Assessoria de Comunicação Cat Sorriso
A décima primeira edição do Fórum Regional Mulheres do Campo foi um sucesso! O evento, que é realizado anualmente pela Associação Clube Amigos da Terra – CAT Sorriso, juntamente com instituições e empresas parceiras, reuniu cerca de 200 mulheres participantes e trouxe palestrantes de renome do setor do Agro Nacional.
Na abertura oficial do fórum, a diretora do Conselho Fiscal do CAT Sorriso, Márcia Becker Paiva, traçou um panorama do Clube Amigos da Terra nesses 22 anos de atuação e os projetos desenvolvidos ao longo desse período, com trabalhos voltados à educação ambiental, boas práticas agrícolas com foco na sustentabilidade no campo, como exemplo, o Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, apoio à Agricultura Familiar, certificação de propriedades, entre outros projetos. Márcia destacou ainda a importância da mulher no agronegócio e o compromisso do CAT Sorriso e parceiros contribuindo para o empoderamento feminino e a conexão da mulher do campo e da cidade.
Márcia relembrou da trajetória de Dudy Paiva, que deu sua importantíssima contribuição para o CAT Sorriso, tendo sido presidente e vice-presidente da entidade, além de ser uma grande representante da mulher do agronegócio e presidente da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sorriso.

Homenagem merecida à Dudy Paiva
A produtora rural Anadir Regina Graça Paiva, ou simplesmente Dudy Paiva (in memorian), representada por sua família: o esposo Fernando Paiva, o filho Juliano Paiva, a nora Márcia Becker Paiva e os netos: Arthur, Guilherme e Manoela, foi homenageada durante o evento pelo grande legado deixado e pelos anos dedicados ao CAT. Dudy sem dúvida nenhuma, foi um grande exemplo de determinação, coragem, fé e deixou sua marca como uma mulher forte, corajosa e atuante na sociedade, tendo sido uma inspiração para muitas mulheres.
Outro momento emocionante, foi a fala da diretora de eventos e projetos do CAT, Cristina Delicato, que também lembrou momentos marcantes de sua longa amizade com Dudy Paiva e prestou homenagens a ela. Na sequência, foi exibido um vídeo contando a história da Dudy, nascida nas praias de Ubatuba-SP, a surfista que veio para Sorriso-MT, para trabalhar na fazenda ao lado do esposo Nando Paiva, com quem teve o filho Juliano.
Dudy foi uma das primeiras associadas do CAT Sorriso e nos deixou recentemente, após dois anos de luta contra um câncer. Segundo Cristina, a história de Dudy será publicada no Livro “Elas e o Agro”, organizado pela apresentadora e consultora Vanice Marques. A obra deverá ser lançada entre fevereiro e março de 2025.
Painéis de discussão e troca de experiências
Nesta edição o fórum contou com dois painéis de discussão, tendo como moderadora Vanice Marques, uma figura influente no agronegócio brasileiro, especialmente reconhecida por seu trabalho com o movimento “Elas e o Agro”. Ela possui uma vasta experiência, com 20 anos no mercado turístico, tanto na esfera pública quanto privada, destacando-se como secretária de Estado de Turismo de Mato Grosso.
Vanice é consultora em Agroturismo renomada na implantação de empreendimentos turísticos hoteleiros, roteiros de destinos turísticos de eventos, negócios e lazer. Além disso, Vanice é apresentadora do Programa Terra Verde, no Canal Agroplus, onde conecta o público com o turismo consciente, sustentabilidade e soluções inovadoras. Ela é coautora do livro “Elas e o Agro”, uma coletânea que já conta com 34 escritoras e dois volumes publicados.

