Quarta-feira,24 Junho 2026
BANNER 02
prefeitura
Início Blog Página 631

Empaer orienta Xavantes sobre sistemas agroflorestais durante entrega de mudas

0

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira, aproveitou a entrega de mudas para explicar sobre a importância do Sistema Agroflorestais junto a cinco comunidades Xavantes da região. As mudas de banana, pequi, batata doce e ramas de mandioca foram adquiridas pela Secretaria de Agricultura do Município e irão beneficiar 1.350 indígenas. 

Na sexta-feira (04.02), o técnico da Empaer, Waldemiro Flores Marcolan, e o secretário de Agricultura, Argemiro Coelho de Moraes, realizaram a entrega nas aldeias São Domingos, Santa Vitória, Etenhiritipá, Pimentel Barbosa e Wederã. Em uma nova agenda, outras aldeias da região serão contempladas.

Segundo Waldemiro, que assumiu recentemente a assistência técnica junto aos indígenas, o trabalho será direcionado aos Sistemas Agroflorestais (SAFs) em estudo. “Fizemos a entrega das mudas e pretendemos aperfeiçoar o uso da terra, conciliando a produção florestal com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra na produção agrícola”.

O técnico destaca que na primeira visita pode conhecer e ver as necessidades de cada aldeia. Ele cita que algumas estão organizadas e conseguindo ter renda com farinheiras, por exemplo. Cita a Aldeia Etenhiritipá que está com 2 toneladas de cumbaru para venda. “É preciso ter uma tabela de valor e conhecer os possíveis compradores, o que ainda falta. Vamos estar orientando nesse processo junto a uma cooperativa de Poconé, além de outras referências”.

Para o secretário de Agricultura, Argemiro Coelho de Moraes, a parceria com a Empaer traz um norte para o trabalho e organiza toda cadeia produtiva, tanto da comunidade indígenas, quanto dos agricultores familiares da cidade. “É uma união que vem dando certo ao longo dos anos e vamos ampliar ainda mais com novas iniciativas que possam auxiliar quem vive no campo a sobreviver”.

O cacique Paulo Cipasse Xavante da Aldeia Wederã também destacou a orientação que tem recebido e a importância da agrofloresta. “Queremos dar qualidade aos alimentos sem esquecer os cuidados necessários. O objetivo é plantar em dois hectares alimentos orgânicos e combater os produtos industrializados e diminuir a incidência de doenças na aldeia”.

De acordo com o cacique, o objetivo é também levar uma horta coletiva para abastecer as escolas da região. “A agrofloresta nos proporciona tudo isso. De forma sustentável equilibra ganhos econômicos, sociais e ambientais e protege a biodiversidade”.

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

Patrulha Rural recupera 38 cabeças de gado furtadas de fazenda e prende dois homens

0

Hallef Oliveira | Secom-MT

Em ação rápida, equipes da Patrulha Rural de Rondonópolis recuperaram 38 cabeças de gado furtadas de uma fazenda, neste domingo (06.02), na zona rural da cidade. Na ação, dois homens foram presos em flagrante por roubo e formação de quadrilha e dois caminhões utilizados no transporte do gado foram apreendidos.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 10h, a equipe da Patrulha Rural recebeu uma denúncia informando sobre o furto de gado em uma fazenda, onde os criminosos tinham fugido por uma região de mata. No local, o vizinho da fazenda disse que teria visto vários suspeitos carregando o gado para cima de dois caminhões e que achou a atitude estranha e acionou o dono da propriedade.

Ao ser informado pelo vizinho, a vítima foi até sua fazenda e na estrada viu dois caminhões carregados com gado, momento em que teria atravessado o veículo na pista para impedir a passagem dos caminhões. Na ação, dois suspeitos fugiram, restando no local apenas os motoristas dos veículos de carga.

Em abordagem, os suspeitos afirmaram que haviam sido contratados e que receberam uma quantia via pix para realizarem quatro viagens transportando gado até o município de Poxoréo. Ao serem questionados sobre as notas fiscais para o transporte, os suspeitos disseram que o gerente da fazenda, que seria o destino do gado, estaria com as notas em um restaurante na MT-130, mas não sabiam informar sua identidade.

Diante dos fatos, os dois caminhões foram apreendidos e as 38 cabeças de gado foram devolvidas ao dono da fazenda. Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Rondonópolis para o registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-Denúncia  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.065.3939.

Período proibitivo para exploração do manejo sustentável vai até 1º de abril

0
Manejo Florestal Sustentável - Foto por: Francisco Alves/Cipem

O período de proibição da exploração do Manejo Florestal Sustentável, chamado popularmente de “piracema da madeira”, está em vigor em Mato Grosso e vai de 1º de fevereiro até 1º de abril. A “piracema da madeira” atinge cerca de 6% do território de Mato Grosso, totalizando 52 mil quilômetros quadrados de áreas que possuem Planos de Manejo Florestal Sustentável, autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Nesse período está proibido o corte, a derrubada, arraste e transporte de toras.

