Quarta-feira,24 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 634

Sorriso: Idoso morre ao ser atropelado por carreta durante travessia

0

Por volta das 11h00 desta quarta feira (02) um atropelamento que resultou em uma morte ocorreu no período urbano da BR-163 de Sorriso.

Segundo informações, um senhor ainda não identificado tentou atravessar a rodovia quando foi atropelado por uma carreta.

De imediato o condutor da carreta não percebeu o fato, porém foi informado logo em seguida por um outro condutor que estava trafegando no local, assim, o motorista retornou.

O Corpo de Bombeiros foi acionado porém a vítima já se encontrava em óbito.

Em breve novas notícias.

Sorriso: Idoso morre ao ser atropelado por carreta durante travessia Sinop Sorriso Mato Grosso

MT NOTÍCIAS

Sorriso: Em reunião com a secretária de Educação, Damiani solicita creche no período noturno

0

Um pedido dos pais que precisam trabalhar à noite

Levando a diante o pedido de muitos pais que trabalham à noite, o presidente do Legislativo, Leandro Damiani, esteve nesta tarde (1º) com a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler e fez a solicitação para a implantação de creche no período noturno.

“Muitos pais trabalham à noite em pizzarias, restaurantes, hotéis, entre outras empresas que funcionam neste período e não tem onde deixar os filhos, muitos precisam até pagar para outras pessoas cuidarem das crianças”, declarou o presidente.

Damiani ainda afirmou que a secretária recebeu o pedido de forma positiva para que em 2022 seja possível a implantação da creche no período noturno.

“Tivemos uma boa conversa com a Lúcia que se colocou a disposição em conhecer projetos de creches noturnas que estão dando certo em outros locais”, finalizou Damiani.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Vereadores comemoram liberação de 500 mil reais para ampliação do abatedouro de aves

0

Anúncio foi feito pelo secretário de Estado durante reunião com o subsecretário Márcio Kuhn e os vereadores Zé da Pantanal e Rodrigo Machado

Em reunião com o subsecretário de Agricultura, Márcio Kuhn, e os vereadores Zé da Pantanal e Rodrigo Machado, o secretário estadual de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, anunciou a liberação de 500 mil reais para ampliação do abatedouro de aves de Sorriso.

Ele informou que o recurso deverá ser creditado na conta da Prefeitura de Sorriso ainda esta semana.

O investimento permitirá que o abatedouro atenda os municípios circunvizinhos, além de aumentar a capacidade de abates com diminuição dos  custos,  já que o abatedouro será automatizado.

No ano passado, por meio de indicação do vereador Zé da Pantanal, a Câmara cobrou do Estado a destinação de mais equipamentos para o abatedouro.

Para os vereadores, a ampliação do espaço  é um pedido antigo dos pequenos agricultores que pretendem aumentar o número de animais abatidos e, consequentemente, sua comercialização.

Na oportunidade, o secretário Silvano adiantou que os equipamentos da patrulha mecanizada para a agricultura familiar  serão entregues no próximo mês de março.

Kuhn e os vereadores aproveitaram para protocolar ofício solicitando calcário e estufas agrícolas para a agricultura familiar.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Secretaria de Assistência Social atualiza e amplia lei municipal que garante Benefícios Eventuais

0

A secretária municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, esteve reunida nesta manhã (01) com o prefeito Ari Lafi, os secretários municipais Hilton Polesello (Governo) e Estevam Calvo (Administração), e os vereadores Marlon Zanella, Jane Delalibera, Wanderley Paulo e Celso Kozak para apresentar o projeto de lei que atualiza e amplia a Lei Municipal de Benefícios Eventuais.  

Os Benefícios Eventuais integram garantias do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e são ofertados pelo município, de maneiraprovisória, aos cidadãos e às famílias que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de situações que fogem do seu cotidiano, em virtude de nascimento, morte, vulnerabilidade social e calamidade pública.

Conforme a gestora da pasta, o projeto prevê a criação de um Fundo Social em caso de calamidade pública. “Desta forma o município estará prevenido para oferecer auxílio às famílias atingidas por vendavais, desmoronamentos ou qualquer outro episódio que caracterize situação de calamidade pública”, disse.

De acordo com Jucélia, o projeto contempla ainda a inclusão do benefício de vale gás, com fornecimento de botijão e abastecimento temporário, e auxílio funeral fora do município e do Estado. “Há casos em que ocorre uma fatalidade com uma pessoa que reside em Sorriso e está em outra localidade. Hoje, não há legalidade para que o Município atenda às despesas de translado e, neste caso, estamos buscando uma forma legal para conseguir por em prática. Desta forma, conseguiremos dar um pouco mais de conforto às famílias enlutadas”, destacou a secretária.  

