Com a classificação de risco moderado, Sorriso volta a abrir as praças e parques que estavam lacrados. Contudo, o toque de recolher da meia-noite às cinco da manhã permanece. O toque foi instituído pelo próprio Município em junho. As informações foram repassadas pelo prefeito Ari Lafin nesta manhã (1º) após a reunião do Comitê de Prevenção e Combate à Covid-19.
Ari destaca que com as áreas verdes e praças liberadas, o pedido é para a população não aglomerar.
“Evitar compartilhar cuias de chimarrão, tererê, copos de bebidas, etc. E, nesse momento também pedimos para evitar abraços; demonstrar amor em tempos de pandemia é permanecer unidos, porém separados. Vamos buscar conviver da melhor forma possível e observando as medidas protetivas como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social”, pontua.
O prefeito também frisa que o Comitê optou por manter o toque de recolher por observar a queda no número de acidentes de madrugada. “No período em que ficamos sem toque de recolher -durante a pandemia, observamos muitos acidentes automobilísticos de madrugada o que acabava lotando tanto a UPA quanto o Hospital Regional e as demais unidades de saúde; com o toque houve uma queda nesses números o que tem nos auxiliado a evitar lotação máxima em ambientes hospitalares para podermos atender pacientes com covid-19”, explica.
Além do toque, o prefeito alerta que serão intensificadas as ações de fiscalização para coibir aglomerações e festas clandestinas. E, para isso, além das forças de segurança estaduais e federal (Polícias Civil, Militar, PRF, Corpo de Bombeiros, Procon) equipes do NIF e da Guarda Municipal, o Município poderá receber reforços de fora.
Ari alerta que a intenção é orientar e conscientizar. Porém, “todos já são conhecedores do horário do toque de recolher e das medidas protetivas necessárias, por isso vamos continuar agindo em conjunto com as forças de segurança com as operações de dispersão”, explica.
Outra recomendação é procurar atendimento médico ao sentir qualquer sintoma relacionado à covid-19. “O Hospital Municipal de Campanha está aberto 24 horas, temos ainda as Unidades Básicas de Saúde e a Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita. Sentiu sintomas, busque auxílio”, finaliza o prefeito.
Claudia Lazarotto Fotos: Ney Pinheiro