O objetivo deste período é proteger o solo do impacto ambiental da retirada de madeira no período das chuvas. “O Manejo Florestal sustentável tem como objetivo a exploração florestal com mínimo impacto na Floresta. A piracema da madeira reduz o impacto que a continuidade da exploração, no período das chuvas, poderia causar. Então é um momento importante para garantir a conservação da floresta dentro do manejo”, destaca a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

A Superintendente de Gestão Florestal da Sema, Suely Bertoldi, explica que durante este período só é possível emitir as guias de transporte da madeira que estiver estocada nas esplanadas antes do início da proibição.

“Com o solo úmido, o impacto do manejo é muito maior. O pneu do trator faz um afundamento, pode ocasionar valetes e até uma possível erosão, retirando assim a principal característica da atividade, que é o baixo impacto”, conta a superintendente. 

Pela quantidade de chuvas na região noroeste, é possível que seja solicitada a ampliação do período proibitivo até o dia 14 de maio, com a fundamentação do engenheiro responsável. O motivo é que os manejos dessa região acabam perdendo o tempo do prazo de validade das Autorizações (AUTEX) sem poder utilizar. 

Compõem a região noroeste do Estado de Mato Grosso os municípios de Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia.

A proibição está prevista em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), e é regulamentada pela Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso por meio da resolução N°10/2017, que dispõe sobre o período proibitivo de exploração florestal sob o regime de Manejo Florestal Sustentável de Baixo Impacto.


Lorena Bruschi | Sema-MT

Sorriso: Vereador Iago Mella solicita aquisição de desfibrilador para UBS do bairro Mario Raiter

0

Se torna necessária pela distância do bairro com a Unidade de Pronto Atendimento

Na primeira Sessão Ordinária do ano, o vereador Iago Mella (Podemos) solicitou ao Executivo através da indicação 023/2022, a aquisição de um aparelho Desfibrilador Externo Automático (DEA), para a UBS XXVI Vereador João Carlos Zimermann, localizado no Bairro Mário Raiter. A Na oportunidade, o vereador explicou a importância de adquirir o aparelho e explica que inclusive é uma solicitação dos profissionais da unidade de saúde. “ O desfibrilador Externo Automático, é um equipamento portátil destinado a reverter parada cardiorrespiratória através da detecção automática de ritmos chocáveis (fibrilação ventricular e taquicardia ventricular) e aplicação de pulso de desfibrilação bifásico”, explicou Iago.

Para o parlamentar a proposta para colocar desfibrilador nessa UBS se torna necessária pela distância do bairro com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, e afirmou que “tal iniciativa visa salvar muitas vidas”.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Prefeito participa de primeira sessão do ano do Legislativo

0

O prefeito Ari Lafin acompanhou nesta manhã (07) a primeira sessão da Câmara de Vereadores. No Legislativo, Ari destacou a importância dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Os três precisam andar de forma harmônica e independente para o ganho da população”, frisa. Conforme o prefeito a visita foi para reafirmar aos vereadores que “nós estamos à disposição da Câmara e de toda a população de Sorriso, sempre buscando o melhor para o nosso Município”, diz Ari.

Segundo o gestor, esse será um ano de muito trabalho em que o diálogo entre todos os poderes, especialmente Executivo e Legislativo, será essencial. “Sorriso cresce em larga escala anualmente, tanto o Executivo, o Legislativo quanto o Judiciário tem uma grande tarefa na manutenção e busca de agendas positivas para o Município”, frisa.

Agenda na Capital

Ainda nesta semana, Ari cumprirá agenda em Cuiabá onde, acompanhado do secretário de Segurança pública, trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, deve participar de reuniões para debater a nova sede da Delegacia de Polícia Civil; a necessidade de um novo delegado; bem como de aumento de efetivo de investigadores e escrivães, além de uma visita institucional à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Também está na agenda do prefeito uma reunião na sede do programa Desenvolve MT, com a presença do diretor-presidente, Jair de Oliveira Marques do secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Oliveira,  do presidente da Câmara de Vereadores, Leandro Damiani; coordenador da Sala do Empreendedor de Sorriso, Leonardo Kozak, para tratar sobre o Banco do Empreendedor e o custo da operacionalização.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Vendaval causa destelhamentos em propriedade rural do Distrito de Boa Esperança do Norte

0

No último sábado(05), seguido de uma forte chuva, ocorreu um vendaval que causou danos materiais em uma propriedade rural localizada no distrito de Boa Esperança do Norte, a cerca de 130 KM de Sorriso-MT.

