Gestor quer evitar que obras públicas sejam paralisadas e oferta Aeroporto Regional como ponto de defesa da soberania nacional
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, aproveitou a agenda em Brasília, onde participa nesta terça-feira (28), às 19 horas, da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, para buscar apoio na Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Na organização, que é independente, apartidária e sem fins lucrativos, o gestor sorrisense foi recebido pelo advogado Rodrigo Garrido e solicitou que a instituição proponha a adoção de indicadores que reflitam, com mais agilidade, a evolução da inflação e que facilitem a concessão de reequilíbrio financeiro na gestão de obras públicas, evitando assim paralisação de empreendimentos ou os longos atrasos provocados pelo tempo de análise.
Atualmente, a Prefeitura utiliza como ferramenta para o balizamento de obras o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), sendo que a cotação de preços somente é utilizada quando não há previsão dos itens na tabela.
“Precisamos de mais celeridade neste processo, fornecendo novas ferramentas a nossos fiscais e, evitando que as empreiteiras sejam prejudicadas, tampouco a Administração Municipal, e, diretamente, a população de Sorriso, com o atraso destas obras”, destaca Ari.
Além de buscar formas de manter obras públicas sempre em dia, o prefeito também cumpriu agenda no Ministério da Defesa, onde foi recebido pelo coronel Souza. Na instituição, o prefeito reiterou a oferta de espaço no Aeroporto Regional Adolino Bedin para a instalação de uma base da Força Aérea Brasileira (FAB). O aeródromo já fora disponibilizado à Aeronáutica ainda em abril, durante a celebração dos 39 anos do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) da Aeronáutica Brasileira, a Base Aérea do Cachimbo, como o local é mais conhecido.
“Sorriso está em posição estratégica, e certamente uma unidade da FAB bem no centro do Centro-Oeste pode servir de ponto de dispersão de ações ligadas à preservação da soberania nacional, bem como a proteção ao meio ambiente, com destaque para a região amazônica”, comentou o prefeito.
DA ASSESSORIA
Confira também:
