Quarta-feira,24 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 632

Sorriso: Vereadores participam do lançamento da ordem de serviço e retomada de obra da Escola Técnica

0

Vereadores participaram da cerimônia que contou com a presença do secretário Nilton Borgato

Depois de mais de uma década paralisadas por interrupções no repasse de recursos, as obras de construção da Escola Técnica Estadual (ETE) de Sorriso, antiga Ceprotec, serão retomadas. Nesta sexta-feira (4), com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato e autoridades, foi assinada a ordem de serviço no valor de quase R$ 13 milhões para a conclusão do prédio.

Para o presidente da Câmara de Sorriso, vereador Leandro Damiani, a retomada da construção da unidade escolar é resultado de muita cobrança às autoridades. “Nos últimos 14 meses, encaminhamos três requerimentos ao governador Mauro Mendes cobrando a conclusão desta escola”, ressalta Damiani, que lembrou ainda das diversas reuniões dos parlamentares, em Cuiabá e em Brasília, para pedir a continuidade das obras.

Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Leandro Damiani, Maurício Gomes, Rodrigo Machado, Wanderley Paulo, Celso Kozak, Marlon Zanella e Zé da Pantanal. A Escola Técnica Estadual (ETE) foi lançada pelo Governo Federal em 2009, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Estado.

O presidente também frisou que a conclusão da ETE é uma demanda antiga, não apenas da legislatura atual, mas também de legislaturas anteriores. “É uma obra muito importante para educação de toda a região e gostaríamos que a escola estivesse sendo entregue hoje, e por isso vamos acompanhar o andamento e manter contato com o Estado sempre que for preciso”.

Com essa retomada, 1.500 alunos serão atendidos presencialmente nos turnos matutino, vespertino e noturno, na escola localizada na Zona Leste de Sorriso. O prédio terá 12 salas de aula, 11 laboratórios, 1 laboratório especial com 504 m, 1 auditório com capacidade para 148 pessoas, 1 ginásio poliesportivo coberto, 1 biblioteca, 1 centro de convivência com refeitório e salas administrativas.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Estado emite ordem de serviço para retomada de obra da Escola Técnica Estadual

0

Prefeito e demais autoridades receberam o titular da Seciteci, Nilton Borgatto, que conduziu o ato

Foi oficialmente liberada na manhã desta sexta-feira (4 de fevereiro), a ordem de serviço para a retomada da construção da Escola Técnica Estadual (ETE) de Sorriso, localizada na região Leste . De acordo com o documento, emitido pelo Governo do Estado, a empresa licitada para esta empreitada, a BK Construções e Incorporações Ltda, tem 360 dias para executar o empreendimento, orçado em R$ 12.785.252,79.

“Enfrentamos muitas dificuldades para conseguir retomar essa obra, como a necessidade de romper o contrato com a empreiteira anterior e agora, ao mesmo tempo em que a construção avança, também estaremos trabalhando para viabilizar a vinda dos cursos para atender a comunidade assim que a escola estiver pronta”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, se colocou à disposição para continuar auxiliando o Estado na gestão para a finalização da obra. “Acompanho este trâmite e sei o quanto este processo foi complicado, as dificuldades enfrentadas na parte contratual e agora estou muito confiante na retomada e conclusão deste empreendimento, tão importante para a profissionalização de mão-de-obra, permitindo o acesso à educação profissionalizante para jovens de toda a região e garantindo profissionais bem preparados para o mercado de trabalho”.

De acordo com o deputado estadual Xuxu Dal Molin, a ETE deve contar com cursos ofertados via Unemat, com foco na vocação econômica do Município. “Estamos viabilizando a vinda de cursos como Engenharia de Pesca, por exemplo”, antecipa o parlamentar. Atualmente, Sorriso está entre os três municípios que mais produzem peixe de água doce no Brasil.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Damiani, a retomada da obra é uma demanda antiga, não apenas da legislatura atual, mas também de legislaturas anteriores. “É uma obra muito  importante para educação de toda a região e gostaríamos que a escola estivesse sendo entregue, por isso vamos acompanhar o andamento e manter contato com o Estado sempre que for preciso”.

Também participaram do evento secretários municipais, vereadores e demais servidores públicos do Executivo e do Legislativo das esferas municipal e estadual.

Sobre a Escola Técnica

A ETE sorrisense, que integra um lote de oito unidades de formação profissionalizante em todo o Estado lançadas pelo Governo Federal em 2009, e conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE),  terá uma área construída de 5.537,39 m², permitindo que 1,5 mil alunos possam ser atendidos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Para esta retomada, foi necessário rescindir o contrato com a empresa que estava tocando a obra até 2018, quando foi paralisada depois de ter sido reiniciada em 2017. O empreendimento começou a ser edificado ainda em 2009. Nos 30% da obra que já foram executados, foram investidos R$ 4.600.000,00.