Painel I: “Agricultura Familiar: Desafios e Oportunidades”
O primeiro painel mostrou a importância da Agricultura Familiar para a produção de alimentos e geração de renda nas pequenas propriedades. Participaram como painelistas as produtoras rurais Joice Oliveira Ferreira, proprietária do Sítio Gramado, em Boa Esperança do Norte, onde produz mandioca e outros produtos ao lado da família. A produtora Luciana Vogt, de Sorriso, que trouxe informações sobre as técnicas utilizadas na produção e no manejo de hortaliças utilizando o sistema de hidroponia na areia, desde a instalação das bancadas e estufas, adubação, sistema de irrigação, controle de doenças e também sobre a comercialização dos produtos. Luna também vai destacar sobre os desafios de ser mulher, esposa, mãe e como equilibrar todos esses papeis com outro papel tão importante quanto, que é o de gerenciar a propriedade e a empresa Luna Hortaliças, ao lado do marido. E a produtora rural Neide Cristina Fialho, que contou um pouco sobre sua trajetória como produtora e também sobre a cooperativa Coopertasso, da qual é presidente. Ela ainda atua como assistente social voluntária. À frente da Cooperativa Agro Artesanal (Coopertasso), que fornece produtos da agricultura familiar para o comércio dos municípios de Tasso Fragoso e Balsas, no Maranhão. Cada uma delas contou sua trajetória, as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores e as soluções encontradas, bem como a diversificação da produção e a importância de desenvolvimento políticas públicas voltadas ao setor. Elas também falaram sobre o desafio de ser mulher à frente da propriedade.
“Tive o privilégio de participar desse grande evento, no qual pude mostrar um pouquinho sobre como é a vida da mulher na agricultura familiar e no campo. E quero incentivar você mulher a correr atrás dos seus sonhos e objetivos. Eu quero dizer que nós mulheres somos capazes de tudo. Tudo que nos dá em nossas mãos a gente consegue realizar. ”, afirmou a produtora Luciana Vogt (Luna Hortaliças).
A produtora Joice Oliveira afirmou que a mulher pode muito mais do que ela imagina: “A gente quer passar para as demais participantes que a mulher também consegue fazer uma administração, consegue produzir e fazer a comercialização dos seus produtos e trazer renda para sua família”.
O Fórum Regional Mulheres do Campo recebeu também Aline Silva, supervisora de Projetos da IDH no Maranhão e em Sorriso, que veio de Ribeirão Preto- SP para proferir a palestra com o tema: “Mulheres na Vanguarda de Projetos Transformadores”. Aline compartilhou sua experiência e insights sobre como as mulheres estão liderando projetos inovadores e impactantes no agronegócio. E também destacou os projetos apoiados pela Idh, especialmente a parceria com o CAT Sorriso.

Painel II: “Conexão: um novo Olhar Para o Campo”
O segundo painel, também conduzido pela moderadora Vanice Marques, contou com a presença da chefe geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, que falou sobre os desafios de ser uma pesquisadora e assumir posição de chefia dentro de uma grande instituição. Com formação na área de Engenharia Elétrica, Laurimar conta com mestrado em Engenharia Agrícola pela Unicamp e doutorado com dupla formação em Agricultura e Engenharia de Biossistemas pela Universidade do Estado de Iowa, nos Estados Unidos. Desde 1994, integra a equipe de pesquisadores da Embrapa, inicialmente na Embrapa Informática Agropecuária (hoje Embrapa Agricultura Digital) e, desde 2014, como pesquisadora na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop.
A fisioterapeuta e produtora rural Milene Arnt, contou sobre os desafios em administrar a fazenda Querência em Sorriso, ao lado dos pais, irmãos e esposo. Na propriedade que é certificada, se cultiva soja, milho e feijão, sendo parte dela contando com sistema de irrigação e sempre buscando atender aos requisitos de proteção ambiental e boas práticas agrícolas. A advogada Mariella Guerra Moreira de Castro, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, trouxe sua experiência na advocacia e falou sobre o tema Sucessão Familiar no Agronegócio.
A produtora rural Claudia Sulzbach, da região de Balsas – Maranhão, que contou sua trajetória como gestora da fazenda Laruna, onde produz soja, trigo, milho, feijão, e sorgo, a produtora gerencia 100% da propriedade, localizada no sul do estado, e foi uma das ganhadoras do prêmio que divulga histórias femininas do setor.

Selo de identificação de Origem da Agricultura Familiar
Durante o fórum, a zootecnista do CAT Sorriso, Andreia de Sousa Oliveira realizou uma apresentação sobre o Selo de Identificação de Origem dos produtos da Agricultura Familiar no Coração de Mato Grosso. Na oportunidade, foram entregues certificados às produtoras da Agricultura Familiar que fazem parte do Projeto e já estão aptas a receber o selo.

Uma mulher que transformou uma comunidade
A grande palestrante do fórum, vinda diretamente de Areia na Paraíba, Luciana Balbino, historiadora, empresária, palestrante nacional e líder comunitária. A palestrante Luciana Balbino fechou o evento com muita energia boa, falando sobre o o Tema: “O Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades”.

