Início Cidades Brasil Barroso anuncia aposentadoria após sanções dos EUA

Barroso anuncia aposentadoria após sanções dos EUA

0
Foto assessoria

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou hoje sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Hoje foi a sua última sessão plenária na Corte. “Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, afirmou.

O anúncio ocorre pouco tempo depois de Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos. O ministro ainda deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.

Com a saída de Barroso, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo integrante para a Corte. Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos. Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado e professor universitário, tendo defendido causas de grande repercussão nacional.

A frase mais conhecida do ministro — “Perdeu, mané, não amola” — foi dita por Luís Roberto Barroso em 15 de novembro de 2022, em Nova Iorque, durante um confronto com um manifestante que o questionava sobre o código-fonte das urnas eletrônicas.