A unidade terá 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial com 504 m², um auditório de 148 lugares, um ginásio poliesportivo coberto, uma biblioteca, um centro de convivência com refeitório e salas administrativas.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Mulher denuncia ex por ameaça e difamação nas redes sociais

0

Procurou a delegacia de Sorriso, uma mulher para narrar que está sendo ameaçada por seu ex marido, após separação.

Conta a vítima que a cerca de 40 dias veio a se separar, onde desde esse momento, o suspeito fica atormentando-a, tendo invadido sua residência durante uma reunião com alguns amigos, assim, de acordo com a vítima, o suspeito xingou ela e seu irmão, dizendo que a mulher estaria trazendo homens para se relacionar.

Acrescenta a vítima que o suspeito fica fazendo publicações difamatórias nas redes sociais, além de proferir ameaças pessoalmente ou por ligações.

Ainda segundo relatos da mulher, a mesma conta que o suspeito fica passando em frente sua casa.

A polícia investiga o caso.

MT NOTICIAS

Sorriso: Em sorteio de jantar falso, jovem tem conta de Instagram hackeada

0
ILUSTRATIVA

Compareceu na Delegacia da Policia Judiciaria Civil uma jovem para narrar que teve sua conta do Instagram hackeada após achar que estaria participando de uma promoção de um restaurante de Sorriso.

Conta a vítima que recebeu uma solicitação de um suposto restaurante local, onde assim, foi informada de uma promoção, tal qual seria de um jantar gratuito. Devido ao interesse e achando ser verdade, a vítima foi solicitada para informar seu número de telefone, para dessa forma, receber um link.

A vítima enviou seu número e tempo mais tarde recebeu um link, onde ao clicar no mesmo, percebeu que sua conta do Instagram havia sido hackeada, onde indivíduos estariam utilizando-a para vender supostos móveis.

Diante da situação, a vítima pede providencias.

MT NOTICIAS

Sorriso: TCE dá “sinal verde” para terceirização de 3,8 mil trabalhadores

0

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) deu “sinal verde” para uma terceirização na prefeitura de Sorriso (420 KM de Cuiabá) que prevê a contratação de 3.888 trabalhadores – em todos os níveis de escolaridade. O valor estimado pelo poder público municipal que será gasto na contratação das empresas que fornecerão a mão de obra é de R$ 22 milhões por ano.

Em decisão publicada na última terça-feira (1º de fevereiro), o presidente, e conselheiro do TCE/MT, José Carlos Novelli, julgou improcedente uma representação de natureza externa (RNE), ingressada por uma empresa que questionava a licitação.

De acordo com informações da representação, a licitação em Sorriso não exigiu das empresas interessadas no negócio um capital circulante de 16,66% do valor estimado a ser contratado (algo em torno de R$ 3,6 milhões), além de um patrimônio líquido correspondente a 10% do mesmo montante (R$ 2,2 milhões).

Em sua decisão, porém, o conselheiro José Carlos Novelli lembrou que tais exigências não estão previstas na Lei Geral de Licitações (nº 8.666/1993). “Assim, o que se percebe é que as exigências de qualificação econômico-financeira estipuladas no edital respeitam o disposto na Lei 8.66/1993. Outrossim, observa-se que é facultada à Administração a exigência de patrimônio líquido no percentual de até 10% do valor estimado da contratação, não se tratando, por conseguinte, de obrigatoriedade”, ponderou o presidente do TCE/MT.

Os 3.888 cargos em Sorriso estão distribuídos entre analistas, assistentes e técnicos administrativos, recepcionistas, além de motoristas de veículos de pequeno, médio e grande porte – bem como operador de máquinas pesadas.

A prefeitura de Sorriso lançou em 2021 um processo seletivo simplificado – que não garante o status real de servidor aos aprovados, bem como acesso a carreiras do setor público e benefícios -, com previsão de 366 postos de trabalho (menos de 10% do que o previsto na terceirização em curso). As vagas, porém, possuem caráter temporário.

Folha Max

Sorriso: Homem é socorrido com duas perfurações por arma branca

0

Na noite do ultimo dia 04, a Guarnição do Corpo de Bombeiros juntamente com a Policia Militar, foram acionados para comparecer na rua Tangará, região Leste de Sorriso, para averiguar uma situação de ferimento por arma branca.

Ao chegar no local, foi encontrado um homem com duas perfurações, sendo elas no dorso e no punho, assim, o mesmo foi socorrido e encaminhado ao UPA.

Em conversa com a vítima, a mesma não quis falar qual foi o motivo de tal situação, apenas informou que havia ingerido bebidas alcoólicas.

Diante da situação, a polícia investiga.

MT NOTICIAS

Sorriso: Bombeiros são acionados por princípio de incêndio em comércio do centro

0

Na manhã desta sexta-feira(04) bombeiros foram acionados devido a um principio de incêndio estar ocorrendo em uma loja no centro da cidade de Sorriso.