Jucélia lembra que os benefícios eventuais são concedidos a indivíduos ou famílias com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo, cadastradas no Cadastro Único e beneficiárias do Auxílio Brasil – novo Bolsa Família. “São benefícios que contemplam apenas famílias cuja situação de vulnerabilidade possa tornar-se ainda mais fragilizada. Para que a família seja contemplada, é necessário que a situação seja analisada por uma equipe técnica, conforme determina a Lei do SUAS”, explicou.

O projeto de lei será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação plenária. “Foi um momento para apresentarmos o projeto, esclarecer dúvidas e colher sugestões dos vereadores. Faremos alguns ajustes antes de encaminhar ao Legislativo e tão logo seja aprovado, iniciaremos com os benefícios”.

“Buscamos sempre aproximar a discussão para termos maior produtividade com os vereadores colaborando na elaboração dos projetos”, finalizou o prefeito.

DA ASSESSORIA

MT imuniza 99,83% do rebanho na segunda etapa de vacinação

0

Mato Grosso vacinou 15.251.763 bovinos e bubalinos na segunda etapa de vacinação contra febre aftosa e atingiu 99,83% do rebanho a ser vacinado no Estado. Nessa etapa, foi obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos até dois anos de idade, exceto nos estabelecimentos rurais do Baixo Pantanal Mato-grossense, onde a vacinação atingiu todas as idades.

“A baixa inadimplência é resultado dos trabalhos de divulgação, educação sanitária, fiscalização e dedicação dos produtores rurais”, apontou o médico veterinário João Marcelo Brandini Néspoli, da Coordenadoria de Sanidade Animal do Indea.

Na Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, localizada na região Noroeste de Mato Grosso, que compreende o município de Rondolândia em sua totalidade e partes dos municípios de Comodoro, Juína, Aripuanã e Colniza, a vacinação está proibida desde 2020.

Conforme a série histórica da vacinação de animais jovens nos últimos 21 anos, observa-se que desde 2007 as etapas envolvendo bovinos e bubalinos até dois anos de idade têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%.

No decorrer da etapa, foram fiscalizadas as vacinações em 2.492 estabelecimentos rurais com um rebanho de 477.451 bovinos. No dia 14 de dezembro, quando os dados foram extraídos, havia um total de 4.822 inadimplentes. Com a atuação das equipes do Indea, em 26 de janeiro o número caiu para 812 casos remanescentes a serem resolvidos.

Outro dado importante é que as taxas de vacinação e rebanhos nas diferentes Unidades Regionais do Indea do Estado verifica-se homogeneidade na aplicação da vacina. Todas com índices superiores a 99%.  

O Indea e os produtores rurais tem se esforçado para que 2022 seja o último ano da vacinação contra a febre aftosa. A ideia é se conseguir o status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação e, com isso, atingir mercados mais exigentes e que remuneram melhor ao produtor.

Débora Siqueira | Assessoria Indea

Governo entrega máquina para perfurar centenas de poços em Mato Grosso

0
Entrega da perfuratriz - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta terça-feira (01.02), uma nova máquina para perfurar centenas de poços no estado.

A perfuratriz com caminhão de apoio foi adquirida com recursos de emenda do senador Wellington Fagundes (R$ 2,6 milhões) e com contrapartida do Executivo (R$ 400 mil), por meio do Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa.

“Temos uma demanda no estado de quase 800 poços já catalogados. E com essa máquina atendendo com mais celeridade, rapidez e custo menor, poderemos adquirir outras, senão iríamos demorar muito tempo para atender essa demanda”, relatou o governador Mauro Mendes.

De acordo com o senador Wellington Fagundes, a emenda foi destinada visando ajudar o Estado a acelerar a resolução da demanda por água em determinadas regiões.

“O custo maior é o da máquina, que foi adquirida agora. E para ter produção e desenvolvimento, é preciso ter água de qualidade”, pontuou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, explicou que a máquina terá capacidade para perfurar poços em diferentes comunidades, por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

“Esse é um trabalho fundamental, principalmente para os pequenos assentamentos, pequenos produtores, reservas indígenas, e para muitos municípios que precisam. Esse trabalho vai avançar, porque a demanda é gigantesca. Aonde houver necessidade, a Metamat vai estar lá auxiliando”, afirmou.

Segundo o presidente da Metamat, Juliano Jorge, milhares de famílias estão sendo beneficiadas pela perfuração dos poços e, com a nova máquina, o trabalho poderá avançar.

“Essa máquina é esperada há muito tempo. Já fizemos 58 poços com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio de um termo de cooperação, e estamos fazendo mais 75 poços de forma privada, oito deles em aldeias indígenas. Já atendemos em torno de 19 mil famílias em todo o Estado. Temos demanda da grande maioria dos 141 municípios. Queremos chegar com mais de 200 poços furados esse ano, atendendo mais de 200 mil famílias. Água é questão de saúde pública”, finalizou.

