Durante um ato realizado no Dia da Independência, o prefeito de Cuiabá adotou tom duro ao descartar qualquer aproximação política entre o PL e o MDB para as eleições de 2026. Sem mencionar nomes mas deixando claro o alvo , ele declarou que seu percurso eleitoral está traçado: a prioridade é eleger representantes conservadores ao Senado.
O prefeito declarou com firmeza que os nomes de sua preferência para o Senado são o deputado federal José Medeiros e o governador Mauro Mendes. Aliança com o MDB? “Não há espaço”, resumiu, afirmando que o partido é parte da esquerda e da base do governo federal atual.
Em seu discurso, ele expressou preocupação com a atuação percebida do Tribunal Superior, apontando o Senado como um “contrapeso essencial” a eventuais decisões judiciais. A defesa de pautas conservadoras aparece como eixo central de sua estratégia, numa clara tentativa de fortalecer esse setor político no estado.
Ele também criticou abertamente lideranças que se aproximam de adversários com base em conveniências eleitorais, classificando essas ações como meras “jogadas”. Ao apontar uma colega política como exemplo, fez questão de destacar que a discussão não se limita ao gênero, mas à coerência.
Mesmo diante da forte rejeição de alianças, há quem acredite em possibilidades futuras. Um senador do PL reconheceu a firme posição do prefeito, mas ressaltou que coligações com o MDB têm se formado em outros estados e podem vir a ser replicadas localmente. Por outro lado, a recente posse de uma nova presidente estadual no MDB apontada como promissora nas intenções de voto para o Senado reforça o clima de disputa.

