Início Geral Carta foi lida por Flávio Bolsonaro em frente a hospital, horas antes...

Carta foi lida por Flávio Bolsonaro em frente a hospital, horas antes de cirurgia do ex-presidente em Brasília

0

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou oficialmente a indicação do filho, o senador Flávio Bolsonaro, como pré-candidato à Presidência da República em 2026. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), por meio de uma carta lida pelo próprio Flávio em frente ao Hospital DF Star, em Brasília, pouco antes de Bolsonaro ser submetido a uma cirurgia para correção de hérnia.

Segundo o senador, o documento foi escrito à mão pelo ex-presidente no dia 23 de dezembro, quando ele estava na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e assinado nesta quinta-feira, horas antes do procedimento cirúrgico, previsto para iniciar às 9h, com duração estimada entre três e quatro horas.

Na carta, Jair Bolsonaro afirma que a decisão ocorre diante do que classifica como um “cenário de injustiça” e ressalta o compromisso de não permitir que, segundo ele, “a vontade popular seja silenciada”. Em um dos trechos mais simbólicos, declara entregar “o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho”, atribuindo a Flávio a missão de representar seus eleitores e dar continuidade ao seu projeto político.

Durante a leitura do texto, Flávio Bolsonaro afirmou que a manifestação pública do pai reforça sua pré-candidatura e encerra dúvidas sobre o apoio do ex-presidente. Ele destacou que a decisão é “consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram” em Jair Bolsonaro ao longo de sua trajetória política.

A pré-candidatura de Flávio já havia sido anunciada no início de dezembro, quando ele afirmou ter sido escolhido pelo pai como o nome do Partido Liberal para disputar o Palácio do Planalto em 2026. O movimento ocorre em meio à inelegibilidade de Jair Bolsonaro, decorrente de decisões do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, além de sua condenação a mais de 27 anos de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado.

Nos últimos meses, a indefinição sobre quem herdaria o capital político do ex-presidente vinha mobilizando aliados e lideranças da direita. Entre os nomes cotados estava o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Com a divulgação da carta, Jair Bolsonaro busca encerrar as especulações e consolidar Flávio como seu principal representante na disputa presidencial.

No texto, o ex-presidente afirma acreditar que o filho representa “a continuidade do caminho da prosperidade” que diz ter iniciado antes mesmo de chegar à Presidência, defendendo que o país volte a ser conduzido “com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro”. A carta é encerrada com uma bênção e referência aos valores de “Deus, pátria, família e liberdade”.