Início Cidades Sorriso Câmara de Sorriso lamenta a morte de Celito Barbieri, pioneiro da política...

Câmara de Sorriso lamenta a morte de Celito Barbieri, pioneiro da política e da comunicação no município

0

A Câmara Municipal de Sorriso manifesta seu profundo pesar e solidariedade à família e aos amigos pelo falecimento de Celito Barbieri, ocorrido na madrugada deste domingo (16), em Goiânia (GO). Natural de Pinhal Grande (RS), Celito deixa esposa e quatro filhos.

Celito Barbieri foi uma figura marcante na história de Sorriso, sendo o primeiro vereador eleito pelo município, à época em que a localidade ainda era distrito de Nobres.

Além de pioneiro na política, Celito também se destacou como ícone da comunicação regional, sendo proprietário da antiga Rádio Sorriso AM 700, que esteve no ar entre 1988 e 2007.

Sua trajetória sempre esteve ligada ao desenvolvimento de Sorriso desde a luta pelos direitos do então distrito no Legislativo, até sua atuação nas ondas do rádio. Seu trabalho contribuiu de forma decisiva para a construção da comunidade que hoje conhecemos.

O legado de Celito e de sua esposa, Fátima Barbieri, foi reafirmado recentemente pela Casa de Leis. Em agosto de 2025, o Plenário aprovou por unanimidade o Decreto Legislativo nº 63/2025, de autoria do presidente Rodrigo Matterazzi, concedendo ao casal a Distinção Honorífica Mérito Cultural, em reconhecimento à dedicação ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recordando os Pagos.

A importância de Celito para a cidade já havia sido reconhecida anteriormente. Em 2004, por meio do Decreto Legislativo nº 001/2004, de autoria do então vereador Elso Rodrigues, ele recebeu o Título de Cidadão Sorrisense, uma justa homenagem a quem tanto contribuiu desde os primórdios da cidade elevada à categoria de distrito em 26 de dezembro de 1980.

O sepultamento de Celito Barbieri será realizado ainda hoje, em Goiânia (GO), conforme informado pela família.

Neste momento de dor e saudade, a Câmara Municipal de Sorriso se une à comunidade para celebrar a imensa contribuição de Celito Barbieri. Seu legado permanecerá para sempre gravado na memória e no coração de Sorriso.