Quarta-feira,24 Junho 2026
prefeitura
BANNER 02
Início Blog Página 629

PM desarticula quadrilha e apreende 40 quilos de entorpecentes em Sinop

0

Hallef Oliveira | Secom-MT

Equipes da Polícia Militar prenderam em flagrante quatro homens (de 20, 21, 22 e 42 anos) pelos crimes de associação e tráfico de drogas, constituir organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo, na noite desta terça-feira (08.02), em Sinop. Na ação, a PM apreendeu 40 quilos de substância análoga a maconha, um revólver calibre .38, três munições e dinheiro.

Por volta de 19h30, a equipe do Grupo de Apoio (GAP) foi solicitada pela Agência Regional de Inteligência (ARI), a qual relatou que dois suspeitos em um veículo Ônix de cor branca teriam deixado entorpecentes em uma residência, no bairro Jardim São Paulo. Com as características dos suspeitos informados, os policiais do GAP localizaram a dupla e realizaram abordagem.

No momento em que o carro parou, um dos suspeitos desceu e fugiu a pé e apontou uma arma em direção aos PMs, que revidaram a ação efetuando um disparo, que atingiu próximo ao pé do suspeito, que cessou sua fuga e recebeu voz de prisão. Com o homem, os policiais encontraram um revólver calibre. 38, com três munições intactas.

A outra parte da equipe realizou busca dentro do veículo e localizou quatro pedaços grandes de substância análoga a maconha e questionaram o outro suspeito sobre a entrega de drogas na residência. De forma colaborativa, o homem informou que havia deixado uma caixa contendo entorpecentes com um outro suspeito e informou o endereço aos policiais.

No local informado, a PM abordou dois suspeitos, sendo um deles o dono da casa, e em buscas pela residência, localizaram 32 tabletes de substância análoga a maconha, além de 28 porções da mesma droga. Questionados, os suspeitos afirmaram que estavam guardando a droga a mando de uma organização criminosa.

Diante dos fatos, os quatro homens e todo o material apreendido foram encaminhados para à Delegacia de Sinop, onde foi realizado o registro da ocorrência e as demais providências cabíveis.

Disque-Denúncia 

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Concurso para as forças de Segurança tem 67 mil inscritos nos sete editais

0

Julia Oviedo | Sesp-MT

O concurso público que vai reforçar o quadro de servidores da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), contabilizou 67.834 inscrições em seis polos distintos: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.

O dado é um levantamento preliminar da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizadora do concurso, pois até o dia 11 de fevereiro o certame encontra-se na etapa de recurso contra indeferimentos da inscrição. As provas objetivas serão realizadas no dia 20 de fevereiro.

Ainda de acordo com o levantamento, 35.117 pessoas se candidataram para os cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil, sendo 14.408 para o polo de Cuiabá. Já 18.542 pessoas se candidataram para o cargo de soldado da PM, 3.090 para o cargo de oficial da instituição e 330 para o cargo de oficial do quadro de saúde da PM.

Já a Politec, contou com 6.039 inscrições para os cargos de perito oficial criminal, perito médico legista e perito odonto legista, sendo 3.308 para o polo de Cuiabá. E para o cargo de soldado do CBM foram 4.034 inscrições e 682 para o cargo de oficial da instituição.

As cidades com maior número de inscritos nos sete editais foram: Cuiabá (28.118), Barra do Garças (10.562), Sinop (8.200), Rondonópolis (8.046), Cáceres (7.339) e Várzea Grande (5.569).

Apesar de todas serem vagas para formação de cadastro de reserva, o Governo de Mato Grosso pretende nomear ainda neste ano 1.200 servidores aprovados no concurso. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Mais informações pelo site: https://www.concursos.ufmt.br/Portal/ ou pelo email concursos@ufmt.br.

Detran-MT retoma prazos para transferência e emplacamento de veículos

0
Sede do Detran-MT, em Cuiabá - Foto por: Detran/MT

Vitória Tumelero | Detran-MT

Os prazos para transferência de propriedade e emplacamento de veículos foram retomados, após Deliberação nº 253 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A suspensão ocorreu em março de 2021 como medida de enfrentamento à pandemia do Covid-19 em Mato Grosso. 