Também estiveram no evento: o general Ubiratan Poty, diretor do Departamento de Programa Calha Norte, do Governo Federal; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputado estaduais Wilson Santos e Valmir Moretto; o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra; o presidente da MT Par, Wener Santos; e o ex-deputado federal Fabio Garcia.

Lucas Rodrigues | Secom-MT

MT: Idoso é resgatado pelo Ciopaer após três dias desaparecido

0

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) resgatou, nesta terça-feira (01.02), um idoso de 92 anos que estava desaparecido há três dias no município de Santo Antônio de Leverger (34 km de Cuiabá). O aposentado, que sofre de alzheimer, foi encontrado em uma região de mata fechada na zona rural do distrito de Sangradouro.

As buscas foram realizadas em uma operação integrada entre o Ciopaer, Ciosp, Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Leverger e o grupo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Várzea Grande.

A família deu falta do idoso no domingo (30.01), por volta de 20h, e acionou o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio do telefone 192, que passou a ocorrência para o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio. As buscas iniciaram nas primeiras horas de segunda-feira (31.01).

A equipe do Corpo de Bombeiros realizou as buscas em uma pastagem e região de mata fechada por mais de 10 horas e no início da noite iniciaram as buscas com os cães do grupo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC), do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Várzea Grande. A busca se estendeu até a noite de segunda-feira.

Na manhã desta terça-feira (01.02), o Águia 05 do Grupo Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado para auxiliar nas buscas com apoio aéreo.

Após mais de uma hora sobrevoando a região, um dos agentes que estava na aeronave identificou o idoso caído em um pasto próximo a um matagal. O idoso estava debilitado, porém ainda consciente e com vida. Ele se arrastou da mata até a pastagem mais próxima para facilitar a sua localização.

O aposentado foi encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde ficou sob cuidados médicos.

Willian Silva | Sesp-MT

Período de defeso da piracema termina com 915 kg de pescado apreendido

0

Renata Prata | Sema/MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou nesta terça-feira (01.02) o balanço do período de defeso da piracema em Mato Grosso. Foram apreendidos 915 kg de pescado, 40 embarcações, 96 redes, 39 tarrafas, 76 cevas fixas e 810 petrechos de pesca, entre os meses de outubro de 2021 e janeiro 2022.

Durante o período proibitivo, que terminou no dia 31 de janeiro deste ano, foram aplicados R$ 145 mil em multas por pesca irregular e vistoriados 30 comércios, totalizando 34.434 kg de pescado verificado nesses estoques.

Também foram apreendidos 01 veículo e 04 pessoas foram conduzidas a delegacia. Além do patrulhamento fluvial dos rios, a operação fiscalizou estradas de acesso, margens dos rios e captou imagens de drones para verificar a ocorrência de crimes ambientais.

O foco das ações da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e das regionais da Sema, durante o período de defeso da piracema, é prevenir que o peixe seja retirado do rio e diminuir os danos ambientais, garantindo a reprodução para manutenção dos estoques pesqueiros de Mato Grosso. A operação Sinergia Piracema ocorreu em parceria com órgãos da segurança pública.

Apesar do decréscimo nas multas aplicadas em relação ao ano passado, o triplo de embarcações utilizadas para pesca predatória foi apreendido, dificultando a retirada de peixes dos rios. Também foram vistoriados os estoques de 30 estabelecimentos comerciais de forma a evitar o recebimento de pescado de origem ilegal nestes locais, afirmou o Coordenador de Fiscalização de Fauna, Alan Silveira.  

“Fizemos fiscalização terrestre, com barreiras e abordagens a veículos e o patrulhamento fluvial, com abordagem a embarcações e pessoas que estavam na beira dos rios. O trabalho foi de orientação e busca de apetrechos proibidos. Utilizamos de tecnologia, com o uso de drones, binóculos e câmeras para visualizar infrações de ilícitos ambientais para impedir a continuação e assim agir de forma mais eficiente”.

O Coordenador de Fiscalização de Fauna alerta que as equipes continuam em campo, tanto nos rios de divisa, em que continua o período de piracema nos meses de fevereiro, quanto nos rios de não divisa.

“Embora tenha sido liberada a pesca, continuamos com a fiscalização em relação à quantidade e captura de espécies proibidas, ao uso de petrechos proibidos e demais outros itens que devem ser verificados por pescadores amadores e profissionais”. 

Rios de divisa

Nos rios de divisa, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro Estado, a proibição à pesca segue o período estabelecido pela União, que se inicia em novembro e termina em fevereiro de 2022. A pesca nos trechos de divisa será liberada em 01 de março.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

Regras da pesca

Fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores devem seguir as regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso. As medidas mínimas dos peixes que constam na carteira de pesca do Estado também devem ser observadas.