A propriedade que fica próximo a rodovia MT 140, em Boa Esperança, teve danos materiais consideráveis em parte das benfeitorias, como por exemplo ocorrendo o destelhamento de um barracão de máquinas. Devido a situação climática houve também a queda no forneciemnto de energia elétrica na propriedade, danificando equipamentos.

O excesso de chuvas, seguido de ventos fortes que esta ocorrendo no médio norte do matogrosso nesta época do ano esta prejudicando não só a colheita de grãos, mas também danificando benfeitorias pontuais em algumas propriedades rurais.

Fotos divulgação

Sorriso: Vendaval causa destelhamentos em propriedade rural do Distrito de Boa Esperança do Norte Sorriso Sorriso Mato Grosso
Sorriso: Vendaval causa destelhamentos em propriedade rural do Distrito de Boa Esperança do Norte Sorriso Sorriso Mato Grosso
Sorriso: Vendaval causa destelhamentos em propriedade rural do Distrito de Boa Esperança do Norte Sorriso Sorriso Mato Grosso

Articulação de Xuxu Dal Molin garante retomada das obras da Escola Técnica Estadual de Sorriso

0

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) acompanhou a assinatura da ordem de serviço para retomada e conclusão da Escola Técnica Estadual de Sorriso.

O documento foi protocolado nesta sexta-feira (4), em Sorriso, durante solenidade que reuniu representantes do setor produtivo, profissionais de ensino e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

Paralisado há mais de 10 anos, o projeto deve custar aos cofres públicos o equivalente a R$ 17.385.252,17. Deste montante – cerca de R$ 4.600.000,00 – o que corresponde a 30% da obra, havia sido destinado por gestões anteriores.

Com capacidade para 1,5 mil estudantes, a escola será uma das mais modernas unidades de ensino profissionalizante de Mato Grosso. A edificação possui 5.537,392 distribuídos em 11 laboratórios profissionalizantes, laboratório especial, 12 salas de aula, auditório para 148 pessoas, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.

“Toda obra gera uma certa expectativa na população. No entanto, quando ela não é concluída no prazo estabelecido, essa expectativa se transforma em frustação. Era exatamente desta forma que me sentia ao passar pela região Leste e ver este local tomado pelo mato. A conclusão desta obra, assim como a do Hospital Regional me motivaram a pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso [ALMT”, afirmou Xuxu Dal Molin.

Ao descrever a importância da qualificação profissional no crescente processo de industrialização na região, Dal Molin reconheceu as dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo do estado.

“Na gestão pública não basta ter boa vontade ou ser bom para encaminhar ofícios. É preciso agir tecnicamente, buscando parcerias, levantando projetos e ajudando na questão orçamentária. Foi exatamente isso o que fizemos em conjunto com o governo, e hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho”, complementa.

Em 2020, o parlamentar iniciou as tratativas para que a Escola Técnica de Sorriso fosse utilizada de forma compartilhada com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), possibilitando assim a abertura de diferentes cursos de graduação de nível superior.

“Levamos a proposta ao governador Mauro Mendes e ao professor Rodrigo Bruno Zanin [Reitor Unemat] e ambos se mostraram otimistas. Agora estamos conversando com os representantes do setor produtivo para identificar quais cursos são necessários para a nossa região”, explica Dal Molin ao reiterar que o desenvolvimento da região médio norte está diretamente ligada à formação de mão de obra qualificada.

Articulação de Xuxu Dal Molin garante retomada das obras da Escola Técnica Estadual de Sorriso Sorriso Sorriso Mato Grosso

“Enfrentamos muitas dificuldades para conseguir retomar essa obra, como a necessidade de romper o contrato com a empreiteira anterior e, agora, ao mesmo tempo em que a construção avança, também estaremos trabalhando para viabilizar a vinda dos cursos que irão atender a comunidade”, disse o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, que ainda frisou a atuação de Xuxu Dal Molin para a retomada da obra. “O deputado sempre esteve presente, oferecendo apoio, questionando por qual motivo a obra ainda estava paralisada. Foram inúmeras reuniões, muito trabalho e hoje estamos aqui para entregar o resultado”, concluiu.

SES divulga resultado preliminar de Processo Seletivo para unidades hospitalares

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou o resultado preliminar do Processo Seletivo para a contratação de profissionais nos hospitais geridos pelo Governo de Mato Grosso. A classificação pode ser conferida em edição extra n° 2 do Diário Oficial de 4 de fevereiro, que circulou neste sábado (05.02).

Até às 17h da próxima segunda-feira (07.02), será possível apresentar recursos aos resultados preliminares. O Edital de Homologação do resultado final será divulgado a partir do dia 11 de fevereiro.

O primeiro Processo Seletivo Simplificado da SES em 2022 ofertou 2.354 mil vagas em 8 unidades hospitalares do Estado. Integram o processo seletivo o Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Metropolitano e os Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Sorriso.