Conforme a deliberação, a transferência de propriedade de veículo adquirido entre 29 de janeiro de 2021 e 14 de fevereiro de 2022 deve ser efetuada até 31 de março deste ano; já o veículo novo adquirido entre 12 de fevereiro de 2021 e 14 de fevereiro de 2022, também deve ser registrado e licenciado até 31 de março.

Já o prazo para transferência e primeiro emplacamento de veículos novos ou usados, adquiridos a partir de 15 de fevereiro de 2022, foi reestabelecido em 30 dias para a regularização.

O Detran-MT reforça que os serviços de transferência de propriedade e primeiro emplacamento podem ser iniciados pelo aplicativo MT Cidadão ou pelo site oficial do órgão. Caso o cidadão prefira realizar o serviço de forma presencial, é necessário o agendamento prévio do atendimento através do site do Detran (www.detran.mt.gov.br).

Outras informações: (65) 3615-4800 – Disque Detran

(Com supervisão de Lidiana Cuiabano)

Operação prende 24 pessoas entre lideranças e integrantes de facção criminosa em MT

0

Camila Molina | Polícia Civil-MT

A Operação PC Impacto, deflagrada nesta terça-feira (07.02), em 22 cidades de Mato Grosso para cumprimento de 104 ordens judiciais, teve resultados expressivos na desarticulação de lideranças e integrantes de uma facção criminosa com atuação no Estado.

A operação desencadeada com base em investigações iniciadas em 2019 pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), em parceria com Delegacias do interior do Estado, resultou em 24 pessoas presas, 79 mandados de busca e apreensão cumpridos, cinco armas de fogo apreendidas (entre elas um fuzil), 441 munições e mais de R$ 100 mil apreendidos.

O trabalho investigativo teve o objetivo de identificar os principais responsáveis pela centralização e distribuição de drogas em grande parte do Estado. Quatro principais líderes da facção, que já estavam presos, foram identificados porque continuavam a emitir ordens para o grupo, utilizando pessoas interpostas como seus soldados nas ruas para que as ordens fossem executadas e, desta forma, os entorpecentes chegassem aos municípios explorados.

Ao longo da investigação, foram identificados integrantes do grupo em mais de 20 cidades de Mato Grosso, coletadas dezenas de elementos, como comprovantes de depósitos bancários, apreensões pontuais de drogas que materializavam tudo que estava sendo investigado, não deixando dúvidas sobre a atuação da organização criminosa com o tráfico de drogas e outros crimes conexos.

Segundo o delegado da DRE, Frederico Murta, foi identificado que alguns dos envolvidos, de diferentes municípios e que tinham contato direto com lideranças da facção, possuíam um padrão de vida diferente do que lhes era compatível. “Então, o objetivo principal passou a ser identificar a cadeia de transporte e distribuição de drogas junto às unidades do interior, para descobrir e identificar os locais de venda, ou seja, os pontos de arrecadação dessa organização criminosa”, explicou o delegado.

Em um trabalho conjunto da DRE e delegacias do interior do Estado, esses pontos foram identificados, assim como outros elementos que foram suficientes para representação dos mandados judiciais, que foram expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

“Hoje foi deflagrada a operação com o cumprimento dessas ordens com alvos em cada um dos municípios que participaram das investigações, com êxito muito acima do esperado. Deus ajuda quem trabalha e hoje foi o dia da Polícia Civil mostrar a sua força”, destacou Murta.

Operação prende 24 pessoas entre lideranças e integrantes de facção criminosa em MT Polícia Sorriso Mato Grosso

Para a delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares, a operação PC Impacto tem uma metodologia de trabalho muito desejada pela especializada, trazendo o entrelace entre as unidades do interior e a capital, por meio de troca de informações e ataque efetivamente e de forma forte e eficiente ao tráfico.

Operação prende 24 pessoas entre lideranças e integrantes de facção criminosa em MT Polícia Sorriso Mato Grosso

“A investigação diferenciada atingiu de forma profunda atuação do tráfico de drogas no estado, sendo utilizadas ferramentas inerentes de Polícia Judiciária, para identificar, desvendar e dar cumprimento às ordens judiciais contra a organização criminosa. Foram identificadas as lideranças, a participação efetiva com vínculos de segundo e terceiro escalão, alcançando tanto a liderança da facção criminosa quanto seus soldados, aqueles que estão ali vendendo as drogas nas biqueiras e pontos de difusão de drogas”, frisou Juliana.

