Um dos mortos durante a Operação Contenção, deflagrada nesta semana no Rio de Janeiro, foi identificado como Rafael Moraes da Silva, de 31 anos, natural de Cuiabá (MT). A operação é considerada uma das maiores ações policiais já realizadas no estado fluminense contra integrantes da facção Comando Vermelho (CV).
Rafael foi reconhecido após o confronto em uma das comunidades onde a operação foi concentrada, mas a Polícia Civil ainda não confirmou se ele tinha ligação direta com o grupo criminoso. As investigações seguem em andamento para apurar o envolvimento de todos os mortos e presos na ação.
A operação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), foi desencadeada para cumprir 100 mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pela Justiça. As ordens foram cumpridas principalmente nos complexos da Penha e do Alemão, apontados pelas forças de segurança como quartéis-generais do Comando Vermelho em nível nacional.
Até o momento, 117 suspeitos e quatro policiais morreram nos confrontos, que se estenderam por várias regiões do Rio. Conforme balanço da corporação, 78 dos suspeitos mortos possuíam histórico criminal grave, com registros por homicídio, tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
O principal alvo da operação era o traficante Edgar Alves de Andrade, conhecido como “Doca”, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho. Ele conseguiu escapar do cerco policial e continua foragido. O Disque Denúncia do Rio de Janeiro oferece recompensa de R$ 100 mil por informações que levem à sua localização.
                
