pasta base de cocaína. 

O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia. A ocorrência foi entregue para a Polícia Judiciária Civil. 

Casos de roubos têm redução de 16% em Mato Grosso

0

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) registrou queda de 16% nos registros de crimes contra o patrimônio em 2021, em comparação com o ano anterior. A redução está relacionada aos crimes de roubos em geral, incluindo a comércio, residência e à pessoa em Mato Grosso. A Região Metropolitana seguiu a mesma tendência com reduções superiores a 20% dos crimes.

Conforme dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, em 2020, as forças de segurança registraram 9.937 queixas de roubos em todo o estado, porém, no ano passado, a quantidade reduziu, chegando a 8.310 casos. Foram 1.627 crimes a menos que o ano anterior e isso representa queda de 16% nos registros. 

As forças de segurança também registraram queda nos casos de roubos em Cuiabá em um comparativo entre os dois últimos dois anos. Conforme os dados, em 2020, foram denunciados 3.941 roubos na Capital, sendo que no ano passado, o total de casos chegou a 2.924. Isso significa que houve 1.017 ocorrências a menos, equivalente a uma queda de 26%. 

O levantamento também indica redução de 22% nos casos de roubos em Várzea Grande, seguindo a tendência do Estado. Os dados indicam que, em 2020, as forças de segurança registraram 1.706 casos, sendo que no ano seguinte o número de roubos comunicados à polícia chegou a 1.381. Isso representou 379 roubos a menos que o ano anterior. 

Furtos

Na Capital, os registros de furtos em geral também apresentaram queda de 8%, fazendo uma comparação entre os dois últimos anos. Durante o ano de 2020, os moradores de Cuiabá denunciaram 10.473 furtos às forças de segurança; já em 2021, os registros foram de 9.592 em Cuiabá. 

Willian Silva | Sesp-MT

Sorriso: Reeducandos do CRS concluem curso de fabricação de bonecas de pano

0
Foto por: Divulgação

Quinze reeducandos do Centro de Ressocialização de Sorriso (a 397 km de Cuiabá) concluíram a oficina de fabricação de bonecas de pano, realizada em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) e do Conselho da Comunidade do município.

O diretor do Centro de Ressocialização, Enilson de Castro Souza, destaca a importância dos cursos de qualificação no processo de ressocialização. “Tem muita melhora tanto na perspectiva de vida dos reeducandos, para profissão, como melhora o bem-estar e o convívio de cada um na unidade. Com um curso que o qualifica em alguma atividade, o reeducando tem mais chances de conseguir um emprego remunerado quando sair da unidade prisional, o que possibilita sua reinserção ao meio social”.

Segundo Castro, além do curso de fabricação de bonecas, já foram ofertados em parceria com o Senar, cursos de reaproveitamento de madeira, revestimento em cerâmica, bem como operação de máquinas pesadas como tratores e colheitadeiras.

“O Senar é responsável pela capacitação dos nossos recuperandos, por meio dos seus instrutores e o conselho da comunidade contribui na doação e arrecadação de produtos e materiais para fabricação das peças que estão sendo ministradas na unidade penal”, ressaltou.

O diretor da unidade ainda pontuou que para participar dos projetos, os alunos passam por uma seleção da unidade que leva em consideração o bom comportamento do indivíduo no CRS. Além disso, o Centro de Ressocialização conta com a Ala Renascer, que são alojamentos equipados para ministração das oficinas e aulas aos recuperandos selecionados.

“Nesse espaço, temos três salas de aula e diurnamente usamos para esses cursos. Nosso principal objetivo para este ano é de trazer a participação do pessoal da carceragem para que eles também possam conhecer todas as atividades ministradas no CRS”.

Sorriso: Reeducandos do CRS concluem curso de fabricação de bonecas de pano Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A instrutora do Senar, Girlayne Ota, apontou que o curso pode representar uma alternativa de renda aos reeducandos quando deixarem a unidade. “O artesanato além da renda pode ajudar no fortalecimento do relacionamento social e integração comunitária por meio da oferta de mão de obra capacitada e treinada”, disse.

“Mesmo com várias opções industrializadas de produtos, a confecção de bonecas de pano é uma alternativa interessante e única para presentear. O Sindicato está sempre à disposição”, ressalta o gerente do Sindicato Rural, Farid Tenório.

Wellyngton Souza | Sesp-MT

Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia

0
malária, mosquito, Anopheles
Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia Mato Grosso Sorriso Mato Grosso
Taxa de mortalidade de doenças negligenciadas aumenta durante pandemia Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

A pandemia de covid-19 trouxe impactos para o atendimento em relação às doenças tropicais negligenciadas que passaram a registrar aumento da mortalidade, apesar da queda de internações.

Em 2020, a taxa de mortalidade para malária subiu 82,55%, apesar da queda de 29,3% nas internações. Doenças como a leishmaniose visceral e a leptospirose também registraram aumento de mortalidade de 32,64% e 38,98%, respectivamente. O número de internações por essas doenças diminuiu no período, com quedas de 32,87% e 43,59%.