MT vai a Expo Dubai para ampliar as relações comerciais com a Ásia

0

O governador Mauro Mendes viaja no próximo dia 17 de fevereiro (quinta-feira) para participar da Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O objetivo da viagem é ampliar as relações comerciais de Mato Grosso com a Ásia, e demonstrar as potencialidades aliadas ao uso sustentável dos recursos naturais. Ele permanece no país até o dia 26 de fevereiro.

Além de Mauro Mendes, outros seis servidores compõem a comitiva do Governo de Mato Grosso na exposição. Parte da delegação chega ao país no dia 14 de fevereiro, e cumpre agenda na Gulfood, principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, e também permanece até o dia 26.

Na pauta das reuniões, o governador apresentará as cadeias produtivas, principalmente da carne, e metas alcançadas por Mato Grosso em produção sustentável e conservação do meio ambiente. O Estado é um dos maiores produtores agrícolas e mantém 62% do território preservado.

“Mato Grosso vai estar presente em uma das feiras mais importantes do mundo. Será uma grande vitrine para que investidores de todo o planeta conheçam as imensas potencialidades do nosso Estado. Nossa intenção é ampliar as relações comerciais, atrair novos negócios e empregos, e mostrar que Mato Grosso é uma das regiões mais vantajosas para se investir, pois temos segurança jurídica, gente trabalhadora, produção sustentável e um Governo que fomenta e facilita o empreendedorismo”, conta o governador.

O Estado já mantém relação comercial com a Ásia, com a exportação de produtos como proteína animal e vegetal.

Entre os compromissos em Dubai estão:

– Reunião com representante da Vitol;

– Reunião com representante da Smartt;

– Reunião com Fundo Mubadala;

– Semana da Agricultura – Expo Dubai

– Reunião com representante do Al Jaber Group;

– Participação na Agritalks;

– Visita à Zona Franca de Jebel Ali

– Visita ao Centro de Commodities de Dubai;

– Apresentação institucional de Mato Grosso à Câmara do Comércio em Dubai.

Comitiva

Fazem parte da comitiva do Governo, além de Mauro Mendes, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Laice Souza (Comunicação) e o presidente do MT Par, Wener Santos. Também estão na comitiva a assessora de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto, e o ajudante de ordens Ricardo Mendes.

Empresários dos setores econômicos da carne, soja, algodão, frango, indústrias, suíno, combustíveis, sementes, aquicultura, biodiesel, entre outros, farão parte da delegação de Mato Grosso para apresentar seus produtos. Porém, todos irão com recursos próprios, sem custo ao Estado.

A primeira-dama Virginia Mendes e a esposa de Mauro Carvalho, Monica Carvalho, também acompanharão a comitiva, sem custeio das despesas pelo Estado. Ou seja, ambas irão com recursos próprios.

Governador em exercício

Durante o período em que Mauro Mendes estiver fora, o vice-governador assumirá a administração do Governo do Estado, como governador em exercício.

Secom-MT

Sorriso: Helicóptero para a PRF e mais efetivo para a PJC e Politec foram confirmados na capital

0

Prefeito Ari Lafin, secretários e vereadores participaram de diversas reuniões na terça (9 de fevereiro)

Depois de alinhar questões relativas à edificação e reforma de unidades escolares estaduais na capital do Estado, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; os secretários municipais Claudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil) participaram de uma reunião com o governador Mauro Mendes e o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, além de demais integrantes do staff estadual, assim como o deputado federal Neri Geller.

Na oportunidade, foi oficialmente selada a parceria para viabilizar semáforos para a cidade. “Estou assinando hoje o convênio de R$ 3 milhões para esta finalidade, lembrando que, deste montante, metade foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Neri Geller”, destacou o governador, relembrando de outros investimentos do Estado no Município, como a reforma do Hospital Regional e a retomada das obras da Escola Técnica Estadual (ETE).

O tema segurança seguiu como um dos destaques da agenda de terça-feira (9 de fevereiro), em uma série de reuniões com  representantes de várias esferas da segurança pública. O presidente do Legislativo sorrisense, Leandro Damiani, e o vereador Rodrigo Machado, também fizeram parte da comitiva, assim como o coordenador da Sala do Empreendedor do Município, Leonardo Kozak.