Ela prendeu a atenção das participantes ao contar sua história. Luciana narrou como conseguiu transformar a comunidade Chã de Jardim, lugar onde nasceu e cresceu, em um lugar melhor para se viver, por meio da criatividade e muito trabalho, mudando não só a sua realidade, mas de todos os moradores do local, que fez da sua comunidade – Chã do Jardim uma referência nacional em empreendedorismo e turismo de base comunitária.
Luciana Balbino mostrou que é possível por meio do trabalho, do empreendedorismo e da dedicação de cada um, transformar o lugar onde vivem. Com certeza a palestrante, que é vencedora de vários prêmios, como o Prêmio Internacional: Passaporte Abierto, realizado no Panamá na categoria Empreendedora Turística Comprometida (2023). Prêmio Mulheres de negócio do SEBRAE 2022, Prêmio Mérito Rural do SENAR, Prêmio Margarida Alves e da Comenda Mérito do Empreendedorismo da Academia Brasileira de Cultura. Premiada pela Revista Forbes como uma das cem mulheres poderosas do agro, conseguiu impactar as mulheres presentes que saíram do evento com novas ideias e motivações.
“Eu conto um pouco da minha trajetória sobre como a gente fez um trabalho de organizar as pessoas em uma associação e hoje temos na nossa comunidade seis empresas, temos mais de 20 negócios, geramos diretamente mais de 70 empregos e são mais de 200 famílias beneficiadas. Hoje moramos na zona rural e vivemos do nosso trabalho voltado ao turismo e não precisamos sair da nossa comunidade. Então eu venho para mostrar que é possível transformar a comunidade em que você vive, por meio do trabalho e do empreendedorismo e do turismo de experiência, atrelado à economia criativa”, afirmou Luciana Balbino.
A produtora Aline Geller, também agro influencer da página “Meninas do Agro”, participou do fórum no ano passado e retornou neste ano com um stand com os produtos da marca. “Foi uma honra participar pelo segundo ano consecutivo e novamente ter a oportunidade de ter nossa marca sendo exemplo em um evento tão importante para nós mulheres do campo”.

Apresentação Cultural
Fechando com chave de ouro, diretamente de São Paulo, o ator e cantor David Cardoso Junior fez uma apresentação com um show Cover Especial de Roberto Carlos e Elvis Presley. Com sua voz marcante, ele animou as participantes do Fórum, que cantaram, se emocionaram e interagiram com o artista.
O XI Fórum Regional Mulheres do Campo foi promovido pelo CAT Sorriso, IDH e Cargill, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável, e contou com o patrocínio da Cresol, Luft Logistics, 3Tentos e da Amplie, além de ter o apoio de diversas outras entidades e empresas parceiras.
Confira algumas fotos do evento:


















































Sobre a IDH
A Idh é uma organização global que atua para transformar os mercados. A Idh coloca as pessoas, o planeta e o progresso no centro do comércio, mobilizando o poder dos mercados para gerar empregos, rendas e um meio ambiente melhor com equidade de gênero para todos. Para atingir esse objetivo, reúne pessoas nas corporações, no setor financeiro global e nos governos com influência sobre as sobre as cadeias globais de valor para cocriar e coinvestir.
Com sede na Holanda, a Idh tem cerca de 380 funcionários em todo o mundo, operando em 20 países e 12 commodities e regiões de fornecimento, com mais de 1.000 parceiros públicos e privados. Em 13 anos de atuação, Idh gerou mais de 390 milhões de euros em investimentos do setor privado e apoio a novos modelos de negócios impactantes.
O trabalho da Idh é possível graças ao financiamento e à confiança de vários doadores públicos e privados, entre os quais os governos da Holanda e da Suíça e fundações privadas. Para obter mais informações, visite os sites www.idhsustainabletrade.com e www.idhlatam.com ou siga @IDHTrade no Twitter e Linkedin.
Sobre a Cargill
Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo.
Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de nossas ideias há mais de 155 anos. Tem 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atua.
Sobre o CAT Sorriso
As atividades do CAT são desenvolvidas através do Projeto Cultivando Vida Sustentável, desenvolvido em parceria com a Cargill e a Idh. As ações ajudam a cumprir metas previstas no Pacto PCI – Produzir, Conservar e Incluir – um acordo multiatores em torno de uma visão voltada ao desenvolvimento sustentável do território. O objetivo do projeto é alavancar a produção de soja sustentável, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para agricultores familiares na região de Sorriso, em Mato Grosso.
O CAT Sorriso é uma associação sem fins lucrativos que reúne produtores rurais e se esforça pelo desenvolvimento tecnológico em harmonia com o meio ambiente. Com 22 anos de atuação, o Clube Amigos da Terra preza pela transparência de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente, reconhecendo e valorizando a família do campo, construindo e consolidando trabalhos com resultados comprovados. O CAT Sorriso conta com o apoio da Cargill e da Idh na realização de seus projetos. Para saber mais, acesse: www.catsorriso.org.br.