Início Cuiabá Novos testes rápidos começam a ser aplicados em Cuiabá

Novos testes rápidos começam a ser aplicados em Cuiabá

0

Os novos testes rápidos de detecção do coronavírus começam a ser utilizados nesta quarta-feira (03.02) pelo Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal. A tecnologia visa aprimorar o protocolo de atendimento e tornar o serviço mais eficaz.

O novo teste utiliza a metodologia da pesquisa de antígeno e, ao invés da amostra do sangue, é coletada a secreção da nasofaringe. Essa secreção é extraída com o swab (espécie de cotonete) e colocada em uma solução de soro, de forma que seja dissolvida a amostra. Cinco gotas deste líquido são adicionadas à placa de teste e em 15 minutos o resultado está pronto.

O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, enfatizou que a pesquisa de antígeno é considerada mais efetiva pelos especialistas e ideal para o diagnóstico de pessoas com a Covid-19. “Esse teste é de alta qualidade. Por meio dele, vamos diminuir a possibilidade de falso negativo e a frequência de casos suspeitos, pois a assertividade dele é muito maior”, avalia o gestor.

Para o início da utilização do teste, foi necessária uma série de adaptações à estrutura móvel do Centro de Triagem tendo em vista a segurança dos trabalhadores, pois a manipulação do swab expõe mais os profissionais que aplicam os testes.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) também anunciou que todos os trabalhadores do Centro de Triagem serão imunizados contra a Covid-19.

Governo de Mato Grosso