Polícia Militar

No Comando Geral da Polícia Militar, os sorrisenses foram recebidos pelo coronel Carlos Eduardo Pinheiro Silva, subchefe do Estado-Maior Geral. Entre as pautas debatidas com o representante da PM, a solicitação de mais efetivo para o Município, criação de uma núcleo da PM para o Distrito de Primavera  e  reforma e ampliação da unidade da PM no distrito de Boa Esperança. “Solicitamos que igualmente sejam instaladas vilas militares, nos moldes do que vem sendo feito em outros municípios do Estado, como  Itaúba e União do Sul, por exemplo”, contextualizou Moura, acrescentando à lista de demandas a construção de uma sede própria para a Força Tática.

“Estamos à disposição para apoiar no que for possível para a viabilização destes pedidos, lembrando que, mesmo a segurança pública sendo dever constitucional do Estado, estamos sempre às ordens para somar esforços e trazer melhorias ao Município”, complementa Ari.

Mais um delegado 

Na sede da Polícia Judiciária Civil (PJC), em reunião com o delegado-geral da instituição, Mário Dermeval de Resende, prefeito e secretário renovaram o pedido de mais um delegado para Sorriso, o que foi atendido pelo representante da PJC. Além do delegado, também foi solicitado o reforço de demais servidores da PJC, como investigadores e escrivães.

“Sabemos do intenso e competente trabalho desenvolvido pela PJC em Sorriso e entendemos o desafio que as atuais equipes enfrentam, visto que também respondem pelo atendimento de outros municípios da região”, contextualiza Ari.

Prefeito e secretário ainda partilharam o andamento da obra de uma nova sede para a PJC em Sorriso. Graças à parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE), está sendo edificado um novo prédio para a delegacia, na Avenida Los Angeles. A primeira etapa já está concluída e a obra está sendo continuada por meio de outro TAC, em que uma empresa assumiu, perante o MPE, a obrigação de concluir o empreendimento.

PRF

Na sede estadual da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os representantes de Sorriso reuniram-se com o superintendente da instituição, Francisco Élcio Lucena, para avançar com o processo de melhoria na sede da 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na unidade, deve ser instalada uma estrutura coberta atravessando toda a pista da BR-163, obra que deve contar com aporte de recursos municipais. Já alinhavada ainda no ano passado, a parceria entre PRF e Prefeitura foi confirmada pelo representante da instituição federal.

“Estamos avançando em diversas frentes, com reforço do efetivo, reforma da unidade, instalação desta cobertura e outros destaques também, como a disponibilização de um helicóptero para auxiliar o trabalho da PRF e ainda a instalação do sistema de rádio digital”, anunciou Lucena.

“Certamente é um ganho para Sorriso e toda região, com muito mais segurança, confiabilidade e agilidade na manutenção da segurança em nossas rodovias federais, algo indispensável, visto que somos cortados pela BR-163 e pela MT/BR- 242”, contextualiza o prefeito Ari Lafin.

Na oportunidade, os sorrisenses foram agraciados medalhas da instituição federal.

Politec

Entre as demandas apontadas ao Estado, está a necessidade de melhorias no prédio que abriga a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), ou até mesmo um novo prédio, assim como o aumento de efetivo de servidores na unidade.

Neste diálogo com o diretor-geral em substituição da Politec, Emivan Batista de Oliveira, os representantes sorrisenses receberam a confirmação da vinda de dois papiloscopistas e dois técnicos em necropsia.

A sede atual, entregue há quase 10 anos, em maio de 2012, foi viabilizada por meio da parceria entre Estado e Município. “Estamos atentos e sensíveis a todas estas demandas e seguimos cumprindo nosso papel de interlocutores com o Governo do Estado, assim como outras esferas de poder, para que os cidadãos continuem desfrutando de um atendimento de qualidade em todos os setores, como  segurança pública, saúde, educação e assistência social, por exemplo”, conclui o prefeito.

