Dois homens morreram em um acidente de trabalho na manhã desta quinta-feira (2), em uma fazenda localizada no município de Água Boa, a 630 quilômetros de Cuiabá, em Mato Grosso. As vítimas foram identificadas como João Martins dos Santos Neto, de 32 anos, e Dionelson de Almeida Bia, de 36 anos.
De acordo com informações repassadas pelo gerente da fazenda à Polícia Civil, os trabalhadores realizavam atividades na bica de um silo quando foram sugados e acabaram soterrados pelos grãos. Colegas de trabalho tentaram socorrê-los, mas não conseguiram retirá-los a tempo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a retirada das vítimas. Foram feitas várias tentativas de reanimação, mas os dois já não apresentavam sinais vitais. O local do acidente foi isolado para realização da perícia técnica.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Água Boa para os exames de necropsia. A Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias do acidente e verificar se houve falha nos procedimentos de segurança da propriedade rural.
Especialistas alertam que acidentes desse tipo são considerados de alto risco em Mato Grosso, estado que concentra grande parte da produção agrícola do país. O soterramento em silos pode provocar asfixia em poucos segundos, o que torna indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e protocolos rígidos de segurança.