Ao chegar ao lolocal os bombeiros se depararam com o sinistro já contido, constatando que o mesmo teria ocorrido em uma instalação de ar condicionado, havendo apenas danos materias no equipamento.

Foto divulgação

Prazo para renovação da CNH é reestabelecido em Mato Grosso

0

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reestabeleceu o prazo para a renovação das Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas de 01 de março de 2020 até 31 de dezembro de 2022. A revogação da suspensão do prazo para renovação foi estabelecida pela Deliberação Contran n°253, publicada nesta quinta-feira (03.02), no Diário Oficial da União. 

Para fins de fiscalização de trânsito, consideram-se válidas as CNHs e ACCs vencidas entre 01 de março de 2020 e até 31 de dezembro de 2022, até a nova data correspondente para renovação, conforme o cronograma abaixo:

Prazo para renovação da CNH é reestabelecido em Mato Grosso Mato Grosso Sorriso Mato Grosso

As CNHs vencidas desde 01 de março de 2020 estavam com o prazo suspenso para regularização por força das medidas de enfrentamento da pandemia do Covid-19 em Mato Grosso. 

Para renovar a habilitação, o motorista pode baixar o aplicativo MT Cidadão ou acessar o site oficial do Detran (www.detran.mt.gov.br) e fazer o serviço de forma online, sem sair de casa. As únicas etapas que exigem deslocamento são para a coleta de foto e o exame médico. 

Existem casos em que o condutor deverá realizar a renovação da CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento através do site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Situações que necessitam de atendimento presencial: mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro e alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Senatran.

Mais informações: (65) 3615-4800 – Disque Detran

Lidiana Cuiabano | Detran-MT

Governo do Estado disponibiliza mais 30 leitos de UTI no Hospital Metropolitano

0
Entre os dias 17 de janeiro e 02 de fevereiro, o Governo de Mato Grosso abriu 150 novos leitos para o tratamento da Covid-19 - Foto por: Christiano Antonucci

O Governo do Estado disponibilizou 30 novos leitos de Terapia Intensiva no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, para o tratamento da Covid-19 em Mato Grosso.

A unidade hospitalar atua como a principal referência estadual para o atendimento de pacientes com coronavírus e tem 100% da sua atividade destinada ao atendimento de demandas causadas pela Covid-19.

Com essa ampliação, realizada na noite desta quarta-feira (02.02), o hospital passará a contar com o total de 90 leitos de UTI e 60 leitos de enfermaria para o tratamento da doença.

Balanço

Entre os dias 17 de janeiro e 02 de fevereiro, o Governo de Mato Grosso, por meio da SES-MT, abriu 150 novos leitos para o tratamento da Covid-19. Na Rede Estadual de Saúde, foram ampliados 70 leitos de UTI e 30 de enfermaria no Hospital Metropolitano e 5 de enfermaria no Hospital Regional de Cáceres.

Neste período, o Governo Estadual, em parceria com os municípios, abriu 20 leitos intensivos no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum, 10 leitos intensivos em Primavera do Leste, no Hospital e Maternidade São Lucas, 10 leitos de UTI adulto e 5 pediátrica em Cuiabá, no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Fernanda Nazário | SES-MT

Onça-pintada domesticada por fazendeiro de MT é destinada para recinto do Instituto Nex

0

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) fizeram nesta quarta-feira (02.01) a contenção e destinação de uma onça-pintada (Panthera onca) para a reserva do Instituto Nex, em Goiás. O animal  vinha sendo mantido, desde filhote, em uma fazenda em Cáceres (219 km de Cuiabá), com vida livre e comportamento dócil. 

A retirada do animal foi necessária devido a aproximação com humanos do entorno, o que facilita uma possível caça do animal, que está em extinção. Conforme os responsáveis pela área, ainda filhote, a onça foi resgatada após incêndios no ano de 2020, e desde então, tem sido alimentada por humanos. Denominada de Marruá pelos moradores da fazenda, a onça é fêmea, e tem aproximadamente dois anos de idade.

“Pelo fato dela estar muito dócil e domesticada não será possível a soltura em habitat natural. Por enquanto, ela ficará em um recinto sob a guarda do Instituto Nex”, explica Fernando Siqueira, Gerente de Fauna da Sema. 

A Sema orienta que quem encontrar filhotes de animais silvestres, ou até mesmo animais adultos que estejam em ambienta urbano, ou com ferimentos, que entra em contato com a Sema ou Batalhão ambiental para a retirada do animal. “Orientamos que seja feita a entrega voluntária do animal para que passe pelos cuidados necessários e seja dada a destinação correta”, conta. 

O Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX) possui um refúgio onde os felinos resgatados com ferimentos ou em situação de risco são acolhidos e cuidados. As tratativas para a destinação do animal também contaram com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos (CENAP). 

Lorena Bruschi | Sema-MT