Um avião monomotor modelo Cessna, apreendido no dia 31 de agosto durante uma operação contra o tráfico de drogas, desapareceu de uma fazenda localizada a cerca de 45 quilômetros de Juara (656 km de Cuiabá), às margens da rodovia MT-325. O sumiço da aeronave foi registrado na noite de terça-feira (14) e é alvo de investigação da Polícia Civil.
Segundo o boletim de ocorrência, uma equipe da Polícia Militar havia se deslocado até a Fazenda Piquiri para registrar novas imagens do avião e anexá-las a um pedido judicial. No entanto, ao chegar ao local, os militares constataram que o monomotor havia desaparecido. O proprietário da fazenda informou que o avião ainda foi visto na tarde de segunda-feira (13) por um funcionário, mas, ao retornar de outra propriedade, o trabalhador notou que a aeronave não estava mais no local. Ele explicou que, durante o dia, nenhum funcionário permanece na sede, já que todos estão envolvidos no plantio de soja.
O avião havia sido apreendido em uma operação integrada entre a PM e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que resultou na prisão de seis pessoas quatro brasileiros e dois bolivianos, um deles com mandado de prisão no país vizinho. Na ocasião, os policiais encontraram um tablete de cocaína, armas de grosso calibre, munições, dinheiro estrangeiro e rádios comunicadores. A aeronave ficou retida na fazenda por falta de estrutura adequada para o transporte até a cidade. Agora, a Polícia Civil investiga como o avião foi retirado e quem teria facilitado o desaparecimento, em um caso que levanta suspeitas sobre o possível envolvimento de grupos ligados ao tráfico internacional.

