Início Editorias Polícia Operação Dispersão em Sorriso contou com reforço da Cavalaria

Operação Dispersão em Sorriso contou com reforço da Cavalaria

0

A quarta edição da Operação Dispersão, em Sorriso, foi realizada de forma integrada, envolvendo profissionais da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), do NIF, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Procon, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Força Tática e Cavalaria da PM.

A novidade nesta edição, foi a presença da Cavalaria de Nova Mutum, como destaca o secretário da Semsep, José Carlos Moura. “Agradecemos ao comando geral da PM, que disponibilizou a equipe da Cavalaria para apoiar as forças de segurança local, nesta operação de dispersão das pessoas que insistem em promover aglomerações neste momento crítico de pandemia do coronavírus”, ressaltou Moura.

A operação iniciou na noite de sábado e seguiu até a madrugada de domingo, em vários locais onde se verificava a concentração de muitas pessoas aglomeradas, desrespeitando as medidas de segurança contra a disseminação da Covid-19.

Segundo a PM, a principal atuação da Cavalaria foi para facilitar o acesso das forças policiais em becos e vielas de difícil acesso, local onde já houve relatos de agressão e até disparos de arma de fogo contra os órgãos de fiscalização. Os populares foram devidamente orientados e dispersados dos locais onde estavam promovendo aglomerações.

De acordo com o comandante do 12.º Batalhão de PM, tenente-coronel Jorge Almeida, as operações devem continuar. “Vamos continuar com as operações, principalmente nestes pontos onde a população não está respeitando as normas e promovendo aglomerações. Pedimos a todos os cidadãos que se conscientizem, pois estamos passando por um momento bastante difícil e precisamos ter consciência de que o momento não é para festa”, destacou o comandante.

O fim de semana também foi de fiscalização nas praças e parques.

As equipes de segurança e fiscalização do município estiveram monitorando as áreas públicas com orientações e dispersando quando necessário as pessoas que se encontravam nos espaços públicos, tendo em vista que, no momento está proibida a permanência de pessoas nas praças e parques municipais, com o objetivo de evitar aglomerações.

Essa fiscalização é contínua e integrada, contando com a atuação das seguintes instituições: SEMSEP, Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Núcleo Integrado de Fiscalização, Procon e Vigilância Sanitária.

A população também pode contribuir com as forças de segurança, denunciando os locais onde apresenta aglomerações de pessoas, por meio dos telefones 150 (Central de Informações sobre a Covid), 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal de Trânsito) e o próprio 190 da PM.

Texto: Brendo BragaFotos: PM