DA ASSESSORIA

Sorriso: Vereador pede ao Executivo informação sobre o processo de titulação do Conjunto Habitacional Nova Aliança

0

Desde 2017 o parlamentar vem cobrando a entrega dos títulos residenciais

O vereador Mauricio Gomes (PSB) está cobrando mais uma vez do Poder Executivo informações sobre o processo de Titulação do Conjunto Habitacional Nova Aliança I.

Com a aprovação do Requerimento 007/12, a Prefeitura tem o prazo de 15 dias para responder como está a regularização fundiária do bairro.

Segundo o parlamentar, “desde 2017 estamos apresentando esse mesmo requerimento, porém até o momento não tivemos nenhuma resposta satisfatória”, justifica.

O Nova Aliança tem 499 casas e foi construído em três etapas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Criado em 2010, até agora os moradores ainda não receberam a escritura de seus imóveis. “Essa titulação é importante porque garante a posse do que é dos moradores por direito. São centenas de famílias que estão inseguras devido a essa situação”, frisa o vereador.

O requerimento foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira (07.02).

DA ASSESSORIA

Em Cuiabá, vereadores debatem a implantação do Banco do Povo em Sorriso no Desenvolve MT e Sebrae

0

O Banco do Povo é uma linha de microcrédito voltada para os pequenos empresários que tem redução da taxa de juros, com prazo estendido para pagar

Na manhã desta terça-feira (08), o presidente do Legislativo de Sorriso, Leandro Damiani, o vereador Rodrigo Machado, juntamente com o prefeito Ari Lafin e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, estiveram em Cuiabá, reunidos com os representantes do Desenvolve MT, Jair Oliveira Marques e José Roberto para debaterem sobre a implantação do Banco do Povo em Sorriso.

O Banco do Povo é direcionado aos Microempreendedores Individuais – MEI. É uma linha de microcrédito que tem redução da taxa de juros, com prazo estendido para pagar e que é implantada por cada município, mediante análise de crédito e comprovação de endereço.

“Estamos na luta para a implantação do Banco do Povo em Sorriso. Foram encontros positivos e que devem beneficiar microempresários a melhorar ainda mais as atividades das suas empresas, com investimentos, através de empréstimos com juros mais baixos”, pontuou Damiani.

Damiani, recentemente, esteve reunido em Sorriso, com os representantes do Sebrae para discutir a implantação do Banco do Povo no Município, o que segundo o vereador, irá beneficiar os pequenos empresários.  Agora, o pedido também foi levado para a capital em uma reunião que também debateu a implantação dessas linhas de créditos voltadas aos microempreendedores.

DA ASSESSORIA

Em Cuiabá, vereadores debatem a implantação do Banco do Povo em Sorriso no Desenvolve MT e Sebrae Polícia Sorriso Mato Grosso

Sorriso: Cadáver de homem é encontrado as margens da BR-163

0
Imagem Ilustrativa


A Polícia Militar foi acionada dando conta da localização de uma cadáver em uma região de chácaras, as margens da BR -163, em Sorriso, próximo ao rio Teles Pires.


Os policiais foram ao local e confirmaram a informação, e logo acionaram a Polícia Civil e a Politec.


Aparentemente não foi visualizado nenhum sinal de morte violenta. Devido as manchas encontradas na pele acredita-se que a morte teria ocorrido a várias horas.

No local foi localizado também dois frascos de cachaça vazios.


A vítima foi identificado como sendo um homen com as iniciais R. k.

Foto reprodução

Batalhão Ambiental apreende ovos de animais silvestres em agência dos Correios

0

Policiais do Batalhão Ambiental apreenderam 226 ovos de várias espécies de animais silvestres em uma agência dos Correios, na tarde desta segunda-feira (07.02), em Várzea Grande. O material foi apreendido e entregue para a Polícia Judiciária Civil. 

A equipe da Polícia Militar foi acionada para verificar a ocorrência por funcionários da agência, que fica localizada no bairro Cristo Rei. Conforme a denúncia, haveria uma encomenda de um objeto postal que continha ovos aparentando ser de animal silvestre.  

A irregularidade foi constatada mediante procedimento em que as quatro caixas que transportavam os ovos passavam pelo aparelho de raio-x. Na ação, os policiais apreenderam 226 ovos de variadas espécies de animais silvestres, não identificadas.  

O material foi encaminhado para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema ) e será submetido a perícia.  

Greyce Lima | PMMT