Unidades de Conservação

A Sema alerta que nas unidades de conservação da categoria de proteção integral a atividade da pesca é proibida durante todo o ano. Ao todo, Mato Grosso abriga 68 áreas protegidos sob a jurisdição da União, do Estado ou do Município.

Portanto, quem irá pescar no rio Paraguai ou Juruena, por exemplo, deve estar atento aos trechos dos rios que cortam as áreas de Unidades de Conservação. No caso do Juruena, há restrição no trecho que corta o Parque Nacional do Juruena e o Parque Estadual Igarapés do Juruena. Já para o rio Paraguai, o pescador deve estar atento às áreas do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e do Parque Estadual do Guirá. E se a intenção for pescar no rio das Mortes, fica proibida a prática da pesca no trecho do curso d’água que cruza o Refúgio da Vida Silvestre Quelônios do Araguaia.

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT

Oito empresas entregam propostas para construção do Hospital Regional de Alta Floresta

0

Oito empresas se interessaram e apresentaram propostas para a execução da obra de construção do Hospital Regional de Alta Floresta, durante sessão de concorrência pública realizada nesta terça-feira (02.02). A construção da unidade de saúde está estimada em R$ 119 milhões e contará com aproximadamente 17 mil metros quadrados.

Conforme o setor de Obras da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a documentação apresentada por cada uma das empresas será submetida ao processo de análise para saber se estão de acordo com os termos estabelecidos em edital.

Após essa análise, a SES irá publicar em Diário Oficial do Estado o nome das empresas homologadas, ou seja, que atenderam aos critérios previstos em edital e concorrerão entre si para a construção do hospital. A empresa que apresentar o menor preço ganha a licitação.

A estrutura

O Hospital Regional de Alta Floresta contará com 111 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.

A unidade de Saúde também vai ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

Novos hospitais

O Governo do Estado também irá iniciar em 2022 a construção de outros três novos Hospitais Regionais, como de Juína, cuja licitação está em fase de análise de recurso das cinco empresas habilitadas para a obra da unidade de saúde. O hospital está estimado em R$ 119 milhões e contará com aproximadamente 17 mil metros quadrados.

Para a concorrência da construção do Hospital Regional do Araguaia, localizado em Confresa, a SES está analisando a documentação para habilitação de empresas interessadas na obra. O valor estimado da obra é de R$ R$ 116,7 milhões.

Também foi publicado o aviso de abertura do edital de licitação para a construção do Hospital Regional de Tangará da Serra, estimada em R$ 117,2 milhões. A licitação será na modalidade concorrência. A sessão de concorrência está marcada para o dia 03 de março de 2022, às 9h30, na sala de licitações da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), situada no Centro Político Administrativo, Rua C, Bloco III.

Fernanda Nazário | SES-MT

Sorriso: SAMA organiza documentação das feiras livres do Município

0

Organizar. Esse é o objetivo do trabalho em andamento essa semana e que busca elaborar um estatuto para os feirantes que atuam no espaço do Jardim Bela Vista. De acordo com o tecnólogo em agronegócios da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Carlos Ottoni, a intenção é formalizar um documento e uma associação para que os feirantes do Bela Vista possam atuar de forma conjunta e legalizada.

O gestor da SAMA, Marcelo Lincoln, destaca que até o momento somente a Associação dos Feirantes de Sorriso (AFESO), realizada ao lado do Corpo de Bombeiros, tem estatuto e associação constituídos. “No momento contamos com uma comissão que está analisando o material da AFESO para elaborar o do Bela Vista”, explica. Contudo, ressalta o secretário, em cada espaço serão respeitadas as particularidades próprias para a documentação. Além da elaboração do documento, também está sendo realizado o cadastro e busca ativa de interessados em participar da feira no Bela Vista.

Além da equipe técnica da SAMA, também participam do desenvolvimento do material representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Clube Amigos da Terra (CAT); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER).

Feira do São Domingos

O secretário-adjunto da SAMA, Márcio Kuhn, explica que assim que for concluído o trabalho no Bela Vista terá início à formalização da Feira do São Domingos/São Mateus. “Como essa é uma grande feira de rua, vamos levar mais tempo e precisamos analisar cada item em especial, o primeiro fato é que ela é ao ar livre e tem horário diferenciado de realização”, pontua.

A regularização dos espaços das feiras é uma das preocupações do prefeito Ari Lafin. Segundo ele, essa é uma forma de garantir a oportunidade venda para o feirante aliada à segurança de compra por parte do consumidor. “Essa é uma relação em que há ganhos para todos”, finaliza.

DA ASSESSORIA