Já a dengue registrou aumento de 29,51% nas internações e de 14,26% na taxa de mortalidade. Os dados fazem parte de um estudo dos pesquisadores Nikolas Lisboa Coda Dias e Stefan Oliveira, da Universidade Federal de Uberlândia; e Álvaro A. Faccini-Martínez, da Universidade de Córdoba.

Eles compararam os dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) durante os primeiros oito meses de 2020 com os valores médios do mesmo período dos anos de 2017 a 2019. Segundo os pesquisadores, a queda nas internações é consequência da pandemia e do medo das pessoas de procurarem assistência à saúde nesse período.

Na avaliação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), houve aumento do número de casos dessas enfermidades durante a pandemia. “Houve redução dos casos notificados e aumento da letalidade”, disse à Agência Brasil o presidente da entidade, Júlio Croda.

 “Houve uma desassistência às pessoas que são acometidas por essas doenças e que, geralmente, são populações mais vulneráveis”, destacou.

Retrocesso

Na avaliação de Júlio Croda, o Brasil retrocedeu de dez a 20 anos no combate a essas doenças. Segundo ele, será necessário reconstruir os serviços de saúde já que todos os programas nacionais de controle para essas doenças sofreram algum impacto. Ele acredita ainda que a curva de redução de incidência que o país mantinha e de mortalidade associada a essas doenças tende a entrar em estabilidade até 2030.

“A gente perdeu uma década de combate a essas doenças, principalmente por conta da pandemia, da desassistência, da falta de diagnóstico e de um tratamento precoce”, avaliou o especialista.

Procurado pela Agência Brasil para comentar a afirmação de Croda, o Ministério da Saúde não respondeu até o fechamento da matéria.

Tuberculose

O presidente da SBMT afirmou que, depois de 15 anos, houve registro de redução das notificações de tuberculose em todo o mundo e crescimento do número de óbitos. “No Brasil, não foi diferente”. A tuberculose é a doença negligenciada responsável pelo maior número de mortes entre as populações mais vulneráveis, segundo Croda.

Relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), divulgado em outubro de 2021, relatou que os serviços de tuberculose estão entre os interrompidos pela pandemia de covid-19 em 2020. O impacto sobre essa doença foi particularmente grave e, em 2020, 1,5 milhão de pessoas morreram de tuberculose no mundo.

A OMS estima que 4,1 milhões de pessoas sofrem atualmente de tuberculose, mas não foram diagnosticadas com a doença ou não notificaram oficialmente às autoridades nacionais. Em 2019, o número de pessoas afetadas por tuberculose chegava a 2,9 milhões.

Doenças Negligenciadas

Mais de 1,7 bilhão de pessoas em todo o planeta sofrem com algum tipo de doença tropical negligenciada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas somam um grupo diversificado de doenças transmissíveis que prevalecem em condições tropicais e subtropicais em 149 países, matam milhões de seres humanos e custam bilhões de dólares às economias em desenvolvimento a cada ano.

O Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas, lembrado hoje (30), foi criado em 2019, por uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde. Este é o terceiro ano de celebração da data, em meio à pandemia da covid-19.

Em nota divulgada hoje, o coordenador de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Marcelo Wada, afirma que que a pasta vêm investindo na vigilância dessas doenças e implementando ações para que se alcance a eliminação ou controle desse grupo.

“Existem muitos desafios para a eliminação das DTNs, incluindo mudanças climáticas, ameaças zoonóticas e ambientais, emergentes em saúde pública. Vamos avançar nas estratégias para controlar essas doenças”, afirmou.

Doenças esquecidas

As chamadas doenças negligenciadas, ou esquecidas, são enfermidades infecciosas, muitas delas parasitárias, que afetam principalmente as populações mais pobres e com acesso limitado aos serviços de saúde, em especial pessoas que vivem em áreas rurais remotas e favelas.

Segundo a OMS, elas integram um grupo diversificado de 20 enfermidades prioritárias de origem parasitária, bacteriana, viral e fúngica. Causam dor e incapacidade, criando consequências sociais, econômicas e para a saúde duradouras para indivíduos e sociedades. Impedem as crianças de ir à escola e os adultos de ir  ao trabalho, prendendo as comunidades em ciclos de pobreza e desigualdade. As pessoas afetadas por deficiências causadas por essas doenças, muitas vezes sofrem estigma em suas comunidades, dificultando acesso aos cuidados necessários e levando ao isolamento social.

No Brasil, leishmaniose, tuberculose, doença de Chagas, malária, esquistossomose, hepatites, filariose linfática, dengue e hanseníase estão entre as principais doenças negligenciadas. Elas ocorrem em quase todo o território. Mais de 90% dos casos de malária ocorrem na Região Norte e há surtos de filariose linfática e oncocercose. As regiões Norte e Nordeste apresentam o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e concentram o maior número das DTNs.

Equidade

A comemoração deste ano do Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) foi iniciada pela OMS no último dia 26, sob o tema “Alcançar a equidade em saúde para acabar com a negligência das doenças relacionadas à pobreza”. A instituição fez um apelo a seus membros para que se concentrem no fortalecimento das intervenções, visando promover serviços de saúde equitativos para todos.

Edição: Lílian Beraldo