Dentre os perfis estão: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, biomédicos, maqueiros, administradores, contadores, engenheiros, arquitetos e outros.  

A carga horária varia entre 20 e 40 horas, já a remuneração varia entre R$ 1,3 mil e R$ 7 mil. A seleção dos candidatos destina-se ao preenchimento de vagas e Formação de Cadastro de Reserva.


Forças policiais apreendem dez quilos de entorpecentes durante investigação sobre homicídio de jovem no interior

0

Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT 

Dez quilos de maconha e de pasta base de cocaína foram apreendidos pelas forças policiais na manhã desta sexta-feira (04.02), em Lucas do Rio Verde, durante diligências contínuas para apurar um homicídio ocorrido na semana passada na cidade. Um casal, ambos com 25 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas em uma residência no Setor Industrial.

A ação conjunta foi coordenada pela Delegacia de Lucas do Rio Verde, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil e da Polícia Militar do município.

O delegado Eugênio Rudy Jr. explica que a equipe está investigando e checando diversas informações para apurar se uma das pessoas presas tem algum envolvimento com o homicídio de Gediano Aparecido da Silva, 19 anos, morto na semana passada em Lucas do Rio Verde, de forma brutal.

O jovem teve a cabeça decepada do corpo e foi colocada em um saco de lixo e deixada em um ponto da cidade. O tronco foi jogado em um rio, a 15 quilômetros de Lucas.

Prisões

Na quarta-feira, as forças policiais, prenderam uma jovem de 19 anos, investigada por envolvimento no homicídio de Gediano.Ela foi localizada em uma residência, no bairro Alvorada, em Lucas do Rio Verde, utilizada como ponto de tráfico de drogas. Após monitoramento contínuo da equipe de investigação, que identificou a suspeita, os policiais civis prenderam a mulher em flagrante por tráfico de drogas e em cumprimento ao mandado pelo homicídio qualificado.

Na noite de 26 de janeiro, policiais civis e militares localizaram e prenderam o principal envolvido no crime, um homem de 21 anos. Com ele, foi encontrado o veículo Gol e uma arma que, provavelmente, foi usada para cometer o crime. No veículo foram encontrados vestígios de sangue humano. O suspeito foi autuado pelo homicídio qualificado e também identificado como autor de um segundo crime, uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 24 de janeiro, contra um adolescente, no bairro Rio Verde.

O delegado responsável pela investigação, Marcello Henrique Maidame, destaca que todas as forças de segurança estão empenhadas para esclarecer e dar a resposta necessária aos delitos ocorridos a mando de uma facção criminosa, a exemplo do homicídio ocorrido. “Todos os policiais de Lucas do Rio Verde se empenharam nas diligências para esclarecer esse homicídio que chocou a cidade pela forma bárbara. A investigação continua para chegar aos outros envolvidos no crime, que já estão identificados”, explicou o delegado.

Doze postos fiscalizados em ação conjunta são aprovados na qualidade dos combustíveis

0

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), Procon Estadual e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em ações realizadas entre terça e sexta-feira (04.02), fiscalizaram 12 postos de combustível em Cuiabá e Várzea Grande.

A ação conjunta teve como alvos postos que foram denunciados por consumidores que suspeitaram da quantidade ou da qualidade do combustível que abasteceram.

Durante a operação, foi aferida a vazão de 264 bicos de combustível e realizados 62 testes da qualidade do etanol, da gasolina e do óleo diesel comercializados pelos postos visitados, sendo que a quantidade de combustível abastecida e a qualidade dos produtos comercializados foram aprovados em todos os postos fiscalizados.

Doze postos fiscalizados em ação conjunta são aprovados na qualidade dos combustíveis Sorriso Sorriso Mato Grosso

O delegado da Decon, Rogério Ferreira, disse que a primeira fiscalização do ano foi bastante positiva, uma vez que durante as ações, foram lavradas apenas duas autuações administrativas, uma delas por falta de segurança, em um posto de abastecimento de gás natural veicular (GNV), e outra por falta de instrumento de análise dos combustíveis em outra empresa.

“Os policiais civis da Decon e fiscais do Procon e da ANP estão juntos nesse trabalho, fiscalizando todos os postos denunciados pelos consumidores e desta vez, tendo um resultado bastante favorável para a população de Cuiabá e Várzea Grande”, disse o delegado.

Ações permanentes

Essa é a primeira ação conjunta de fiscalização envolvendo a Polícia Civil, o Procon Estadual e a Agência Nacional do Petróleo no ano 2022 em Mato Grosso. Em 2021, foram 14 operações em todo o Estado que resultaram em dezenas de bicos reprovados e lacrados e na prisão em flagrante delito do proprietário de um posto de combustível da Capital que estava comercializando gasolina comum com teor de etanol anidro de 54%.